Penso que a zona baixa da encosta sul da Arrábida, é certamente mais quente que as encostas viradas a Sul do Sul de França (refiro-me obviamente também a zonas de baixa altitude, como Nice, por exemplo), em termos de temperatura média anual.
O inverno, a primavera e o outono, deverão ser mais quentes na Arrábida e por outro lado, Nice, por exemplo, deverá ter um verão ligeiramente mais quente.
Em relação às temperaturas noturnas de verão, há poucos anos, testemunhei um fenómeno curioso na Arrábida: fui desde a Aldeia da Piedade até à Praia de Alpertuche. Na Aldeia da Piedade, eram umas 21h, não havia vento (já se formava orvalho) e a temperatura rondava os 18-20ºc. Uma noite fresca se avizinhava, após um dia pouco quente, com regime de NW (aliás este padrão devia-se estender a uma boa parte da Península de setúbal, pois não estava prevista uma noite quente). Conforme chego à floresta que fica junto à praia de Alpertuche, começo a notar nas folhas e ramos das árvores que soprava algum vento e assim que saio de carro, qual não é o meu espanto que estava um grande bafo lá fora! Uma sensação quente, que não seria menos de 24ºc...E o vento parecia que acentuava a sensação de calor, sendo proveniente do lado do interior Serra e não do mar... O calor era basicamente transportado do lado da floresta para a praia, chegando até ao mar.
Curioso, que nem no lado Norte da Serra soprava vento, que fosse digno de registo e nenhuma lestada estava prevista ou foi registada, por isso assim de antemão é algo difícil definir a origem deste fenómeno, Trata-se provavelmente de um fenómeno «microclimatológico».
Com isto, não quero dizer, que as noites de verão são mais quentes na Arrábida, pois não disponho de dados para corroborar tal afirmação, mas apenas que provavelmente existem fenómenos meteorológicos «sui generis» a ocorrer no complexo arrabidense.