Climatologia de Trovoadas em Portugal



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Na tabela vem referida a normal, 1965-1990.




Obrigado, muito interessante, depois vejo com atenção quando tiver tempo.

Lol Vince estava a ironizar porque garanto-te que nos ultimos anos houve uma diminuição drástica no número de dias com trovoadas pelo menos na sua consistência em termos de anos !!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
infelizmente estou numa zona "fraquinha" para as trovoadas :sad:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Olá...

Acho que subestimas muito a tua zona; já observei cenas convectivas bem interessantes por aí... :rolleyes:

sim, há sempre excepções (por exemplo nos dias 16/5/96; 8/5/00; 1/12/00; 9/9/06; 9/5/09 ou 28/6/09 em que trovoadas atingiram o pico aqui no Cartaxo, nalguns casos até raios que atingiram a cidade) , mas a maioria passa sempre tudo ao lado e ao longe.:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como em tudo o que seja climatologia, há que ter cuidado com as análises, pois são anuais. Pode haver locais que durante o ano podem ter bons totais, mas haver outros que estatisticamente nem tenham muito no total anual mas que no auge da instabilidade (Maio e Setembro) ou outras alturas até tenham episódios regulares.

Ainda estou a digerir o excelente documento que o Geostrofico colocou, há anos que procurava por alguns dos mapas que vem lá, pena não termos acesso a tudo sobre esta temática que certamente existe no IM, mapas anuais, mensais, etc, etc.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Nesse estudo, o detector de trovoadas está indicado em Olhão (sul de Faro), se fosse a leste ou sueste de Faro compreendia agora Olhão a sul de Faro um bocado estranho.:huh: O detector de trovoadas foi instalado em 2002 e está situado na Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa). Tinha fotos desse detector mas já foi há uns aninhos que nem sei onde elas andam.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nesse estudo, o detector de trovoadas está indicado em Olhão (sul de Faro), se fosse a leste ou sueste de Faro compreendia agora Olhão a sul de Faro um bocado estranho.:huh: O detector de trovoadas foi instalado em 2002 e está situado na Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa). Tinha fotos desse detector mas já foi há uns aninhos que nem sei onde elas andam.


Penso que compreendeste mal. O documento refere que há 4 detectores na rede que são:

Norte (Braga)
Este (Castelo Branco)
Oeste (Alverca)
Sul (Olhão)

A indicação de Lisboa e Faro penso que aparecem apenas para informação adicional da localização, visto que nem Alverca ou Olhão serem capitais de distrito.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Na região do Algarve:

(...)
No Algarve a maior frequência de trovoadas verifica-se nos meses da Primavera e do Outono, estando portanto principalmente associadas à passagem de superfícies frontais ou à formação de depressões em geral situadas a W ou SW do Continente.
A Tábua XXXV contém o número de dias com trovoada nos meses e no ano para vários locais do Algarve.
trovoadas_algarve.jpg


Estudo Hidroclimatológico do Algarve (1981)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não sei se repararam mas os valores dizem respeito ao numero de dias de trovoada por ANO...

Acham que 24 dias de trovoada num ano é assim um número tão elevado?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)