Cobras de Portugal



Dachi

Cirrus
Registo
7 Mai 2014
Mensagens
1
Local
Seixal
Boa noite, hoje passei por uma cobra de cor verde CLARA bastante grande e com apenas algumas pintas pretas, de média dimensão, espalhadas pelo corpo com alguma distância entre elas. Não eram losangos. A cobra não reagiu à minha passagem, ficou a olhar para mim pacificamente e não se afastou do trilho onde estava. Não consigo saber que cobra será pelo que tenho visto na internet. Pensei em tirar foto, mas estava com os meus cães e tive receio que fosse venenosa. Preferi afastar-me. Será que me podem ajudar?
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Boa noite, hoje passei por uma cobra de cor verde CLARA bastante grande e com apenas algumas pintas pretas, de média dimensão, espalhadas pelo corpo com alguma distância entre elas. Não eram losangos. A cobra não reagiu à minha passagem, ficou a olhar para mim pacificamente e não se afastou do trilho onde estava. Não consigo saber que cobra será pelo que tenho visto na internet. Pensei em tirar foto, mas estava com os meus cães e tive receio que fosse venenosa. Preferi afastar-me. Será que me podem ajudar?

Pela cor, muito provavelmente seria uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).
Tanto quanto sei, não é venenosa, ou o veneno que possa conter, não é ameaça (pelo menos para o Homem, para os cães, realmente, não sei, dado o menor tamanho).
Verdadeiras ameaças em portugal são as duas víboras (cornuda e seoane)
 

cf10061

Cirrus
Registo
16 Jun 2014
Mensagens
1
Local
Portugal
file:///C:/Users/Carlos/Desktop/10472122_737250746317942_200119480_o.jpg

Boa tarde
Alguem me sabe dizer que especie de cobra é esta?
Peço desculpapela qualidade da imagem

Desde já um obrigado
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Encontrei esta junto ao aeroporto de Lisboa no passado dia 3 de Fevereiro.

Apesar de infelizmente a encontrar já morta, aparentemente tinha perdido a vida recentemente, pois o seu estado é bastante bom e eram ainda pouquíssimas as formigas que estavam por ali (encontrei-a no meio de ervas).

10582911_892891754064601_1048756062608678476_o.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Cobra rateira -Malpolon monspessulanus

Obrigado a ambos, @CptRena pelas fotos é sem duvida um licranço,obrigado.

Esta sim é a cobra rateira, encontrada por mim em Maio na berma da estrada enquanto praticava desporto, infelizmente já morta. Era um belo exemplar com pouco mais de 1 metro. Podem chegar a superar os dois metros e são venenosas (produz um veneno neurotóxico, com o qual paralisa as suas presas), só que os seus dentes inoculadores de veneno são na parte posterior da boca (opistoglifa) e por isso não conseguem inocular o veneno num ser humano (salvo raríssimas excepções), apenas o fazem quando na deglutição das suas presas.

NYyVSB4.jpg


xbA9CVk.jpg


rGv4mM7.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Espectaculares as cores dessa cobra, pena estar morta, infelizmente ve-se muitas mortas nas estradas, procuram o calor do alcatrão e lá são passadas a ferro.

Relativamente ao licranço do pouco que pesquisei, é uma especie que existe no norte e centro, cá mais para sul, existem populações isoladas na serra de Sintra e Azeitão.
 
  • Gosto
Reactions: actioman e belem