Cobras de Portugal

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por PDias 15 Nov 2011 às 10:03.

1. PDias

PDias
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Jan 2008
    Local:
    Merceana - Alenquer (Alt. 167 mts.)
    Bom dia,

obrigado a todos pelas informações:thumbsup:.

Deixo aqui um link que encontrei e que fala das cobras que existem em Portugal.
    http://www.google.com/url?sa=t&rct=...Vtnj4ItNctmdnUsfQ&sig2=MTu9TC9CcWwzIYFbreaZKg

Azor não te preocupes, podes vir à vontade e acampar que elas normalmente não querem nada com os humanos, querem é distância porque normalmente o humano têm logo a tendência para matar, eu não as mato, simplesmente quando as vejo mais perto de casa pego-as com um pau e afasto-as da zona da casa, e são muito boas para a praga da rataria. Eu moro no campo e sinceramente o animal que tenho mais receio quando dou umas caminhadas é o Javali, especialmente se tiver crias pode ser ofensivo e atacar, e também as Carraças que aqui na época delas são uma autêntica praga.
    Abraço!
    Paulo

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Costa

Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Abr 2007
    Local:
    Rio Tinto
    Existe o mito em Portugal de que as osgas são perigosas e venenosas (infelizmente para elas)

3. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Boa tarde,

Resumindo porderei encontrar em Lisboa osgas, e aranhas certo? E eventualmente uma ou outra cobra? Sem falar em raposas claro!
    O problema é que às vezes sem querermos acabamos por entrar em contacto real com esses mesmos animais sem querermos e aí a história já muda de conversa. E quanto mais se levar a cabo as destruições dos habitats de montanha, para ocupação humana, maiores serão as chances de entrarmos em contacto com o mundo selvagem :(

Cumprimentos

4. bluejay

bluejay
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jun 2007
    Local:
    Leiria
    Em Lisboa dificilmente entrarás em contacto com estes animais.
    Nos açores também encontras algumas espécies de aranhas com picadas mais dolorosas e presumo que até ao momento nunca terás sido picado. A falsa viúva-negra ocorre em ambientes muito urbanos (e nos açores também) e as notícias de picadas são praticamente inexistentes :)

5. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Boa noite,

Bom, da última vez que estive em Lisboa, mais concretamente na zona do Restelo-Algés onde estive instalado, o que não faltavam pelas paredes eram osgas. Nem me aproximava daquilo yerk!!! Sem falar no barulho ensurdecedor dos grilos que aí fazem um barulho completamente diferente dos açorianos. E eu que fiquei instalado mesmo ali perto de Monsanto conseguia ouvir a algazarra deles noite toda lol. Nem acreditei que eram grilos.

Nos Açores não existe a viúva negra e muito menos aranhas que ferrem. Estamos muito distantes dos continentes. Mesmo as maiores que aqui existem, a espécie Argiope bruennichi que veio trazida das américas para cá é inofensiva, mas eu nem me aproximo delas porque são mesmo enormes senão as maiores aqui nas ilhas, se bem que essa espécie não é endémica das ilhas. Claro que existem outras espécies de aranhas pretas e de pernas longas mas também são aqui igualmente inofensivas. A única espécie de aranhas que é endémica local e só aqui existe é a espécie Pisaura acoreensis que é igualmente grande mas tb não ferra. Mas que na minha opinião é uma aranha bastante bonita, mas tb é só isso (bonita) porque dispenso aproximações.
    De qualquer forma o meu maior problema é com aranhas e osgas.
    Alguém sabe se nas praias da Caparica pode-se encontrar alguma espécie mais curiosa? Não só falo de aranhas mas tb de cobras que é para estar preparado. Agradeço desde já.

Cumprimentos :thumbsup:

6. bluejay

bluejay
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jun 2007
    Local:
    Leiria
    A Argiope bruennichi tem uma picada bem dolorosa.
    E nunca disse que existia a viúva-negra. Disse que existe a falsa víuva-negra (Steatoda nobilis) e posso-te assegurar por experiência própria que tem uma picada bastante dolorosa também. Agora daí até ser mortal vai uma loooonga distância.
    Posso-te dar mais exemplos de aranhas da macaronésia com picadas bem desagradáveis. Não o faço para te assustar, longe disso.
    O que te quero demonstrar é que não tens nada a temer. É mais provável seres picado por um peixe-aranha na costa da caparica que teres algum encontro imediato com algum animal perigoso.

7. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Boa noite,

Foi lapso meu sorry. Mas de qualquer forma esse tipo de aranha não existe cá. Desconhecia era que a Argiope bruennichi ferrava :surprise: O pessoal aqui quando vai às amoras em fins de verão depara-se mtas vezes com elas pelos pastos e cerrados e até pegam nelas e brincam com elas. Mas nc ouvi sequer que elas ferravam. Estamos sempre a aprender. Cada vez mais quero distância desses bichos horrorosos.

Sei que existem vários tipos de aranhas na Macaronésia mas nem todas elas são comuns aos arquipélagos. Por exemplo, o que pode existir na Madeira, Cabo Verde ou Canárias pode não existir aqui nos Açores e vice versa. E pelo que sei as aranhas mesmo maiores das ilhas dos Açores não costumam dar ferrão. Mas posso tentar saber isso melhor.
    Peixe-aranha? hummm ok. Então isso quer dizer que posso estar seguro a acampar nos matagais da Caparica certo?»
    Menos mal então :D
    Obrigado pela dica, e espero não ter nenhum encontro imediato de 1 º grau lol

Cumprimentos

8. Costa

Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Abr 2007
    Local:
    Rio Tinto
    Deviam ser cigarras.

9. bluejay

bluejay
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jun 2007
    Local:
    Leiria
    O barulho ensurdecedor quase de certeza que serão ralos (Gryllotalpa gryllotalpa).
    O importante é que venhas e te divirtas e aprecies a natureza :)

10. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Boa noite,

Ralos? Nunca ouvi falar disso desculpa a ignorância. Cigarras idem aspas. Esses bichos aqui não existem. Pensei que fossem grilos comuns. Não sei bem explicar o barulho que eles faziam mas éra um barulho contínuo e ensurdecedor totalmente diferente dos grilos. Disseram-me em Algés que eram grilos e eu : ok tudo bem são grilos lool. Por isso fiquei com a ideia que eram grilos diferentes dos que eu estava habituado a ouvir.
    Obrigado, espero mesmo poder passar um bom tempo aí já que chego aí dia 14 e tenho regresso só para dia 4 janeiro, portanto ainda tenho muito para ver :D E se me deparar com algum animal mais estranho vou tentar fotografar para que me possam explicar que tipo de animal se trata.

Grato, cumprimentos :)

11. I_Pereira

I_Pereira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Abr 2007
    Local:
    Aveiro
    Já foi dito mas volto a dizer, as osgas não representam perigo absolutamente nenhum, mesmo nos que representam algum perigo não são habituais de encontrar e mesmo que ocorra um encontro é ainda menos provável que o mesmo cause problemas!

Cá vão algumas fotos que fui tirando estes anos (ou que me tiraram nesta 1ª foto :lol: ):

Rhineches scalaris (Cobra-de-escada)

Tarentola mauritanica (Osga-comum)

Hemorrhois hippocrepis (Cobra-de-ferradura)

Hogna radiata

Também tenho alguns videos mas ficam para depois, para não carregar muito o post ;)

12. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Boa noite,

Não sei como tiveste coragem de pegar nessas cobras e nessa aranha com as mãos :surprise::surprise: Até fiquei arrepiado páh. :eek:
    Imagino que nenhum desses animais sejam venenosos certo?

Cumprimentos

13. Costa

Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Abr 2007
    Local:
    Rio Tinto
    Este é o barulho das cigarras

#28 Costa, 16 Nov 2011 às 20:08
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  14. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Boa noite,

Foi exactamente isto que eu ouvi !!! :D
    Nem mais. Obrigado pela partilha ;)
    E já agora se for possível mostrar os ralos tb ficaria grato para ver as diferenças.

Cumprimentos:thumbsup:

15. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    :shocking: nunca peguei numa aranha dessas, mas já lhes dei moscas para comer :D

Lembro-me quando era pequeno a minha avó dizia que se uma osga me tocasse apanhava um choque eléctrico e morria :lmao:

Partilhar esta Página