Cobras de Portugal

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Não é preciso ir para fora de Portugal, para ver fauna variada.
Basta conhecer melhor o nosso país e saber o que vamos procurar, quando e como. Às vezes até nem é preciso procurar...
Mas se quisermos saber de mais, é melhor investigarmos primeiro.

Por exemplo, ao apontar uma luz branca de intensidade apropriada para uma tela branca (em certos meses do ano), podemos verificar que esta fica repleta de insetos de variadas espécies em pouco tempo. E não é preciso ir para um vale da Peneda Gerês ou da Serra de S. Mamede no pico da Primavera, para tomar esta conclusão. Alguns dos animais até podem nem sequer estar descritos para a Ciência.

Quanto à possibilidade de encontrar animais estranhos, também não é assim tão baixa. Depende somente, do nosso grau de experiência com a fauna nacional. Mas garanto-lhe que conheço entomólogos, que se fartam de encontrar coisas novas. Nos nossos mares, então, temos uma riqueza bastante elevada e também há muita coisa por descobrir.

Relativamente aos animais venenosos terrestres, é verdade que comparativamente com continentes muito maiores ou com países tropicais, a P. Ibérica, tem menos diversidade, mas o que me surpreende é que existam animais potencialmente perigosos, relativamente perto das grandes cidades e as pessoas que pensam que é seguro pôr a mão em troncos vazios, em buracos nas rochas ou em pôr os pés em qualquer lado, podem por vezes ter surpresas desagradáveis.


Os animais não têm culpa, apenas reagem segundo os seus instintos de defesa, nós os humanos, é que nos temos que precaver para evitar este tipo de situações.

Quanto aos animais extintos ou em perigo de extinção, já existem movimentos e ações concretas, para evitar esse triste cenário, que infelizmente ainda aflige grande parte do nosso país e do mundo.

Outro bom exemplo de animais com mais fama do que outra coisa.

No meu único encontro com um lobo "selvagem", teve mais medo ele de mim do que eu eu dele! Era vê-lo a fugir com o rabo entre as pernas!!
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Noticia tirada do JN , de Domingo, 23 de Setembro

Cobra em gasolineira mobilizou PSP e Proteção Civil
Publicado às 00.00Delfim Machado

143 0 0
Uma cobra de grande porte, com cerca de 1,5 metros, protagonizou uma situação insólita na bomba de gasolina situada na Circular Urbana de Guimarães, que faz a ligação a Fafe.


foto Delfim Machado/JN




O réptil instalou-se no motor do carro do funcionário da gasolineira e só depois da chegada da Proteção Civil, PSP e veterinária municipal é que o homem conseguiu tirar o veículo.

A cobra "estava fora mas entrou dentro do carro e enrolou-se no motor", revela o funcionário, António Carneiro, ao JN. Cerca de 15 minutos depois lá saiu, mas ainda "deu luta" ao homem, que a conseguiu apanhar com uma foice.

Tentou-a matar mas não conseguiu, daí que tenha chamado as autoridades. Estas chegaram mas ainda esperaram, todos, durante uma hora pela veterinária. Enquanto isso, António Carneiro imobilizava a cobra lamentando o sucedido: "Nunca me aconteceu tal coisa, ela só me bufava e andava muito rápido".

A responsável chegou e levou a cobra, que na primeira análise parece ser do tipo "Natrix Natrix", conhecida por cobra de água, não venenosa. Aparece mais vezes no Verão e caracteriza-se por ter medo de pessoas, o que não foi o caso.
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Mais um encontro com uma cobra-de-escada (Rhinechis scalaris) desta vez um juvenil e no mesmo sitio onde encontrei uma adulta há uns anos, à porta de minha casa na aldeia. Ia a chegar a casa e começo a ouvir ffff ffff ffff conforme ia dando passos, olho para a sapatilha já a rogar praga a pensar que a sola tinha ido à vida e foi quando vi a cobra a rastejar encostada à parede :lol:
Passado um bocado lá acalmou e andou a passear na minha mão enquanto tirava fotos. Obviamente foi solta num sitio mais isolado depois das fotos ;)

id88.jpg


bqvz.jpg


c4wt.jpg
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Ao inicio e principalmente por ser nova, atirou-se bastante. As cobras novas têm mais tendência a investirem para se defesa. Passado uns minutos já praticamente não se assustava com o movimento e andava relativamente bem pelas mãos :) Eu costumo experimentar com um ramo para ir vendo como reagem ao toque, depois as mão passam a ser um ramo mais esquisito:D
 
  • Gosto
Reactions: PauloSR

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Já agora aproveito para mostrar uma aranha que fotografei no portão da minha casa, nunca tinha visto uma parecida a esta.

Alguém me diz que espécie é?

Bolas!!! Não imagino nem nunca vi tal coisa :w00t:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sei que era grande, eu nem ligava muito a aranhas, mas esta assustou-me de tal forma que a tive de fotografar, só vos posso dizer que era grande, ninguém saberá a que espécie pertence? gostava mesmo de saber...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
1337 essa foto foi tirada em Ponte de Lima?
Sabes me dizer mais ou menos quantos centímetros tem?

Obrigado

Olá Boneli, sim a foto foi tirada em Ponte de Lima, no portão da minha casa, ela estava escondida á sombra pois fazia calor, não sei as dimensões da criatura, eu mal abri o portão dei um salto pois nunca tinha visto uma aranha tão grande e tão fora do normal, a foto não foi em nada manipulada, tem fraca qualidade pois foi tirada pelo meu telemóvel.