Colisão entre satélites

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Nuvem de escombros
Satélites da Rússia e dos EUA colidem no espaço

Publicada em 12/02/2009 às 08h10m
O GloboAgências internacionais

WASHINGTON - Um satélite americano de comunicações, de propriedade privada, bateu, na terça-feira, em um satélite russo desativado, produzindo uma enorme nuvem de escombros, que podem atingir e até destruir outros satélites. A colisão, que aconteceu a cerca de 780 km acima do território da Sibéria, na Rússia, é a primeira já registrada entre satélites. De acordo com a Nasa (agência espacial americana), o risco para a Estação Espacial Internacional e seus três astronautas é pequeno, já que ela orbita a Terra a uma distância de 435 km abaixo da rota da colisão

O comando do Centro de Operações Espaciais Conjuntas está rastreando entre 500 e 600 pedaços de destroços dos satélites, alguns de cerca de 10 centímetros, segundo o tenente-coronel da Força Aérea Les Kodlick, do Comando Estratégico dos EUA.

Kodlick acrescentou que a colisão aconteceu em uma altura onde geralmente estão os satélites que monitoram o clima e realizam serviços de comunicação telefônica.

- É uma órbita muito importante para vários satélites - disse o tenente-coronel americano.

A Estação Espacial Internacional voa em uma altitude baixa e a principal prioridade do comando é evitar colisões. Segundo a Roscosmos (agência espacial russa), os restos dos dois satélites não representam perigo real à Estação Espacial Internacional.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat...ussia-dos-eua-colidem-no-espaco-754375196.asp
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Qual deles não terá parado no sinal vermelho ? :lmao:
Agora a sério, qualquer dia a exploração espacial fica comprometida na segurança com tanto lixo.
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Ainda bem que tal não aconteceu há 50 anos, se não tinhamos o caldo entornado, ainda bem que a guerra-fria já lá vai :D

É mas fica a pergunta,...se este tipo de evento pode ocorrer assim sem controle,...quem garante que algum dia um satelite não se choque contra outro de propósito e o governo diga que foi sem querer,..