Como irá ser o Verão ?



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
quanto á duração do verao meteorologico penso que, no continente, deviam-se considerar os meses de jun,jul,ago e set.;)

Ou até mais alguns meses, dependendo do local e do ano.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Se fazer previsões a 15 dias é quase um tiro no escuro,realmente é complicado acreditar muito nas previsões sazonais.. Para mim vai ser um Verão mais quente que os 2 anteriores,pois os 2 anteriores foram uma excepção aos Verões que temos tido.. :hehe:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
os meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro são bastante voláteis. Penso que podem pertencer a duas estações sazonais diferentes também a nível meteorológico, variam de ano para ano.

sim isso é outro problema...é que em portugal tanto podes ter um ano com verao que se prolonga entre meados de maio e outubro, ou seja, esses meses apresentam-se secos e quentes como um inverno que se prolonga desde novembro a março com valores de temperatura relativamente baixos e muita chuva...na minha opiniao é errado termos estações do ano ( a nivel meteorologico) pois as mudanças mensais sao graduais e nao se pode compartimentar artificialmente o clima....
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
eu nao acredito nada em previsões sasonais.....

Tens a mesma alergia que eu!

A única coisa que me arrisco a dizer apenas por palpite é que teremos um verão quente. Diria que mais quente que seco. Apenas baseado isto numa crença pessoal de que um forno pré aquecido cozinha de facto muito melhor os alimentos :p

Pena é que o calor não seja modelável segundo os nossos desejos, aspirações e calendário de férias :p Mas isso são outras histórias...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Claro que diferentes sítios têm meses mais quentes diferentes..
Mas a questão do Verão Climatológico ser Junho, Julho e Agosto é universal. E tem de ser assim, para se poder fazer estatística e estudo climatológico coerente.
Então ia-se conseguir fazer alguma coisa de jeito e comparável se nuns sítios fosse Junho-Julho-Agosto, noutros Julho-Agosto-Setembro, noutros Junho-Julho-Agosto-Setembro? Claro que não... E é óbvio que são 3 meses para dar 4 estações de 3 meses não é?
;)

O porquê de ser Junho e não Setembro? Aqui já vou especular.. Provavelmente será maior a percentagem de climas do HN que têm Junho com média mais alta que Setembro, e tendo que uniformizar e fazer uma escolha, foi essa.. Mas isto é só uma suposição..
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá ;)
A intuição tem os seus limites o que me permite ir até a um determinado ponto que considero razoável, daí que partilho desta opinião:

A única coisa que me arrisco a dizer apenas por palpite é que teremos um verão quente. Diria que mais quente que seco.

Pena é que o calor não seja modelável segundo os nossos desejos, aspirações e calendário de férias :p Mas isso são outras histórias...

Quanto à questão do número de meses e possíveis oscilações no calendário nesta estação, os registos de anos anteriores têm apontado para uma certa mobilidade que se caracteriza por uma indefinição quanto ao seu início e fim, bem como na sua duração, já para não falar de irregularidades no seu decurso.
O que tenho notado é que se torna cada vez mais irrelevante falar de época de Verão oficial, se bem que 3 a 4 meses se podem definir como base climática consoante as regiões. :hmm:
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
ui! vai haver por aqui muitas decepções.... pelo menos a meu ver a probabilidade do verão vir a ser mais frio e não mais quente que os outros é superior. Mas vamos esperar para ver. O sol continua "calminho" em termos de manchas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Moss ... o Verão começa no final de Abril e dura até ao Fim de Setembro e acabou !!

Irra tou farto do calor .... 5 meses sempre com as mesmas temperaturas é mesmo irritante !!

Tenho 34º dentro de casa ... :angry::angry::angry::angry:

nem a ventoinha ajuda !!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mudanças no tempo impedem previsões para o Verão


Este ano, nem o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo consegue antecipar como vai ser o tempo na Península Ibérica, já no próximo mês, diz o presidente do Instituto de Meteorologia.

A evolução do tempo este ano não está a permitir aos meteorologistas fazer previsões de como estará a temperatura durante o Verão. Aliás, os especialistas nem sequer conseguem prever se no próximo mês vai chover no Sul da Europa. Quem o diz é o presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão.

Segundo este responsável, a dificuldade em fazer previsões não resulta da deficiência de aparelhos, mas da ocorrência de alguns fenómenos meteorológicos nos últimos tempos, no Sul da Europa. Isto é, depressões e anticiclones que não permitem simulações fiáveis.

Assim, segundo aquele responsável, ao contrário do que tem acontecido noutros anos, as próprias previsões do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo "não são suficientemente consistentes para se poder ter sequer probabilidades de como se irão comportar, em particular à zona da Península Ibérica".

Apesar disto, Adérito Serrão acha que a chuva que caiu ontem em várias zonas do País "é normal". Para o presidente do IM, com excepção das ondas de calor verificadas em meados de Junho, em algumas zonas do País, não há, para já, a registar outros fenómenos extremos. "O clima sempre variou de ano para ano e vai continuar a variar. Por isso, é normal que mesmo numa altura de Verão haja dias de chuva." E garante que "não há sequer uma tendência do clima em Portugal para se aproximar mais de um de tipo tropical: "As mudanças de clima só se podem avaliar num período de 30 anos."

Noutros anos também já houve períodos de chuva no mês de Junho, as pessoas é que já não se lembram, acrescenta o responsável do Instituto.

O certo é que ontem a precipitação elevada, nomeadamente na cidade de Lisboa, já provocou algumas inundações, levando as pessoas a pedir socorro aos bombeiros.

Contactada pelo DN, a Protecção Civil garantiu, contudo, não haver qualquer "ocorrência digna de registo a nível nacional, provocada pelo mau tempo".

Para os próximos dias, os portugueses ainda não poderão esperar grandes melhorias da situação, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia.

Para hoje está previsto céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente no Norte e Centro. Mas, segundo o IM, pode durante o dia vir a verificar-se "uma pequena subida da temperatura máxima."

Previsões estas que não se alteram significativamente até quarta-feira. Más notícias para quem já está de férias.

Fonte
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
"...nem o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo consegue antecipar como vai ser o tempo na Península Ibérica, já no próximo mês..."
Mas há pessoal aqui que já sabe,ou tem quase a certeza.. " Muito frescote vai ser este Verão.." :lmao: Eu ás vezes assusto-me com o que leio..Há 10 dias já estava a pensar comprar uns casacos,e umas luvas,mas pronto se nem o Centro Europeu sabe,já estou mais descansado :p
Os 2 últimos Verões em Portugal foram algo frescos.. Não será sempre assim...