Como se formam os fenómenos meteorológicos

tonítruo

Cirrus
Registo
23 Nov 2021
Local
Albufeira, Algarve
Tem a ver com a latitude do nosso país... À nossa latitude, temos um período bem curto de pouca radiação, intercalado com meses e meses de radiação solar elevada, o que faz com que o período quente seja mais prolongado (e, por isso, que demore mais tempo a aquecer até se atingir o pico de calor anual) e o período frio mais curto. A maior proximidade ao trópico de Câncer do que ao Círculo Polar Ártico também ajuda a que os verões sejam mais prolongados e os invernos mais curtos. Isto, contudo, tem uma enorme divergência entre regiões. Em Trás-os-Montes, o período frio é bem maior porque, devido ao clima continental, a temperatura demora muito mais tempo a aquecer (ou pelo menos no caso das mínimas). :)

Para além de tudo isto, a latitudes acima dos 42ºN, o mês mais quente deixa de ser agosto e passa a ser julho, essencialmente porque a radiação solar diminui bastante mais depressa que a sul. Isso explica o porquê de algumas zonas do extremo norte do país terem como mês mais quente julho e não a regra geral, que seria agosto. Acima do paralelo 50ºN, o mês mais quente é junho, essencialmente por ser o mês com maior radiação solar. É por esta razão que se convencionou que o verão meteorológico no Hemisfério Norte vai de junho a agosto, apesar de, na prática, não ser isso que acontece cá no burgo. Um pouco mais abaixo da latitude de Portugal, ali no paralelo 30ºN, o conceito de "mês mais frio" e "mês mais quente" começa a ser um bocadinho mais impreciso... :unsure:
Obrigado pelo esclarecimento!
Então é análogo ao facto de se levar mais tempo a atingir a temperatura mínima do dia do que se leva a atingir a temperatura máxima (porque durante a noite são horas e horas de radiação solar nula o que faz com que o período frio seja mais prolongado)...

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Obrigado pelo esclarecimento!
Então é análogo ao facto de se levar mais tempo a atingir a temperatura mínima do dia do que se leva a atingir a temperatura máxima (porque durante a noite são horas e horas de radiação solar nula o que faz com que o período frio seja mais prolongado)...
Se a radiação solar durante o dia for suficiente para colmatar as horas de radiação solar nula, sim, é análogo, e é isso que acontece por cá (e sobretudo é o que acontece nos trópicos). :D

• Gosto
Reactions: tonítruo

leofe

Cirrus
Registo
6 Set 2021
Local
Vila Real
Boas,
Não sei se é o tópico certo, mas mesmo assim escrevo aqui.

Alguém me consegue explicar porque é que durante a madrugada a temperatura sobe e desce?
Dou um exemplo:
- na noite passada á meia noite a temperatura era de 3,7°C.
- desceu um pouco até aos 2,3°C (00:25) e manteve-se estável até às 00:50.
- entretanto começou a subir até aos 3,7°C, ficando assim entre a 01:25 e a 01:50.
- a partir daqui começou a descer bem até às 02:45, quando chegou aos 1,3°C.
- subiu um pouco até às 03:05 (1,8°C) e voltou a descer posteriormente até às 03:50, quando estava nos 0,7°C.
- a partir daqui começou a subir de forma significativa até às 04:20 (2,4°C), altura em que estabilizou, voltando a descer a partir das 04:55, até ficar estável nos 0,5°C a partir das 05:25.
- entre mais algumas subidas e descidas pouco significativas, acabou por ser mínima às 08:15, quando estavam -0,4°C.
- de reparar que a maioria das subidas da temperatura corresponde a períodos em que o vento começou a soprar um pouco.

Alguem me esclarece esta dúvida?

Obrigado!

• Gosto
Reactions: Aine e Mammatus

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
(....)
- de reparar que a maioria das subidas da temperatura corresponde a períodos em que o vento começou a soprar um pouco.

Alguem me esclarece esta dúvida?

Obrigado!
Está respondido!
Sempre que sopra vento e neste caso em noites de inversão térmica a temperatura sobe sempre um pouco (basta veres históricos de estações meteo no wunderground e vais ver que todas as estações em noites destas, sempre que sopra vento a temperatura sobe), mesmo que a sensação térmica provocada pelo vento faça parecer que está mais frio do que efetivamente está.
ex: Indices biometeológicos IPMA, ou windchill.

• Gosto
Reactions: Aine e Mammatus

leofe

Cirrus
Registo
6 Set 2021
Local
Vila Real
Está respondido!
Sempre que sopra vento e neste caso em noites de inversão térmica a temperatura sobe sempre um pouco (basta veres históricos de estações meteo no wunderground e vais ver que todas as estações em noites destas, sempre que sopra vento a temperatura sobe), mesmo que a sensação térmica provocada pelo vento faça parecer que está mais frio do que efetivamente está.
ex: Indices biometeológicos IPMA, ou windchill.
Acho que já respondeste, é mesmo o vento. Uma ligeira brisa é suficiente para fazer subir a temperatura durante a noite.
Então a minha teoria estava certa. Muito obrigado por me esclarecerem!

leofe

Cirrus
Registo
6 Set 2021
Local
Vila Real
Boa noite,
Ontem e hoje a humidade andou baixinha. Aqui ás 23:11 a humidade está nos 30% (se não fosse pela temperatura diria que era verão :lol:).

Alguém me consegue elucidar sobre o que está a provocar isto? É normal?

Atentamente,
leofe

tonítruo

Cirrus
Registo
23 Nov 2021
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite,
Ontem e hoje a humidade andou baixinha. Aqui ás 23:11 a humidade está nos 30% (se não fosse pela temperatura diria que era verão :lol:).

Alguém me consegue elucidar sobre o que está a provocar isto? É normal?

Atentamente,
leofe
Não sou de todo um perito nisto e estou mais de dois meses atrasado mas, recuando nos registos, imagino que fosse simplesmente a manifestação à superfície da massa de ar seco que estava sobre a península ibérica, visto que à altitude onde a pressão é de 850hPa, a humidade relativa estava apenas nos 12%.
00bf2125c4f1e74e.jpg
URL do mapa.