belem
Cumulonimbus
A pergunta do Skizzo foi:
Como seria o clima de Portugal se houvesse um país que se extendesse de Norte a Sul tal como ele assinalou.
E não:
Como seria o clima de Portugal se este se situasse no sítio assinalado no mapa.
Ou seja, pretende-se saber de que maneira esse hipotético território afectaria aqui a nós em Portugal....
Ok, eu apenas estava-me a referir às condições aí existentes e comparei-as com as que conhecemos em Portugal Continental.
Eu gosto mais de imaginar como era o clima de Portugal na Little Ice Age (1300-1800) e na Era Glacial (há mais de 10000 anos).
Em ambos os casos (embora muito mais extremo na Era Glacial) a corrente do Golfo teria muito menos influência (provavelmente até estaria invertida na Era Glacial), e portanto, haveria muito menos fluxo de oeste, e um clima muito mais seco e com extremos de frio no Inverno.
Creio que a neve às cotas médias (500-700 metros) deviam ser muito mais frequentes na Little Ice Age (a julgar pela fábrica do gelo na Serra do Montejunto), o avanço dos glaciares na Europa Central, ou as frost fairs na Holanda e Londres. Provavelmente nevava em Lisboa e Porto mais frequentemente, embora talvez tanto como hoje neva no litoral francês ou britânico. Aliás estas situações não eram assim tão raras no século passado!
Na Era Glacial, provavelmente teríamos um AA polar contínuo, como hoje ocorre na Gronelândia, e temperaturas muito mais baixas. Sabemos que o gelo cobria grande parte da Europa, e o clima seria de uma estepe no norte de Portugal e sul de França. Portanto, o clima seria seco e muito frio, provavelmente o clima de Portugal seria semelhante ao do norte da Escócia ou sul da Islândia.
Se o eixo da Terra girasse ao contrário, então teríamos uma costa como a de Nova Iorque e Quebeque, ou Japão e Coreias, mas com muito mais exposição ao Oceano Árctico. Então seria um clima mais seco e frio, provavelmente frio demais para ter suportado esta antiga Europa que hoje conhecemos! Teríamos provavelmente entradas brutais de frio como hoje em dia ocorrem no leste Asiático, pois teríamos os ventos a atravessarem uma imensa massa continental.
Já agora, como seria o nosso clima, se o pólo tivesse no Alaska em vez da sua actual posição?
Talvez um clima mais quente e sobretudo mais seco, não?
Seria interessante observar o tipo de fauna e flora no nosso país há 10.000 anos, com uma ICE AGE instalada. Mas Portugal tem também locais que «sobreviveram» mesmo à última grande Ice Age.
A laurissilva é uma relíquia viva de uma floresta subtropical muito antiga, que ainda hoje em dia persiste na Madeira e nos Açores ( e possivelmente em alguns locais isolados da zona costeira continental, mas de forma mais degradada).


