Concelho do Sabugal - Agosto 2010



DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Sim, esta zona tem bastantes castanheiros, aliás há alguns anos atrás a apanha da castanha era uma das principais fontes de rendimento destas gentes até ter chegado uma doença que fez secar muitas das árvores.
As que escaparam são bem grandes actualmente.
Nos últimos anos tem-se notado especialmente na vila do Soito (o próprio nome da povoação vem do facto de haver em abundância o castanheiro: soito=conjunto de castanheiros) a plantação de bastantes castanheiros.

Deixo aqui uma foto que encontrei na net de um castanheiro no Soito, que já deve ser bem antigo.

 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Já me ia esquecendo. Não se pode falar do concelho do Sabugal sem se mencionar uma tradição única no Mundo (apenas se realiza nas aldeias da raia sabugalense)

A capeia arraiana:
SAM_0972.jpg

FOTO: Capeia arraiana em Aldeia Velha - 25 de Agosto de 2010
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para mim Sortelha é a mais bela aldeia de Portugal. Então se visitada no inverno, com frio, céu nublado (nunca a vi de branco) tem um ar misterioso e relaxante ao mesmo tempo. Deixo mais umas fotos, da minha autoria, as primeiras num dia escuro e frio de inverno:

imag0128b.jpg


imag0137g.jpg


imag0139v.jpg


imag0147m.jpg


imag0156c.jpg


imag0155l.jpg


imag0160i.jpg


E de verão:

hpim2935.jpg


Castelo do Sabugal:

hpim2981n.jpg
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Para mim Sortelha é a mais bela aldeia de Portugal. Então se visitada no inverno, com frio, céu nublado (nunca a vi de branco) tem um ar misterioso e relaxante ao mesmo tempo. Deixo mais umas fotos, da minha autoria, as primeiras num dia escuro e frio de inverno:


Também nunca vi Sortelha coberta de neve, mas já lá passei a nevar sem pegar. É uma bela aldeia que sem dúvida que merece ser visitada.
A cidade do Sabugal fica muito bonita pintada de branco, acham que poderá cair alguma coisa mais que chuva este fim-de-semana? (água-neve?).
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Mais algumas fotos do mês de Agosto no concelho do Sabugal:

Procissão de São João Baptista em Aldeia Velha - 24/08/2010


Igreja Matriz de Aldeia de Santo António.


Santuário de Nossa Senhora da Graça perto da cidade do Sabugal


Habitação na aldeia histórica de Sortelha