Contra o aquecimento, cientistas projetam vulcões artificiais

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Experimento com balões do tamanho de estádios de futebol pretende simular os efeitos das erupções vulcânicas, cujas partículas refletem o calor
vulcao-erupcao-620-size-598.jpg

Erupção: as partículas lançadas por um vulcão ajudam a refletir a luz solar — o efeito será imitado por cientistas em um ousado experimento

Cientistas ingleses anunciaram os detalhes de um projeto que pretende simular os efeitos de um vulcão para eventualmente frear o aquecimento global. O objetivo é estudar os desafios técnicos do que seria uma "medida de emergência" contra a elevação da temperatura média global, caso falhem os esforços para controlar as emissões de gases que aceleram o efeito estufa. O projeto foi anunciado no Festival de Ciências da Universidade de Bradford, Inglaterra.

Quando um vulcão entra em erupção, uma grande quantidade de partículas é lançada à atmosfera. Essas partículas refletem a luz solar, impedindo que parte do calor chegue à superfície. Em 1991, a erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, fez com que a temperatura média da Terra caísse 0,5 ºC por dois anos.

Agora, os cientistas querem lançar à atmosfera um enorme balão de gás hélio — do tamanho de um estádio de futebol — preso a uma mangueira de um quilômetro. Através da mangueira, será bombeada água. Quando o líquido chegar ao topo do balão, será lançado na atmosfera e vai evaporar ou cair na forma de uma chuva leve. (continue lendo a matéria)

Veja como funciona o vulcão artificial:

Arte: Luciana Martins
vulcao-artificial-arte-original.jpg



Os cientistas pretendem que o experimento forneça as informações necessárias para formular as próximas etapas do projeto. A ideia é dominar a tecnologia necessária para lançar entre 10 e 20 balões deste tipo a 20 quilômetros de altitude. Mas em vez de água, os cientistas querem usar um líquido contendo partículas de argila, sais e óxidos metálicos, mais eficientes para refletir a luz do Sol que as partículas de vulcões de verdade.

Os especialistas ingleses dizem que pretendem dominar a tecnologia como um último recurso contra o aquecimento global, mas ressaltam que para empregá-lo será necessário obter o consenso e a participação de diversos governos ao redor do mundo. "Existem grandes decisões éticas e governamentais envolvidas — só porque podemos, não significa que temos o direito de fazer", afirmaram.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ci...-criados-para-tentar-frear-aquecimento-global

Outra imagem a explicar
balloon_1997369c.jpg