Converter mm p/ m3 em l p/m2

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A saga continua ... :confused::D

A precipitação pode ser extrapolada para efeitos estatísticos, mas o que um pluviómetro/udómetro mede é a precipitação que cai dentro do vaso colector e mais nada.

Um pluviómetro tem uma certa área colectora. As clássicas do IPMA penso que anda por volta dos 16cm de diâmetro. Sendo assim temos:

D=16cm => r=0,08m

A = π x r² = π x 0,08² ≈ 0,02011m²

Se dentro do copo estiver, por exemplo, o volume de 1,4L, podemos calcular a quantidade de precipitação acumulada fazendo

Prec.Acumu. = V ÷ A = 1,4 ÷ 0,02011 ≈ 69,62L/m² = 69,62dm³/m² = 0,06962m³/m² = 0,06962m = (0,06962 x 1000)mm = 69,62mm

A precipitação pode ser dada em L/m² ou mm, ou, e mais em estatística pois já envolve normalmente extrapolação, em volume total precipitado (L ou qualquer outra unidade de volume - m³, dm³,gal, etc, etc). Não há mm/m² nem coisas desse género. Meter unidades de tempo ao barulho ainda vai acrescentar complexidade à questão.

Pense-se num prisma com 1m² de área de base. Se nesse prisma colocarmos 1L de líquido, este irá ficar com uma altura de 1mm na aresta vertical do prisma.
Agora se este prisma fosse o nosso vaso colector de chuva, e estivesse lá fora num dia de chuva, se a aresta vertical fosse graduada em mm, poderíamos acompanhar a precipitação acumulada através dessa medição.
 
Última edição:


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
e verdade mas discussão saudavel até que nã o restem duvidas. ok mm/m2 não foi feliz, mas sem falei e volume por área e que a área padrão é o m2 e penso que explicas-te muito bem a parte de onde entra o qué
 

GCCordeiro

Cirrus
Registo
14 Jan 2014
Mensagens
9
Local
Mendiga
Olá!!!

Continuo com a mesma dúvida. Como é que eu posso comprar estas dados que estão no Pordata em milhões de m^3 por ano com a precipitação anuam numa determinada localidade em mm!?

Obrigado e desculpem a maçada.

Gonçalo
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Olá!!!

Continuo com a mesma dúvida. Como é que eu posso comprar estas dados que estão no Pordata em milhões de m^3 por ano com a precipitação anuam numa determinada localidade em mm!?

Obrigado e desculpem a maçada.

Gonçalo

¡Hola!

É só fazer as contas.
Tem-se os litros que caíram no país. Pega-se na área superficial do país (aproximada). E calcula-se...

Precip (m³ x 10⁶) ÷ A (m²) = Precip em mm

Por exemplo, segundo os dados desse portal, Portugal em 2011 teve 70535 milhões de m³ de precipitação

Temos a área aproximada da superfície de Portugal (Continental)

89015 km²

Assim, de forma grosseira, podemos dizer que em 2011 caíram

70535 x 10⁶ m³ ÷ 89015 x 10⁶ m² = 792,4mm em Portugal ou seja, em cada m² de Portugal caíram 792,4L

Mas estas contas dão barraca, porque os mm de precipitação interessam para caracterizar determinado local. Isto seria como ter um único udómetro do tamanho de Portugal. :p


E depois de ter feito esta matemática toda, vou investigar o site da PORDATA melhor e vejo que ELES JÁ DISPONIBILIZAM ESSES DADOS EM mm. Eu não estou a perceber que dados é que quer analisar afinal. Porque para municípios eles já dão os dados em mm. Só para países é que colocam em milhões de m³.

Cumprimentos
 

GCCordeiro

Cirrus
Registo
14 Jan 2014
Mensagens
9
Local
Mendiga
Caro CptRena... Foi o que eu pensei, mas queria (e precisava, de facto) ter a certeza.

De facto, o que me interessa é ter dados de outros países na Europa, e não consigo encontrar dados fidedignos em lado nenhum... Sabe dizer-me onde é possível encontrar!?

O meu grande problema tinha mesmo a ver com as áreas, porque não nos serve de comparação directa uma vez que as áreas dos países são todas diferentes... Não sou completamente "burro". LOL

Tenho aqui o meteonorm, versão demo, mas, os dados não estão muito actualizados... Embora sejam qualquer coisa.

Mais uma questão: Há algum sitio onde tenha o histórico de dias sem chuva, dias com sol e dias nublados!?

Muito Obrigado pela ajuda, já sei que estou a abusar!!! ;)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Caro CptRena... Foi o que eu pensei, mas queria (e precisava, de facto) ter a certeza.

De facto, o que me interessa é ter dados de outros países na Europa, e não consigo encontrar dados fidedignos em lado nenhum... Sabe dizer-me onde é possível encontrar!?

O meu grande problema tinha mesmo a ver com as áreas, porque não nos serve de comparação directa uma vez que as áreas dos países são todas diferentes... Não sou completamente "burro". LOL

Tenho aqui o meteonorm, versão demo, mas, os dados não estão muito actualizados... Embora sejam qualquer coisa.

Mais uma questão: Há algum sitio onde tenha o histórico de dias sem chuva, dias com sol e dias nublados!?

Muito Obrigado pela ajuda, já sei que estou a abusar!!! ;)


Bom dia Gonçalo

Tranquilo, a gente está aqui é mesmo para pôr as ideias e os saberes em ambiente de partilha.

Penso que o método de calcular a precipitação em mm para o país pode ser uma forma de comparar, porque, se por exemplo tivermos PT com determinada área e Alemanha com outra área maior obviamente, ao compararmos os dois países em mm (L/m²) dá-nos uma ideia de onde choveu mais.
Por exemplo, para aquele cálculo que eu fiz, se se fizesse o mesmo para a Alemanha com os parâmetros da Alemanha (prec em Mm³ e área do país), e desse cálculo resultar o valor hipotético de 1000 mm ou 1000 L/m², então podíamos concluir sem dúvida nenhuma que na Alemanha choveu mais que em PT, mas como a área da Alemanha é muito maior, a quantidade volumétrica de água precipitada teria que ser também muito maior.

Quanto a sites com essas infos, o que menciona, PORDATA parece ter muita informação. Outro site que se ouve falar muito é o Ogimet. Quanto aos dias de sol, nublados ou com chuva, isso já é mais complicado. O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação. Noutros países penso que acontecerá o mesmo. Só se arranjar histórico de METARs de aeroportos e daí extrapolar informação. Pode estudar a interpretação de METARs no wikipedia

->http://en.wikipedia.org/wiki/METAR
->http://pt.wikipedia.org/wiki/Metar

Quanto ao sítio onde arranjar o histórico, não sei. Só pesquisando no google a ver o que se encontra.

Mais qualquer coisa, disponha.

Cumprimentos
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
(O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação) Mas devia o país mais capitalista os USA disponibilizam todos esses dados recolhidos por entidades publicas pois se foi pago pelos contribuintes eles teem direito a telos de borla. o ipma é uma entidade publica e por isso deviamos ter acesso a essa informação já que a pagamos. Mas não é só o ipma é se quiseres mapas actualizados feitos pelo exercito temos de pagar mas que raio se os meus impostos ajudam pagar os ordenados dos militares agrimensores ou não
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
(O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação) Mas devia o país mais capitalista os USA disponibilizam todos esses dados recolhidos por entidades publicas pois se foi pago pelos contribuintes eles teem direito a telos de borla. o ipma é uma entidade publica e por isso deviamos ter acesso a essa informação já que a pagamos. Mas não é só o ipma é se quiseres mapas actualizados feitos pelo exercito temos de pagar mas que raio se os meus impostos ajudam pagar os ordenados dos militares agrimensores ou não

É verdade, é uma tristeza. Infelizmente, se o IPMA não vendesse os dados, já tinha ido completamente à falência, digo eu.
 

GCCordeiro

Cirrus
Registo
14 Jan 2014
Mensagens
9
Local
Mendiga
Bom dia Gonçalo

Tranquilo, a gente está aqui é mesmo para pôr as ideias e os saberes em ambiente de partilha.

Penso que o método de calcular a precipitação em mm para o país pode ser uma forma de comparar, porque, se por exemplo tivermos PT com determinada área e Alemanha com outra área maior obviamente, ao compararmos os dois países em mm (L/m²) dá-nos uma ideia de onde choveu mais.
Por exemplo, para aquele cálculo que eu fiz, se se fizesse o mesmo para a Alemanha com os parâmetros da Alemanha (prec em Mm³ e área do país), e desse cálculo resultar o valor hipotético de 1000 mm ou 1000 L/m², então podíamos concluir sem dúvida nenhuma que na Alemanha choveu mais que em PT, mas como a área da Alemanha é muito maior, a quantidade volumétrica de água precipitada teria que ser também muito maior.

Quanto a sites com essas infos, o que menciona, PORDATA parece ter muita informação. Outro site que se ouve falar muito é o Ogimet. Quanto aos dias de sol, nublados ou com chuva, isso já é mais complicado. O IPMA não tem ao dispor do público (gratuitamente) os dados dos piranómetros nem dos sensores de precipitação. Noutros países penso que acontecerá o mesmo. Só se arranjar histórico de METARs de aeroportos e daí extrapolar informação. Pode estudar a interpretação de METARs no wikipedia

->http://en.wikipedia.org/wiki/METAR
->http://pt.wikipedia.org/wiki/Metar

Quanto ao sítio onde arranjar o histórico, não sei. Só pesquisando no google a ver o que se encontra.

Mais qualquer coisa, disponha.

Cumprimentos

Claro, mas o que é "estúpido" e sem sentido nenhum na minha opinião é o pordata disponibilizar naquelas unidades sem se poder fazer uma comparação directa... Temos o dobro do trabalho para ir buscar as areas aproximadas dos países...

Muito Obrigado pela ajuda!

;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena