Crise sismovulcânica em El Hierro, Canárias



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em El Hierro há bastantes dias que continuam os sismos de profundidade na zona de La Frontera, indiciando incursões de magma para dentro do edifício vulcânico. É provável que surjam a qualquer momento outras fissuras mais cedo ou mais tarde, sejam novamente no mar ou mesmo em Terra, ninguém pode prever. É possível que esta crise se arraste também por muito tempo.


O IGN agora tem vários mapas diferentes, desde o início da crise, últimos 10 dias, e últimos 3 dias, o que é bastante útil


http://www.01.ign.es/ign/resources/volcanologia/html/eventosHierro.html



Esta manhã ocorreu um sismo de 3.9, o maior desde o início da erupção a sul de La Restinga.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Em El Hierro há bastantes dias que continuam os sismos de profundidade na zona de La Frontera, indiciando incursões de magma para dentro do edifício vulcânico. É provável que surjam a qualquer momento outras fissuras mais cedo ou mais tarde, sejam novamente no mar ou mesmo em Terra, ninguém pode prever. É possível que esta crise se arraste também por muito tempo.


Sim, pelo que tenho lido sobre outras erupções semelhantes, esta crise pode durar até mesmo mais de um ano e, mesmo assim, cada vulcão tem o seu próprio padrão e é de prever que os cientistas não terão descanso nos próximos e largos tempos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Depois dos sismos intensos de ontem aumentaram muito os tremores vulcânicos.
Para já não se sabe se alguma nova fissura, mas aparentemente parece ser nova actividade na mesmo a sul de Restinga.

Últimos 3 dias, onde é bem visível o aumento, sobretudo hoje:

tremores.jpg
 

Renato Rio

Cirrus
Registo
19 Out 2011
Mensagens
3
Local
Rio de Janeiro
Depois dos sismos intensos de ontem aumentaram muito os tremores vulcânicos.
Para já não se sabe se alguma nova fissura, mas aparentemente parece ser nova actividade na mesmo a sul de Restinga.

Últimos 3 dias, onde é bem visível o aumento, sobretudo hoje:

tremores.jpg

Vince:
Mais uma vez quero te parabenizar pelo belo blog.
Devo dizer que muito me preocupa o estado da presente atividade em El Hierro.
Toda essa divergência acerca do material examinado, indicando a possível presença de magma fraccionado e talvez condições de maior explosividade só fazem aumentar as incertezas dos moradores.
Na minha opinião, mesmo que se confirme apenas uma erupção do tipo efusivo, de magma basáltico, o fato de haver uma clara definição de uma intrusão fissural cortando a ilha indica a possibilidade de se abrirem novas bocas em qualquer ponto ao longo da mesma.
Sou favorável à evacuação preventiva, pelo menos durante esta nova intensificação, até que tudo se torne mais claro.
Estou aqui pensando com carinho no povo de EL Hierro.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vince:
Mais uma vez quero te parabenizar pelo belo blog.
Devo dizer que muito me preocupa o estado da presente atividade em El Hierro.
Toda essa divergência acerca do material examinado, indicando a possível presença de magma fraccionado e talvez condições de maior explosividade só fazem aumentar as incertezas dos moradores.
Na minha opinião, mesmo que se confirme apenas uma erupção do tipo efusivo, de magma basáltico, o fato de haver uma clara definição de uma intrusão fissural cortando a ilha indica a possibilidade de se abrirem novas bocas em qualquer ponto ao longo da mesma.
Sou favorável à evacuação preventiva, pelo menos durante esta nova intensificação, até que tudo se torne mais claro.
Estou aqui pensando com carinho no povo de EL Hierro.

Realmente o que dizes acerca do magma fraccionado faz todo o sentido..
Normalmente o magma nestes casos é um magma pouco silicatado, criando erupções tranquilas e efusivas.
O que pode estar a ocorrer é a fraccionação ou então alguma integração na camara magmatica de material félsico proveniente de rochas envolventes.

Em todo o caso, dada este ser um fenomeno de hotspot, duvido que haja um caracter explosivo assim tão intenso que acabe por ter consequencias tão catastroficas..
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Sou favorável à evacuação preventiva, pelo menos durante esta nova intensificação, até que tudo se torne mais claro.
Estou aqui pensando com carinho no povo de EL Hierro.

Isto da evacuação preventiva compreendo que é muito complicado tanto para os habitantes como para as autoridades. Creio que a solução mais ponderada é mesmo a monitorização constante deste vulcão, situação de alerta permanente e terem um bom plano de evacuação rápida. Porque esta actividade tanto pode acabar nas próximas semanas como pode manter-se MESES. É muito complicado e difícil de prever. Basta ver a história do vulcão dos Capelinhos. Foram fases de altos e baixos, variou entre crises assustadoras e acalmias, diferentes tipos de erupções e tudo isto durou 13 meses....
Acredito que tudo correrá pelo melhor para a população e que esta está preparada e calma para o que der e vier. Isso é importante porque o pânico às vezes pode ser mais gerador de desgraça do que as situações em si.

Últimas notícias:

"El Hierro sufre en seis horas 24 terremotos en torno a los tres grados de magnitud"

http://www.lavanguardia.com/vida/20...motos-en-torno-a-tres-grados-de-magnitud.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As fotografias mais recentes da erupção submarina a sul da localidade "La Restinga", na ilha "El Hierro", Canárias. Depois de uma primeira fase eruptiva que começou a 10 de Outubro, ao qual se seguiu um período calmo, há 3 dias atrás iniciou-se nova fase eruptiva na mesma zona.
A erupção parece ser do tipo fissural (fissura vulcânica) com a lava e gases a sair por várias aberturas.


Anteontem (2 Novembro)



93314829.jpg


10637304.jpg


34878453.jpg


36714691.jpg


65533480.jpg


74588437.jpg






Ontem (3 Novembro)

16301087.jpg


95910454.jpg






Hoje: (4 Novembro)

42886791.jpg


60705889.jpg


64333023.jpg


94683699.jpg


12864010.jpg


78455395.jpg


51611740.jpg


59511179.jpg


81159613.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Extremamente bonito, será que vão ganhar outra ilha?

Penso que ainda deve estar a uns 150-200 metros de profundidade, acho que teria que expelir muito material para chegar à superfície. Mas não sei.... penso que nos próximos dias teremos mais dados sobre isso pois é um dado muito importante nesta altura em termos de segurança.

Se se aproximar muito da superfície pode tornar-se perigoso, pode ocorrer algo semelhante ao vulcão dos Capelinhos. Mas este quando nasceu estava a menor profundidade e mais próximo da costa.
Por outro lado, se for mesmo uma fissura, há sempre um grande risco de aparecerem outras aberturas mais próximas ou mesmo em terra sem grandes pré-avisos.

capelinhos.jpg