Cumulonimbus a SE do Porto - 1 de Abril 2007



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: "Cogumelos" em Portugal

Bela foto, ontem foi um dia de vários células em Portugal, especialmente no Alentejo.

Ontem ao fim da tarde a partir de toda a região da Grande Lisboa via-se um "cogumelo" gigante ainda mais fabuloso que esse, pois além do cogumelo na base tinha muitos cumulos activos ainda em ascensão vertical.

Fui verificar nas imagens de Satélite e cheguei à conclusão que estava a mais de 100 quilometros, mais ou menos na região de Évora, portanto podem imaginar o tamanho do "bicho", pois apesar da distância, mesmo a partir de Lisboa era enorme.

Infelizmente estou sem máquina fotográfica. Nenhum membro de Forum tirou uma foto ? É estranho, pois a nuvem era visível a partir de quase um terço do país.

Nesta imagem de Satélite, às 18:00GMT (19:00 em Portugal) podem ver essas na região de Évora e na zona de fonteira com Espanha, bem como algumas no norte.

Uma delas deve ser a da tua foto Bruno, mais ou menos a E/SE do Porto.

alentejokh6.jpg
 

Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Re: "Cogumelos" em Portugal

Bonitas fotos :)
Também fotografei um ontem a sudeste de Coruche. Logo à noite se tiver tempo vou tentar postar.
Cumprimentos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Re: "Cogumelos" em Portugal

Bela foto, ontem foi um dia de vários células em Portugal, especialmente no Alentejo.

Ontem ao fim da tarde a partir de toda a região da Grande Lisboa via-se um "cogumelo" gigante ainda mais fabuloso que esse, pois além do cogumelo na base tinha muitos cumulos activos ainda em ascensão vertical.

Fui verificar nas imagens de Satélite e cheguei à conclusão que estava a mais de 100 quilometros, mais ou menos na região de Évora, portanto podem imaginar o tamanho do "bicho", pois apesar da distância, mesmo a partir de Lisboa era enorme.

Infelizmente estou sem máquina fotográfica. Nenhum membro de Forum tirou uma foto ? É estranho, pois a nuvem era visível a partir de quase um terço do país.

Nesta imagem de Satélite, às 18:00GMT (19:00 em Portugal) podem ver essas na região de Évora e na zona de fonteira com Espanha, bem como algumas no norte.

Uma delas deve ser a da tua foto Bruno, mais ou menos a E/SE do Porto.

sim Vince, eu vi-o bem, mas tambem nao fotografei.. era impressionante pois via-se que tava mt longe, e era altissimo, alias, via-se mm que chegava ao limite de onde poderia crescer verticalmente, e dp espalhava-se na horizontal a esse nivel ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: "Cogumelos" em Portugal

Podiamos aproveitar este tópico e sempre que alguém fotografasse estas belas formações postava aqui! A pouco e pouco vamos fazendo o retrato deste nosso cantinho :D :thumbsup:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: "Cogumelos" em Portugal

GRANDE "MONSTRO":surprise: :surprise: :shocking: