Como disse em cima, eu concordo que a noticia nos dá a conhecer uma realidade muito preocupante.
No entanto há algo que não consigo apoiar, que é o facto de se predefinir uma data concreta para acontecimentos deste género. A área da meteorologia e por consequente a hidrologia, é uma área extremamente dinâmica. Ninguém tem duvidas que em média tem chovido menos nestes últimos anos na Peninsula Ibérica. Mas penso que a dinâmica da atmosfera já nos deu bastantes provas que fazermos previsões de
acontecimentos concretos (e refiro-me a datas) para o futuro, dão normalmente para o torto.
E acho que muitos artigos ciêntificos perdem muito por isso. As teorias podem até fazer muito sentido. Darem-nos conta de algo extremamente concreto. Mas quando depois se rematam com previsões, de que daí a 5 ou 10 ou 20 anos, vai acontecer isto ou aquilo, a meu ver, faz pôr em causa parte do que foi dito para trás.
E daí ter trazido o mapa da precipitação neste ano hidrológico em Espanha. Para com isso dar conta, que sim, é um ano hidrológico seco, mas que ainda assim, a comunidade de valência descrita no artigo, até está com valores de precipitação acima da média. E isto não foi para contrariar o senhor, nem para pôr em causa a tendência de seca que existe na Peninsula Ibérica, que como disse está à vista de todos, mas sim, para termos cuidado ao enunciar e fazer previsões exactas, que sabemos que não se poderão realizar.
Repito, acho a situação muito preocupante, uma vez que em média a peninsula está mesmo cada vez mais seca, mas daí a fazerem-se previsões concretas em anos, como "
Arrancó en 2005 y sólo quedan otros cinco años para que el sur de Francia, el norte de África y toda la Península Ibérica se queden secos.", acho demasiado altivo. Até porque ninguém sabe se 2014/2015 não será uma replica de 2000/2001, altura em que muitos records de precipitação foram batidos. Ainda que depois volte a seca.