Davis - Informação importante sobre sensor temperatura/humidade

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Ontem andei a pesquisar informação sobre o sensor utilizado pela Davis nas estações Vantage 2.

A 1ª nota importante é sobre a substituição do sensor quando este avaria.

temphum.jpg


Como se pode ver pela foto existem 2 tipos diferentes de sensores. O modelo de 2006 e o modelo de 2007.

Existem 2 diferenças entre eles, o mais recente tem as soldaduras protegidas para aumentar a longevidade deste. Mais importante ainda, na altura da substituição do sensor, o sensor a comprar tem que ser igual ao anterior. Se tiver o de 2006 significa que a sua ISS só é compatível com este modelo. Para mudar para o modelo mais recente também é necessária a substuição da placa electrónica no ISS.

----

A 2ª nota importante é para o modelo do sensor utilizado pela Davis. É o Sensirion SHT11. http://www.sensirion.com/en/01_humidity_sensors/02_humidity_sensor_sht11.htm

humiditysensorsht1x.jpg


Este modelo tem umas excelentes características para uma estação desta gama de preços. Segundo li por alguns foruns há artistas que mudaram este sensor por um modelo ainda melhor, o SHT15 e funciona perfeitamente na Davis. http://www.sensirion.com/en/01_humidity_sensors/03_humidity_sensor_sht15.htm

Quem quiser melhorar a performance da Davis ainda mais pode adquirir este chip em Portugal.

http://loja.lusorobotica.com/meteorologia/44-humidity-and-temperature-sensor-sht15-breakout.html

Para quem está habituado a um ferro de soldar a substituição é muito simples.

Aqui fica um resumo da precisão de alguns sensores de temperatura/humidade:

SHT11 - O utilizado na Davis:

sht11.png


SHT15 - O que pode melhorar a performance da Davis:

sht15.png


Vaisala HMP45 - Utilizado pelo IM:

vaisalahmp45.png
 


fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
A minha Estaçao Davis Pro2 de 2006 teve agora um problema com o Sensor TEMP/HUM.Passou a indicar a TEMP com o valor baixissimo de -68ºC.
Consultando o Manual da Davis, conclui que poderia ser devido ao Sensor ter ficado molhado. Sem desmontar o abrigo usei um secador de cabelo, e com o ar quente sequei a zona do Sensor.tendo este passado a dar valores correctos.
Vou tentar coloca-lo numa posiçao mais protegida da agua.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ontem ocorreu-me uma coisa interessante, na sequência da trovoada que ocorreu entre as 1H30/2h, a cada ocorrência de um relâmpago relativamente próximo o sinal entre a consola e o painel wireless era interrompido por 2s, os únicos dados que ficavam a faltar eram os da temperatura e windchill, os restantes não eram afectados. Houve cerca de 2 ou 3 apagões de dados, pois ocorreram 3 relâmpagos (distanciados entre eles) aqui perto.

Nunca tinha reparado se tal acontecia antes pois nunca reparei ou simplesmente não ocorreu, mas não deixa de ser interessante de registar, provavelmente terá a ver com a estática gerada pelo relâmpago que interrompe o sinal, ou então a própria estrutura do prédio que repulsa o sinal devido ao aço na sequência do relâmpago. Lá coincidência não foi :rolleyes:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Curioso. Podias deixar esse testemunho na pagina do facebook da Davis. Podia ser que dessem uma explicação. Nunca reparei nisso na minha mas também nunca estou perto da consola.