Desastre de avião da Spanair em Barajas (Madrid)

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Gerofil 20 Ago 2008 às 15:00.

  1. Gerofil

    Gerofil
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    Al menos siete muertos al estrellarse un avión en Barajas

    [​IMG]

    VÍDEO

    Según algunas fuentes recogidas por EFE podría haber dos muertos y más de 40 heridos
    Era un aparato de Spanair con 175 pasajeros que se dirigía a Las Palmas
    El vuelo sinistrado era el número JK5022
    En este momento las operaciones de despegue en Barajas están suspendidas

    RTVE.ES MADRID 20.08.2008 - 15:08h (14h08 em Portugal Continental)

    Un avión se ha salido de la pista en el aeropuerto madrileño de Barajas poco antes de las 15.00 horas al despegar, según ha informado Radio Nacional. El accidente ha causado al menos siete víctimas mortales, según informa TVE. Fuentes de Spanair han afirmado en declaraciones a RTVE.es que había una "reversa inoperativa en uno de los motores" aunque esto "es algo que entra dentro de la legalidad" y que en estos momento investigan si el aparato ha llegado a despegar o no.
    Un portavoz del servicio de emergencias de Madrid, Samur, ha explicado en declaraciones a Radio Nacional que el accidente se ha producido al despegar desde la terminal T4 y al poco el avión ha caído al suelo. Según informa TVE, el avión pertenece a la compañía Spanair y se dirigía hacia Las Palmas de Gran Canaria con unos 160 pasajeros. El accidente se ha producido al despegar desde la pista 36 y en este momento se encuentran cerradas las pistas para los despegues.
    Al parecer el aparato se ha incendiado tras el accidente y desde varios kilómetros de distancia puede divisarse una gran columna de humo. Podría haberse salido de la pista en el segundo intento de despegue. Se trata del vuelo JK5022, con destino a Las Palmas de Gran Canaria. En este momento las actividades de despegue en el aeropuerto han sido suspendidas aunque por el momento se siguen produciendo los aterrizajes con normalidad.

    Fonte: TRVE.es/notícias
     
  2. Gerofil

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    GPN ULTIMA HORA ACCIDENTE AVION SPANAIR T-4 MADRID BARAJAS DESTINO LAS PALMAS DE GRAN CANARIAS INCENDIO MOTOR MANIOBRA DESPEGUE 164 PASAJEROS Y TRIPULACION BOMBEROS AMBULANCIAS HISPOTALES URGENCIAS 43 HERIDOS INFORMAREMOS POR GPN AL MINUTO GRACIAS

     
    #2 Gerofil, 20 Ago 2008 às 15:11
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  3. Gerofil

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    #3 Gerofil, 20 Ago 2008 às 15:15
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  4. Vince

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    Parece que foi o voo Spanair JK 5022 de Madrid para Las Palmas.
    As condições atmosféricas eram boas:

    METAR LEMD 201300Z 14004KT CAVOK 29/03 Q1018 NOSIG

    Parece ter sido uma descolagem abortada devido a um incêndio no motor e acabou fora da pista partindo-se em dois. O El Mundo fala em 50 mortos :(

    Emissão em directo da CNN+ em espanhol:
    http://www.quiero.tv/tv/television.asp?url=10526
     
  5. MSantos

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    Um avião da companhia aéra Spanair incendiou-se depois de sair de pista no aeroporto de Barajas, em Madrid. De acordo com o jornal El Mundo, haverá pelo menos 50 mortos e duas dezenas de feridos. Outros meios de comunicação apontam que serão 20 as vítimas mortais, como o jornal El País e a rádio Cadena Ser, que citam fontes do Ministério do Interior.
    O acidente registou-se no Terminal 4 e trata-se do voo AJK 5022. A edição electrónica do diário El Mundo aponta que a aeronave ainda está em chamas e que há uma espessa coluna de fumo visível desde vários pontos da capital espanhola. Pelo menos 20 pessoas terão conseguido sair do aparelho, segundo o mesmo jornal. A aeronave ter-se-á partido em dois.
    O avião da Spanair teria a bordo cerca de 160 passageiros segundo maioria dos media espanhóis - a rádio Cadena Ser aponta contudo que serão 175, nove delas tripulantes. Tinha como destino Las Palmas, capital das ilhas Canárias.
    O jornal El País noticia que o acidente aconteceu às 14h45 locais (13h45 em Lisboa) e que já havia tentado levantar voo, mas que teve problemas e terá tido de realizar uma segunda tentativa, aquela em que se registou o acidente. A mesma publicação aponta que este é um voo partilhado o voo Lufthansa LH 255.
    O jornal El Mundo refere ainda que uma das explicações avançadas para o acidente foi o incêndio de um dos motores da aeronave, o que a terá impedido de descolar. Testemunhas consultadas pela Telemadrid disseram ter visto o motor esquerdo a arder.

    No local há várias equipas de emergência da Comunidade de Madrid e onze carros de bombeiros.


    FONTE: http://diario.iol.pt/internacional/aviao-madrid-espanha-acidente-aviacao-iol/983073-4073.html
     
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  6. Gerofil

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    El número de muertos en el accidente de avión Barajas puede superar el centenar

    El avión JKK 5022 de la compañía Spanair con destino a Gran Canaria viajaba con 164 personas a bordo. Hasta el momento sólo 21 han podido ser evacuadas de la nave con vida y se encuentran en estado crítico. El número de vuelo era el JKK 5022. Según las primeras hipótesis, se habría incendiado uno de los motores izquierdos de la nave, lo que le impidió despegar y provocó que se saliese de pista, se incendiase y se partiese en dos.
    Los servicios de la Comunidad de Madrid y 11 camiones de bomberos trabajan en estos momentos en la zona. Al menos 21 personas han podido ser evacuadas de la nave y se encuentran en estado crítico. Fuentes de Spanair han confirmado a elmundo.es que la dirección de la aerolínea está reunida, se ha activado un protocolo de emergencia y están tratando de esclarecer las identidades de los pasajeros.
    Los familiares de los pasajeros han comenzado a llegar al aeropuerto de Barajas donde se ha habilitado una sala para ofrecerles ayuda psicológica mientras se finalizan las labores de rescate, según informa David Sanz. También el alcalde de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón, se ha desplazado el aeropuerto nada más conocer el suceso para seguir en persona todos los detalles de lo ocurrido.

    elmundo.es

    Al menos 50 fallecidos se han contabilizado ya en el accidente que ha sufrido un avión de la compañía Spanair al despegar en la T-4 del aeropuerto de Barajas (Madrid). Viajaba con 160 pasajeros a bordo y cubría la ruta Madrid-Gran Canaria. La nave está ardiendo y ha producido una enorme columna de humo, por lo que se sospecha que podría haber más víctimas en su interior. El número de vuelo era el JKK 5022.
    Según las primeras hipótesis, se habría incendiado uno de los motores izquierdos de la nave, lo que le impidió despegar y provocó que se saliese de pista y se incendiase. Fuentes del Samur informan de que hay 20 heridos. Los servicios de la Comunidad de Madrid y 11 camiones de bomberos trabajan en estos momentos en la zona. Al menos 20 personas han conseguido salir ya de la nave, que se ha partido en dos.
    Fuentes de Spanair han confirmado a elmundo.es que la dirección de la aerolínea ya está reunida, se ha activado un protocolo de emergencia y están tratando de esclarecer las identidades de los pasajeros. El alcalde de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón, se ha despalazdo el aeropuerto nada más conocer el suceso para seguir en persona todos los detalles de lo ocurrido.

    PLB82`s Channel
     
  7. Gerofil

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    JK 5022 es un vuelo en código compartido con Lufthansa LH 2554.

    Simulación virtual del accidente aéreo en Barajas

     
    #7 Gerofil, 20 Ago 2008 às 15:46
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  8. Vince

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    Aconteceu o pior. 153 mortos e os poucos sobreviventes em estado grave.
    Faz doer o coração passar os olhos pela lista de passageiros e ver tanta criança e familias provavelmente felizes para umas merecidas férias. Os dois bebés a bordo estão entre os sobreviventes.

    É assim a vida, que descansem em paz.
     
  9. Gerofil

    Gerofil
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    Em crise, Spanair corta funcionários e enfrenta ameaça de greve

    O acidente no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, é mais um golpe para a Spanair, segunda maior companhia aérea da Espanha, controlada pelo grupo escandinavo SAS. A companhia vem passando por uma séria crise financeira. O grupo sueco SAS, controlador da Spanair, pretende cortar um quarto dos funcionários da empresa, reduzindo o quadro para 3 mil. Além disso, a companhia enfrenta uma ameaça de greve de seus pilotos e queda em suas ações.
    Somente no 1º semestre do ano, a empresa registrou prejuízo de US$ 81 milhões. Depois do acidente, as ações do grupo SAS tiveram queda de 6,41% no mercado de Estocolmo nesta quarta-feira (20). Durante o pregão, a queda chegou a ser de 8%.
    Corte de custos - No último dia 8, a empresa anunciou que precisava cortar US$ 140 milhões em custos até 2009 por conta da alta dos preços dos combustíveis. Com a redução do número de rotas, o número de aviões em operação da empresa será cortado em 24%, para 15 aeronaves. A companhia, que concorre no país com a Iberia, é conhecida por operar com custos baixos.
    Segundo o sindicato de pilotos da Espanha, há a possibilidade de que os funcionários da empresa entrem em greve - de acordo com a entidade, a companhia vive um "caos operacional". Para o sindicato, os novos cortes anunciados recentemente pela empresa represnentam uma "continuidade do modelo gestor aplicado com tantos maus resultados nos últimos anos".
    (Com informações da Reuters, da AFP e da Globo News)

    Fonte: G1>Economia e Negócios

    Uma nota final: esta notícia também estará relacionada com o tópico Preço do petróleo bate recorde ?
     
  10. Gerofil

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    Piloto conserta avião: Aeronave regressou a Lisboa depois de tripulação reparar avaria

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    Uma avaria no avião da TAP que fezia a ligação entre Bissau e Lisboa teve de ser reparada pelos próprios pilotos. O Airbus A310 teve um problema junto ao reator esquerdo. Devido à falta de manutenção no aeroporto de Bissau, os próprios pilotos tiveram que resolver o caso.
    O voo TP204 acabou saindo da Guiné-Bissau com três horas de atraso, tempo que demorou a avaria a ser reparada, chegando a Lisboa já perto da meia-noite. Um dos passageiros contou ao jornal Correio da Manhã como tudo aconteceu e tirou a fotografia.
    De acordo com o passageiro, que solicitou o anonimato, o sucedido deixou-o assustado. Da sala do aeroporto, víamos os pilotos entrarem e a saírem de dentro do reator. A "manutenção" durou três horas e só fomos informados do que se passava já dentro do avião. O comandante pediu desculpa pelo atraso e disse que tinha sido motivado por uma pequena avaria técnica. Uma pequena avaria que demorou três horas para ser reparada, e naquelas condições... O avião vinha cheio e confesso que vínhamos um bocado assustados na viagem, contou um dos passageiros.
    Vítor Mesquita, técnico de manutenção de aeronaves e secretário--geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos SITAVA), não ficou surpreendido. "Os pilotos têm formação que lhes permite fazer muita coisa, mas tenho a certeza de que não mexem na parte mecânica. Só pode ter sido uma questão de mau contato e a informação não chegava ao cockpit, acontece em países quentes e umidos. Se o piloto trouxe o avião é porque não havia risco. Hoje em dia não se brinca e fica tudo registrado."
    Quanto à chave de fendas, que vemos na foto o piloto usar, terá sido para abrir os "fechos rápidos do reator". "Às vezes até usamos moedas de 5 cêntimos", disse.
    TAP GARANTE QUE "TRIPULAÇÃO ESTÁ HABILITADA A RESOLVER ESTES CASOS" - A TAP confirmou ontem que foram os pilotos que repararam o problema técnico detectado em Bissau. De acordo com Isabel Palma, Relações Públicas da companhia , "A segurança nunca esteve em questão". "Efetivamente, houve uma situação pontual que aconteceu em Bissau. A tripulação técnica está habilitada a resolver estes casos e, em estreita colaboração com o centro de manutenção em Lisboa, o problema ficou resolvido", afirmou a porta-voz, revelando que "a TAP não tem pessoal de manutenção próprio em Bissau". Isabel Palma não revelou qual foi corretamente a avaria: "Foi uma situação isolada, a que eu nem chamo avaria. Se fosse grave, seria diferente. A segurança é prioritária."
    ESPECIALISTA ESTRANHA A SITUAÇÃO - Sousa Monteiro, comandante sênior reformado da TAP, estranha a situação. "Qualquer avaria num reator de um avião, após detectada e registrada na caderneta técnica, precisa de alguém legalmente certificado que, depois de solucionada a avaria, volte a considerar o avião apto para o próximo vôo. Estas funções estão cometidas a quem possui Licença de Técnico de Manutenção de Aeronaves e não aos pilotos".

    Aeroblog (15 de Julho de 2008)
     

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