Desastre nuclear de Fukushima/Japão Março 2011



Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Especialistas americanos temem um novo Chernobyl no Japão



Utilizar água do mar para esfriar um reator nuclear como estão fazendo os japoneses em sua usina de Fukushima, atingida pelo terremoto de sexta-feira passada, é "ato de desespero" que evoca a catástrofe de Chernobyl, estimaram especialistas americanos em energia atômica.

Vários técnicos, falando à imprensa em audioconferência, preveem, também, que o acidente nuclear possa afetar a reativação deste setor energético em vários países. "A situação tornou-se tão crítica que não tem mais, ao que parece, a capacidade de fazer ingressar água doce para resfriar o reator e estabilizá-lo, e agora, como recurso último e extremo, recorrem à agua do mar", disse Robert Alvarez, especialista em desarmamento nuclear do Instituto de Estudos Políticos de Washington.

O que acontece atualmente na central é uma perda total de alimentação dos sistemas de resfriamento, exterior e interior (asegurada neste caso por geradores a diesel). Esta falha total "é considerada extremamente improvável, mas é um tema de grande preocupação há décadas", explicou Ken Bergeron, físico que trabalha com simulações de acidentes em reatores. "Estamos num terreno desconhecido", precisou.

Os reatores de Fukushima foram paralisados, mas seu centro pode fundir-se se não for resfriado e começaria a fluir para o fundo do cilindro, o recinto de confinamento. "A estrutura de confinamento nesta central é certamente mais sólida que a de Chernobyl, mas muito menos que a de Three Mile Island, e só o futuro dirá" o que pode acontecer, disse Bergeron.

"No momento, estamos diante de situação semelhante à de Chernobyl, onde foi tentado derramar areia e cimento" para cobrir o reator em fusão, explicou Peter Bradford, ex-diretor da Comissão de Vigilância Nuclear americana. "Se isto continuar, se não for controlado, vamos passar para uma fusão parcial do centro (do reator) a uma fusão completa. Será um desastre total", disse por sua vez Joseph Cirincione, chefe da Ploughshares Fund, em entrevista ao canal CNN.

Cirincione reprovou às autoridades japonesas o fato de oferecerem informações parciais e contraditórias sobre a situação na central de Fukushima. A presença de césio na atmosfera depois de a central ter lançado o vapor excedente indica que uma fusão parcial está em curso, segundo o especialista.

Para Bradford, esta situação representa "um grave revés para o pretendido relançamento" do setor nuclear em vários países. "A imagem de uma central nuclear explodindo diante de seus olhos na televisão é um prelúdio", destacou. Mas, para o porta-voz da Associação nuclear mundial, Ian Hore-Lacy, os riscos de fusão ou de explosão do reator "diminuem à medida que o tempo passa e que o combustível nuclear esfria".
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Japão: decretado estado de emergência em segunda central nuclear


As autoridades japonesas decretaram estado de emergência numa segunda central nuclear, a de Onagawa (nordeste) também afectada pelo forte terramoto de sexta-feira, anunciou este domingo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

"As autoridades japonesas informaram à AIEA que o primeiro estado de emergência (o nível mais baixo) na central de Onagawa foi registado pela Tohoku Electric Power Company", explicou a agência da ONU, com sede em Viena.

Os três reactores da central de Onagawa "estão sob controlo", segundo as autoridades japonesas, precisou a AIEA. De acordo com a regulamentação japonesa, "o alerta foi declarado depois dos níveis de radioactividade registrados superarem os níveis autorizados na zona próxima à central", explicou la AIEA.

"As autoridades japonesas tentam determinar qual é a fonte das radiações", acrescentou a agência.

Para além dos problemas nas centrais nucleares, a Agência Meteorológica do Japão advertiu que existe um risco elevado de ocorrer uma réplica de magnitude 7 ou superior até à manhã de quarta-feira.

"Existe 70% de possibilidade disso" nos três próximos dias, de 13 a 16 de Março, declarou o director de previsão sísmica da agência, Takashi Yokota, citado pela imprensa.

Fonte:
@SAPO/AFP
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

A única coisa que parece clara é que o complexo Fukushima I está a morrer. A especulação sugere que o combustível do reactor 3 é diferente dos reactores 1 e 2.

«Reactor 1 - shut down, under inspection because of Saturday's explosion, sea water and boric acid being pumped in

Reactor 2 - water level "lower than normal", but stable

Reactor 3 - high pressure coolant injection was "interrupted"; but injection of sea water and boric acid were under way.

Instead, what does appear to have happened with the reactors is that portions of the core have been exposed for short periods to the air, as coolant levels fell too low.

If these periods are long enough, some melting will take place.

There is also potential for the cladding around the fuel rods to catch fire - a process that could have led to the hydrogen build-up - although the fires would be extinguished again once enough coolant arrived.

In the meantime, there have been suggestions that an incident at reactor 3 would inherently be more dangerous than at reactors 1 and 2 because it burns "mixed oxide fuel" (MOX) containing plutonium.

Plutonium is produced during nuclear fission, so is present in all reactor cores - the longer the fuel has been there, the more plutonium will be present, up to about 1%.

In some countries, spent fuel rods are re-processed and the plutonium set to one side.

However, Japan - in an attempt to be more frugal with a valuable resource - has a programme that mixes the plutonium coming out of the re-processing facility back into new fuel rods that also contain uranium. This is MOX fuel.

So, reactor 3 fuel rods will contain more plutonium than those in reactor 1.

But this would only become an issue if there were an explosion or a catastrophic meltdown. The radioactive release so far has been of much lighter fission products and of short-lived nuclei generated in cooling water, which are identical no matter which fuel is used.»
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Complicou-se mais um pouco a situação...


3gn2gjzgbf9k6ovcevhme2n.jpg

Foto: Reuters


Japão: nova explosão na central nuclear de Fukushima

O prédio do reactor três da central nuclear de Fukushima explodiu nesta segunda-feira, mas a possibilidade de libertação de substâncias radioactivas é "rara", declarou o porta-voz do governo japonês Yukio Edano.

Duas explosões foram registadas no prédio do reator 3 do complexo de Fukushima 1, confirmou a companhia Tokyo Electric Power Co. (Tepco).


As explosões no prédio do reactor 3 deixaram nove feridos, incluindo seis militares, segundo a agência Jiji Press.

A Agência de Segurança Nuclear informou que as explosões podem ter sido causadas por hidrogénio.

Uma explosão similar atingiu o reactor número 1 no sábado, deixando um morto e onze feridos, um dia depois do terramoto seguido de tsunami que devastou a região nordeste do Japão.

Os problemas na central nuclear de Fukushima começaram quando o tsunami que atingiu a região interrompeu o fornecimento de energia ao complexo.

Os geradores de emergência não funcionaram e o sistema de refrigeração ficou paralisado, provocando super aquecimento e a elevação dos níveis de radiação, até a explosão dos prédios dos reactores 1 e 3.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, admitiu que a situação em Fukushima 1 é "alarmante", horas após o governo reconhecer que pode haver um processo de fusão nos núcleos dos reactores 1 e 3 da central nuclear, situada 250 km a nordeste de Tóquio.

"Pensamos ser altamente provável que se tenha desencadeado uma fusão", explicou o porta-voz Yukio Edano.

Estado de emergência em Onagaw

As autoridades também decretaram o estado de emergência na central nuclear de Onagawa, "após o registo de níveis de radioactividade superiores aos autorizados", mas a situação já voltou ao normal, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Na central nuclear de Tokai, que também sofreu problemas no sistema de refrigeração, as bombas auxiliares funcionavam bem e estavam a arrefecer o reactor.

Segundo as Nações Unidas, pelo menos 210 mil pessoas foram retiradas da zona das centrais nucleares de Fukushima.

O número oficial de vítimas do terramoto e do tsunami é de 688 mortos, 642 desaparecidos e 1.570 feridos, mas cerca de 10 mil pessoas podem ter perdido a vida em Miyagi, a zona mais próxima ao epicentro, declarou o chefe da polícia local, Naoto Takeuchi.

SAPO/AFP
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Uma barra de combustível chegou a estar completamente exposta (sem água para a arrefecer) durante algum tempo.

Fukushima No. 2 reactor's fuel rods fully exposed, melting feared
Fuel rods at the quake-hit Fukushima No. 1 nuclear power plant's No. 2 reactor were fully exposed at one point after its cooling functions failed, the plant operator said Monday, indicating the critical situation of the reactor's core beginning to melt due to overheating.

The rods were exposed as a fire pump to pour seawater into the reactor to cool it down ran out of fuel, Tokyo Electric Power Co. said. The firm had reported the loss of cooling functions as an emergency to the government.

TEPCO said water levels later recovered to cover 30 centimeters in the lower parts of the fuel rods.

The seawater injection operation started at 4:34 p.m., but water levels in the No. 2 reactor have since fallen sharply with only one out of five fire pumps working. The other four were feared to have been damaged by a blast that occurred in the morning at the nearby No. 3 reactor.

The utility firm said a hydrogen explosion at the nearby No. 3 reactor that occurred Monday morning may have caused a glitch in the cooling system of the No. 2 reactor.

Similar cooling down efforts have been taken at the plant's No. 1 and No. 3 reactors and explosions occurred at both reactors in the process, blowing away the roofs and walls of the buildings that house the reactors.

It is feared that the No. 2 reactor will follow the same path. To prevent a possible hydrogen explosion at the No. 2 reactor, TEPCO said it will look into opening a hole in the wall of the building that houses the reactor to release hydrogen.

The company has also begun work to depressurize the containment vessel of the No. 2 reactor by releasing radioactive steam, the government's Nuclear and Industrial Safety Agency said. Such a step is necessary to prevent the vessel from sustaining damage and losing its critical containment function.

With only one fire pump working, TEPCO is placing priority on injecting water into the No. 2 reactor, although both the No. 1 and No. 3 reactors still need coolant water injections, according to the agency.

The blast earlier in the day injured 11 people but the reactor's containment vessel was not damaged, with the government dismissing the possibility of a large amount of radioactive material being dispersed, as radiation levels did not jump after the explosion.

TEPCO said seven workers at the site and four members of the Self-Defense Forces were injured. Of the 11, two were found to have been exposed to radiation and are receiving treatment.

Since the magnitude 9.0 quake hit northeastern Japan last Friday, some reactors at the Fukushima No. 1 plant have lost their cooling functions, leading to brief rises in radiation levels.

As a result, the cores of the No. 1 and No. 3 reactors have partially melted.

The government ordered residents within a 20-kilometer radius of the plant to evacuate Saturday in the wake of the initial blast at the plant's No. 1 reactor. A total of 483 people are still attempting to leave the area, according to the nuclear agency.

The agency ruled out the possibility of broadening the area subject to the evacuation order for now.

==Kyodo
http://english.kyodonews.jp/news/2011/03/77870.html
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Quando o maior lobby do nuclear - os franceses da AREVA - coloca o acidente num grau imediatamente anterior ao de Chernobyl - mesmo que isso signifique um grande revés na expansão do negócio - provavelmente estamos apenas à espera da explosão final dos reactores e da subsequente declaração de mais um deserto nuclear...

Eles tem bastante experiência nomeadamente porque enfrentam problemas recorrentes nas centrais francesas durante o verão quando a água dos rios deixa se utilizável nos circuitos de arrefecimento das centrais.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Imagem aérea da central nuclear Fukushima I, o fumo é do edifício do reactor (nº3) que explodiu hoje, uma explosão mais intensa que a do outro reactor (nº1) no sábado.

cenwa.jpg


centralk.jpg


(c) Digitalglobe
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Deve ter sido no reactor nº2, na foto aérea que coloquei mais acima é o edifício intacto entre os dois danificados. Era temida esta explosão no nº2, hoje tinham informado que iriam abrir um buraco no topo para libertar hidrogénio, mas pelos vistos não correu bem. Está cada vez mais complicada a situação.

reas.jpg




O NYTimes tem umas animações interactivas que ajudam a perceber a situação:
http://www.nytimes.com/interactive/...plosion-at-the-japanese-reactor.html?ref=asia
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Fourth reactor at damaged Fukushima plant is on fire - AP
Japan's prime minister says radiation has leaked from damaged reactor; asks those within 20km to evacuate - Kyodo
Radiation measured at 400 times annual legal limit near No. 3 Fukushima reactor - Kyodo



The crisis at the quake-hit Fukushima No. 1 nuclear plant reached a critical phase Tuesday with radiation feared to have leaked after apparent hydrogen blasts at two more reactors, triggering growing fears of widespread contamination.

Prime Minister Naoto Kan urged people living between 20 and 30 kilometers of the plant to stay indoors, after radiation equivalent to 400 times the level to which people can safely be exposed in one year was detected near the No. 3 reactor in the plant.

Residents within a 20-km radius have already been ordered to vacate the area following Saturday's hydrogen blast at the plant's No. 1 reactor.

''The danger of further radiation leaks (from the plant) is increasing.'' Kan warned the public at a press conference, while asking people to ''act calmly.''

Chief Cabinet Secretary Yukio Edano said the high radiation level detected at 10:22 a.m. after the explosions at the No. 2 and No. 4 reactors ''would certainly have negative effects on the human body.''

The plant operator Tokyo Electric Power Co. said the problem could develop into a critical ''meltdown'' situation after part of the No. 2 reactor's container vessel was damaged following the apparent hydrogen explosion at 6:10 a.m.

TEPCO ordered some workers at the site to temporarily evacuate the area, but the utility has been continuing operations to pour seawater into the troubled No. 2 reactor to prevent overheating and further damage to its container.

The possibility of a meltdown, in which fuel rods melt and are destroyed, ''cannot be ruled out'' as the fuel rods have been damaged, the utility said.

Also, a fire occurred around 9:40 a.m. at the plant's No. 4 reactor, where spent nuclear fuels are stored, but it was extinguished later, according to TEPCO. Edano said it was likely caused by another hydrogen explosion.

The nuclear agency said the explosion at the No. 2 reactor may have damaged the ''suppression chamber,'' a facility connected to the reactor's container which is designed to cool down radiation steam and lower the pressure in the reactor. It said a sharp decline in the pressure level of the chamber suggests damage.

Given that the building that houses the No. 2 reactor has already been damaged by Monday's hydrogen blast at the neighboring No. 3 reactor, a spread of radiation outside the plant has become a serious threat, experts say.

In Ibaraki Prefecture, just south of Fukushima, an amount of radiation up to about 100 times the usual level was measured Tuesday morning. In Kanagawa Prefecture, southwest of Tokyo, radiation of up to nine times the normal level was also briefly detected.

The Tokyo metropolitan government also said it has detected a small amount of radioactive materials such as iodine and cesium in the air of the metropolis.

The wind was blowing from north to south when the incidents occurred at the Fukushima plant.

The cores of the No. 1, No. 2 and No. 3 reactors at the plant are believed to have partially melted following Friday's magnitude 9.0 earthquake that hit northeastern and eastern Japan.

The country's biggest recorded quake, which is also one of the largest in global history, caused the three reactors, which were all operating at the time, to automatically shut down. The No. 4 reactor and two others at the plant were not then in service.

Earlier in the day, the government and TEPCO set up an integrated headquarters, headed by Kan, to tackle the nuclear crisis.

''A worrisome situation remains but I hope to take the lead in overcoming this crisis,'' Kan said of the nuclear power plant. ''I will take all measures so that damage will not expand.''

At the headquarters set up at the TEPCO head office, Kan confronted TEPCO officials about their delay in reporting an earlier blast.

The development follows hydrogen blasts at both of the plant's No. 1 and No. 3 reactors on Saturday and Monday.

The cooling system for the No. 2 reactor broke down on Monday, causing water levels to rapidly fall and fully exposing its fuel rods for several hours.

As of 6:28 a.m., the water level had recovered to cover about 1.2 meters of the fuel rods, about one-third of their height, TEPCO said.

Meanwhile, the No. 4 reactor of TEPCO's Fukushima No. 2 nuclear plant, which is adjacent to the No. 1 plant, has successfully cooled down, meaning the plant no longer has a reactor in an emergency situation after three of its four reactors were once in that state after the quake, the firm said.

Japan has asked the United States to provide more cooling equipment to help deal with the crisis, Gregory Jaczko, chairman of the U.S. Nuclear Regulatory Commission, said in Washington. The NRC has already sent two technological experts and is fully supporting Japanese efforts, he said.
http://english.kyodonews.jp/news/2011/03/78123.html
 
Editado por um moderador:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Está extremamente grave a situação.

As autoridades já admitem fuga da radiação.

Os ventos sopram precisamente de norte para sul, e agora rodam para dentro do país, o que vai levar a radiação para Tóquio.

Tóquio encontra-se a 200km. Os americanos que tinham helicópteros a voar a 100-150km tiveram que descontaminar os pilotos que apresentavam radiação nas suas roupas e pele. (notícias no Público ou na BBC)

Em Tóquio já está a ser detectada radiação de iodo e césio radioactivo.
O que vão fazer? Evacuar a cidade? Dar comprimidos de iodo a toda a gente?

Notícias da Rússia indicam que a cidade de Vladivostok já detectou níveis elevados de radioactidade, e está a 600km a noroeste. Entretanto um terceiro reactor explodiu esta manhã. Está muito grave a situação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Radioactividade libertada para atmosfera após incêndio na central de Fukushima
Exposto a partir 100 millisieverts o corpo humano regista um aumento do número de cancros, de acordo com observações médicas.

O incêndio no reactor 4 da central nuclear Fukushima 1, a nordeste de Tóquio, libertou substâncias radioactivas para a atmosfera, anunciou hoje, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), segundo a AFP.

"As autoridades japonesas informaram hoje a AIEA às 04:50 (03:50 em Lisboa) que o tanque do combustível usado no reactor nuclear 4 da Fukushima Daiichi estava a arder libertando radioactividade directamente para a atmosfera", referiu a agência em comunicado.

O incêndio no reactor 4 está "aparentemente extinto", segundo diversos "media" japoneses.

"O incêndio registado no quarto andar do reactor 4 está aparentemente extinto", noticiou a agência Jiji.

As autoridades japonesas também informaram a AIEA que se tinha registado uma explosão pelas 06:20 (05:20 em Lisboa) no reactor 2 da mesma central nuclear, que terá talvez sido provocado por hidrogénio, segundo a agência.

"Taxas (de radioactividade) que chegaram a 400 millisieverts por hora foram registadas no local, adiantou a AIEA.

Exposto a partir 100 millisieverts o corpo humano regista um aumento do número de cancros, de acordo com observações médicas.

A AIEA "procura obter informações suplementares sobre a situação, continua em contacto com as autoridades japonesas e acompanha" o desenrolar dos acontecimentos.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, anunciou hoje que o nível de radiações tinha "aumentado consideravelmente" na central nuclear de Fukushima nº1.

Kan apelou às pessoas que vivem num raio de 30 quilómetros em redor da central, danificada pelo sismo de sexta-feira, para ficarem fechadas em casa.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=473337
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Está extremamente grave a situação.

As autoridades já admitem fuga da radiação.

Os ventos sopram precisamente de norte para sul, e agora rodam para dentro do país, o que vai levar a radiação para Tóquio.

Tóquio encontra-se a 200km. Os americanos que tinham helicópteros a voar a 100-150km tiveram que descontaminar os pilotos que apresentavam radiação nas suas roupas e pele. (notícias no Público ou na BBC)

Em Tóquio já está a ser detectada radiação de iodo e césio radioactivo.
O que vão fazer? Evacuar a cidade? Dar comprimidos de iodo a toda a gente?

Notícias da Rússia indicam que a cidade de Vladivostok já detectou níveis elevados de radioactidade, e está a 600km a noroeste. Entretanto um terceiro reactor explodiu esta manhã. Está muito grave a situação.

Puts agora fiquei com medo, se a estçao de Vkadisvostok ja registrou radiaçao entao aqui em minha cidade o nivel de radiaçao esta alto tambem.

E no mercado nao se encontra agua, eu tenho uma duvida alguem sabe se e perigoso tomar agua da torneira essas horas ?

Outra opçao e buscar agua na bica, alguem sabe se a agua da bica pode tar contaminada ?

Esta a começar a chuver alguem sabe se a chuva contamina a agua do subsolo ?

:(
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Puts agora fiquei com medo, se a estçao de Vkadisvostok ja registrou radiaçao entao aqui em minha cidade o nivel de radiaçao esta alto tambem.

E no mercado nao se encontra agua, eu tenho uma duvida alguem sabe se e perigoso tomar agua da torneira essas horas ?

Outra opçao e buscar agua na bica, alguem sabe se a agua da bica pode tar contaminada ?

Esta a começar a chuver alguem sabe se a chuva contamina a agua do subsolo ?

:(


Existem todas essas possibilidades claro, :confused::confused: De onde vem a da bica e tipo de tratamento tem a da torneira...

Claro que entre todas a mais provável para já em estar já com contaminação é a chuva... Mas só medindo valores no local. Estamos no século XXI... E não sei que medidas irá um país como o Japão hoje ou amanha tomar... É um pais com 127 Milhões, Óbvio que não se podem evacuar... E mesmo abastecer com agua vinda de fora...

Eu não sei se alguma dessas agua já apresenta níveis de radiação, mas a da chuva...

E depois há a possibilidade da situação ser pior que a anunciada pelo governo Nipónico...