1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Descontruir a Lady Gaga: Uma Nova Perspectiva

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 28 Mai 2011 às 20:39.

1. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Hoje tanto se fala em terrorismo, mas o terrorismo de diversos modos sempre existiu. A pirataria, os bárbaros, os saqueadores, hunos e etc etc. Mas o exemplo mais evidente são os piratas, hoje ainda os há, mas são tanto do ar como de terra mas por outros motivos.

2. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    David,

aposto contigo como 99% das pessoas não sabe «patavina» do que aqui estou a escrever. Eu sei porque tenho pessoas de Antropologia e de Filosofia na família, tenho um familiar que faz parte da Fraternidade Rosa-Cruz, outro está ligado à Maçonaria... e como me interesso muito por História e Mitologia, acabo por perceber algum significado de alguns do símbolos utilizados, embora este videoclip, em parte, tenha descodificado graças a informação recolhida na net nos tempos livres. Mas 99% das pessoas que vêem este vídeo vão lá reparar que o triângulo invertido tem um significado esotérico, ou que há alusões ao filme Metropólis, ao 1984 ou ao Brave New World! Para as massas isto é um vídeoclip de ficção científica, tipo Guerra das Estrelas, com a Gaga pelo meio a dançar em soutien e cuecas. :lmao:

Agora, um segundo ponto. Quem define o tema dos vídeos musicais, quem escreve ou altera as letras, quem realiza, esses não dão a cara! Não sei, mas acham que a Gaga tinha cabeça para preparar um videoclip tão complexo? Eu não. Quem define isto tudo é gente dentro da indústria discográfica que não dá a cara, são os realizadores, directores artísticos, produtores, etc.

3. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Só não entendo no que é que isso influencia as pessoas, na medida em que elas simplesmente não entendem nada da mensagem, a não ser que tenham um curso de esoterismo. A não ser que o nosso cérebro, discretamente e sem que nos apercebamos consiga descodificar tudo o que lá está e ficar tudo manipulado e com valores trocados.

Isto é como por um campónio a tentar pilotar um avião ao pé de um piloto.

4. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Terás de ir acompanhando o tópico para perceber. Só agora começou. Ainda faltarão muitas semanas para chegar ao fim, tenho aulas, não posso estar aqui todos os dias a escrever informação, confirmar dados, etc.

EDIT: entretanto, leiam o 1984, o Brave New World e vejam o Metropolis.

5. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Fico à espera dos próximos capítulos, mas contínuo a achar que o objectivo do videoclip é criar essa aura de misticismo à volta da Lady Gaga, provavelmente já sabiam que algumas pessoas o iriam interpretar da maneira como tu estás a fazer, e uma polémica destas só aumenta a sua popularidade. As pessoas mais informadas, uma classe mais alta que não se interessaria nada pelo seu trabalho, está agora a rever atentamente todos os seus vídeos, à procura de algo oculto.

6. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Como verão adiante, para perceber parte do videoclip «Born This Way» e a sua mensagem, bem como muitos videoclips e capas de singles e discos da música pop das últimas décadas, é fundamental ver, e acima de tudo, perceber o filme Metrópolis, de Fritz Lang.

E graças ao You Tube, eis a versão original dos anos 20 :thumbsup:
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=0IBA0UO-PCE&feature=related"]YouTube - ‪Fritz Lang's Metropolis 1/14 - Directors Cut‬‏[/ame]

É um dos meus filmes favoritos de sempre. Recomendo :thumbsup:

#21 frederico, 29 Mai 2011 às 01:05
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  7. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Quase todos os cantores que tiveram algum sucesso sofrem de imensas teorias de conspiração.

Os exemplos mais espampanantes são o dos Beatles o Elvis a Madonna e agora é esta coitada.

Havia até um cd dos Beatles que se dizia que posto a tocar ao contrário invocava o diabo. Coisa de doidos, isto faz lembrar os crashs financeiros e os malditos dos boatos que põem as multidões em pânico e depois acontece o que acontece. O que a inveja faz :shocking:.

8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Os Queen têm um videoclip muito parecido com esses cenários de Metropolis. Curiosamente Radio... GaGa.

9. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Este caso é diferente. Já não é a primeira vez que ela faz um videoclip a usar certo tipo de simbologia. Depois, quem trabalha com ela (realizadores, fotógrafos, etc.), noutros trabalhos do passado para exposições de fotografia, cinema, etc., já usaram também essa simbologia. Ela estava à espera do quê?

10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    É uma perspectiva completamente diferente sim.
    Faço parte desses 99% de pessoas (talvez 99,99...) que nunca pensou nisso.
    Talvez por não conhecer os seus videoclips.

Não sou particularmente fã de cantora, mas também não desgosto.
    É uma música que se houve bastante bem. Não mudo de estação de rádio por isso.

Quanto ao seu sucesso, é inegável, e os seus concertos são alvo das melhores criticas. Nunca assisti a um espectáculo dela, mas a sua brutal presença em palco corre de boca em boca.

A sua extravagância encaixa perfeitamente no estilo que encarnou. E se faz furor com isso, ainda bem.

Mas estou curioso em relação aos próximos capítulos. No entanto, não vejo como é que é tudo isto pode ser uma influência perigosa, se essa mensagem codificada passa completamente despercebida aos milhões de fãs de Lady Gaga.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Mas pronto, defenda o que defenda o que queiram transmitir não deve ser nada de apocalíptico, e se calhar nem se sabe se a mensagem chega ao receptor. Ela canta para as minorias, que afinal não são assim tão minorias, foi uma boa estratégia de mercado. Tem um discurso de paz amor e sê quem és não te deixes manipular pela sociedade (de repente parece que voltamos ao tempo dos hippies nos 60), algo assim é bem vista claro, quando ainda se vive de uma certa forma num mundo homofóbico, xenófobo e racista.

P.S- Uma vez li num livro de ovnilogia, que nos anos 50 e 60 que se andava a tentar introduzir uma mensagem encriptada nas emissões de televisão uma mensagem oculta, que estaria sempre a passar, mas de uma forma tão rápida que o nosso cérebros apanhava mas nós não porque não víamos. Não sei se isso chegou a ir avante se ficou pelos testes.

12. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Se fossem só os Queen...

Por exemplo, o videoclip Express Yourself, da Madonna, é uma homenagem ao Metropolis e foi totalmente inspirado no filme. A decisão de fazer este videoclip partiu do realizador... Por acaso, a Lady Gaga foi acusada de copiar a melodia e a mensagem da Express Yourself para a Born This Way... e por acaso, a Lady Gaga também faz uma alusão ao Metropolis no videoclip da Born This Way.

Aqui nesta imagem, uma alusão ao Metropolis, feita pela Lady Gaga, num dos seus concertos:

E aqui, uma imagem do videoclip Born This Way, que faz uma alusão a uma cena do Metropolis:

A criação do humanóide:

Reparem na cena na estrela de David, na parede. Mais simbologia :D Bem, agora poderia começar a falar de alquimia, cabala, golem, homuncúlo, a propósito desta cena. Fica para outro dia.

Fiquem a pensar: por que razão um filme, desconhecido pelas actuais gerações, tem uma influência tão grande na música pop?

#27 frederico, 29 Mai 2011 às 01:30
  13. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Antes de ir dormir...

Janelle Monáe

Cartazes do Metropolis

14. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Bem fui ver o videoclip dos Queen, e já não o via há anos, e para além da claríssima influência do Metropolis, tem uma mensagem oculta para a população, um aviso:

Curiosamente, a Lady Gaga foi buscar o nome a esta música do Queen. Sabiam?

Mas que aviso? Que mensagem? Não direi. Perceberão se acompanharem o tópico, e se depois forem rever o videoclip.

#29 frederico, 29 Mai 2011 às 01:50
  15. hurricane

hurricane
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2007
    Local:
    Bruxelas, Bélgica
    Uma ultima abordagem hoje! apesar de tudo fiquei curioso com o que se foi publicando e ja conhecia o filme mas nunca o vi e tenho bastante curiosidade!

Em relaçao à questao que se colocou sobre quem faz os videoclips de Lady Gaga nao é a industria discografica mas ela que os faz! Todos os videoclips sao pensados por ela mas claro que com produtores, como ela chama Haus of Gaga. ou seja, ela com um conjunto de pessoas que basicamente faz mexer o conceito Lady Gaga.

E uma vez que este tema tambem se refere a ela peço se me posso juntar tambem ok? Eu sou mesmo muito fã dela e por isso tenho imensos conhecimentos em relaçao a ela. mas continua a ser céptico em relaçao ao controlo das mentes peço desculpa, mas concordo com a questao da sociedade se estar a tornar cada vez mesmo culta e a dar menos valor aos sentimentos.

Partilhar esta Página