Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Previsões pouco animadoras. A estação chuvosa seria novamente fraquita. Depois de um ano climático com défice de precipitação, outro igual não vinha nada a calhar. Pode ser que essas previsões não se concretizem.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O tópico levou uma grande limpeza. Muitas coisas foram movidas para outros como o do Verão. Bastantes mensagens já tinham sido movidas para aqui por violarem as regras do tópico das Previsões e Alertas, só que foram movidas para este por engano, era para ser o do Verão. Agradece-se que todos ajudem a manter a discussão on topic, nem sempre é possível obviamente, conversa puxa conversa, começa numa previsão, vai para as temperaturas, passa pelo vento e o Verão, chega à corrente do golfo e vai parar sabe-se lá aonde. Mas agradece-se que todos se esforcem em fazer o melhor possível quanto a isto.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já tinha aqui dito que fujo das previsões sazonais, mais ou menos como um gato foge de um cão :D

Então depois dos últimos episódios ainda mais... vejam se ninguém da comunicação social vem a este tópico e resolve divulgar as previsões aqui expostas como sendo do IM, uma vez que o site tem o titulo "meteo" no seu nome... :disgust:

Eu tenho um palpite e é mero palpite! Que o Outono vai começar quente e o Inverno este ano, será rigoroso ( a lembrar 2006 e 2007). Mas isto é tipo "bet and win" rapaziada, o meu palpite é apenas um palpite, baseado na análise do ano mas com critérios que basicamente "inventei na minha cabeça"...

De meteolouco adivinho todos temos um pouquinho (para rimar...)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Previsão Outono 2008 (Algarve)

Vamos ter um Outono ameno e com precipitação abaixo da média, de referir um Setembro com temperaturas acima da média, um Outubro na média mas seco, um Novembro na média ou ligeiramente acima da média em termos de temperatura e precipitação normal ou acima da média.


Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação normal ou abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.5ºC e os 1.0ºC

Precipitação: 5 mm e os 30 mm


Outubro: Mês com temperaturas normais e precipitação abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre os -0.5ºC e os 0.5ºC.

Precipitação: 20 mm e os 40 mm


Novembro: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação na média ou acima principalmente na 2ª quinzena de Novembro..

Temperaturas: anomalia entre 0.3ºC e os 0.9ºC

Precipitação: 60 mm e os 100 mm
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quanto a desejos, para mim não haveria melhor do que um Outono morno, extremamente chuvoso e com algum fogo de artificio daquele que não é preciso ir apanhar as canas.
Quanto a frio, que viesse sim, mas em alturas em que pudesse ser bem vivido.
Que tal nos fins-de-semana prolongados de 1 e 8 de Dezembro? Sempre daria para ir passear, caso nevasse. :D

Agora ao nível de previsão, tirando o início do Outono, tudo aponta para uma secura generalizada, não é verdade? Esperemos que não.
É que os nossas terras e rios andam a precisar de uma limpeza a fundo.
Já tenho saudades de ver os campos Ribatejanos debaixo de água.:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Infelizmente o cenáro para os proximos meses não são nada optimistas ..
Um setembro mais chuvoso do que o normal no Norte e Centro ...
Um outubro mais chuvoso que o normal mas cada vez vai-se aproximando mais do normal ...
Um Novembro que é o mais tem vindo a ter desvios em relação ao previsto, ou dizendo que é mais chuvoso ora mais seco do que o normal ..
E depois ... bem depois ... é a secura total ... !!

Meu parecer:
Penso que os proximos meses estarão dentro dos valores normais ( Setembro a Novembro ) e depois serão meses extremamente secos até á Primavera com exepção da região Norte !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É impressão minha ou os modelos ainda dão mais frio para os próximos meses dado que a La Nina permanece mais do que aquilo que se esperava .....
Em relação á precipitação a ordem parece ser para tirar e assim parece que:

Setembro/Outubro/Novembro --- é para tirar
Dezembro/Janeiro/Fevereiro -- colocar alguma ...

Parece que neste momento os modelos estão a ficar algo indecisos mas parece que os meses tendem para a normalidade sem haver nem muito chuvoso nem muito seco .. mas que me parece que vai haver mudanças nos proximos 15 dias !!

Em aposto num Outono/Inverno seco mas não excessivamente seco, contudo o tempo é para gelar e a precipitação ligeiramente abaixo da média !!

glbPrecMonNorm.gif



euT2mMon.gif
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
É impressão minha ou os modelos ainda dão mais frio para os próximos meses dado que a La Nina permanece mais do que aquilo que se esperava .....
Em relação á precipitação a ordem parece ser para tirar e assim parece que:

Setembro/Outubro/Novembro --- é para tirar
Dezembro/Janeiro/Fevereiro -- colocar alguma ...

Parece que neste momento os modelos estão a ficar algo indecisos mas parece que os meses tendem para a normalidade sem haver nem muito chuvoso nem muito seco .. mas que me parece que vai haver mudanças nos proximos 15 dias !!

Em aposto num Outono/Inverno seco mas não excessivamente seco, contudo o tempo é para gelar e a precipitação ligeiramente abaixo da média !!


A actividade solar não tem ocorrido como previsto. Seria de prever um aumento progressivo do nº de manchas solares (novo ciclo) coincidindo com o fim de La Niña!

Mas a verdade é que a nossa estrela se está atrasando um pouco, pois
de momento o Sol não apresenta manchas!

Ver:

http://www.spaceweather.com/

Ver Última (em Maio de 2008):

http://www.spaceweather.com/images2...lank.gif?PHPSESSID=1o6jnl3lqtp37dlbd1975i69a3


Quanto às previsões de Outono/Inverno, parece-me que o Inverno vai ser um pouco mais seco e portanto, mais frio, o que é normal!

Ps: Sei que o Inverno este ano foi também algo seco, embora mais quente que o normal, mas é raro tal acontecer. Normalmente associo tempo seco de Inverno a situações estacionarias de anticiclones estacionados desde a Península Ibérica à Escandinávia com circulação de ar mais frio.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A actividade solar não tem ocorrido como previsto. Seria de prever um aumento progressivo do nº de manchas solares (novo ciclo) coincidindo com o fim de La Ninã!

Mas a verdade é que a nossa estrela se está atrasando um pouco, pois
de momento o Sol não apresenta manchas!

Ver:

http://www.spaceweather.com/

Ver Última:

http://www.spaceweather.com/images2...lank.gif?PHPSESSID=1o6jnl3lqtp37dlbd1975i69a3


Quanto às previsões de Outono/Inverno, parece-me que o Inverno vai ser um pouco mais seco e portanto, mais frio, o que é normal!

Ps: Sei que o Inverno este ano foi também algo seco, embora mais quente que o normal, mas é raro tal acontecer. Normalmente associo tempo seco de Inverno a situações estacionarias de anticiclones estacionados desde a Península Ibérica à Escandinávia com circulação de ar mais frio.






Mas houve um senão, e é o pior que pode acontecer para haver fracas condições de precipitação, e aconteceu em 2005. O anticiclone localizado a oeste de Irlanda ou a sudoeste da propria, e aì bloqueia tudo, e esteve ai localizado 2 meses e 3 semanas.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Ps: Sei que o Inverno este ano foi também algo seco, embora mais quente que o normal, mas é raro tal acontecer. Normalmente associo tempo seco de Inverno a situações estacionarias de anticiclones estacionados desde a Península Ibérica à Escandinávia com circulação de ar mais frio.

Pelo menos aqui na região, tivemos um período seco que coincidiu essencialmente com os meses de Outubro, Novembro e Dezembro e os dois últimos meses apresentaram efectivamente anomalia negativa ao nível da temperatura.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
peço desculpa mas para mim anomalias entre -0.5 e +0.5 sao temperaturas normais ou seja dentro da media.
as manchas solares q influencia teem no nosso inverno?

Exactamente, anomalias entre -0.5ºC e +0.5ºC são perfeitamente normais, mesmo admitindo desvios em escalas menores.

As manchas solares, não interferem nas condições meteorológicas, mas fazem parte dos factores externos (cosmológicos) para o condicionamento do clima na Terra! Esses ciclos solares mais ou menos regulares, de maior ou menor actividade (nº de manchas solares) estão muito bem estudados (Milankovich) e registados e contabilizados há séculos (Galileu)!

Constata-se que recebemos mais radiação solar nos periodos onde o Sol apresenta mais manchas solares. E como tal, influencia directamente o clima do planeta, à semelhança dos gases efeito estufa ou da maior ou menor inclinação da Terra, cada um da sua maneira e à sua escala.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Pelo menos aqui na região, tivemos um período seco que coincidiu essencialmente com os meses de Outubro, Novembro e Dezembro e os dois últimos meses apresentaram efectivamente anomalia negativa ao nível da temperatura.

Eu sei.. Mas referia-me aos meses de Inverno 2008, em especial aos meses de Janeiro e Fevereiro!