Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Das previsões do NCEP/CFS/Dr.Wanqiu Wang não tem havido alterações significativas. Sobre temperaturas mantem Junho abaixo da média, Julho na média ou ligeiramente acima da média (+0,5ºc), Agosto na média ou ligeiramente abaixo da média (-0,5ºC) e Setembro abaixo da média.
Quanto a precipitação Junho (talvez com excepção no norte) e Julho mais secos e Agosto e Setembro mais húmidos que a média.

euT2mMon.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

euPrecMon.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

O MetOffice já disponibilizou também o update de final de Maio, mas os mapas tem Portugal e boa parte da Europa em branco, julgo que significa indeterminado.

temp-2.gif

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

precip.gif

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

No entanto na descritica referem que a previsão é idêntica à anterior de Abril, e essa era mais quente que a do NCEP/CFS.

Summer 2008 forecast

Updated 29 May 2008
Background

The forecast for Summer 2008 has been derived using global forecasting models and statistical methods. It is important to be aware of subsequent updates when new information may change the forecast emphasis.

The main feature of Summer 2007 was the high rainfall experienced in many regions, especially during June and July. For parts of England and Wales, notably the Midlands, it was the wettest summer since the national and regional rainfall series began in 1914. Temperatures last summer were near the 1971-2000 average. However, against the background of warming climate, Summer 2007 was relatively cool – the coolest since 1998.

Forecasts are expressed as variations from 1971-2000 averages. Summer, in this context, is defined as the months of June, July and August. Seasonal trends affect quite large geographic areas, so the forecast for the UK is cast in the broader picture for Europe as a whole.
European forecast for Summer 2008

The outlook for Europe and the UK is similar to that issued last month.
Temperature and rainfall

For north-west Europe we continue to predict a slightly enhanced risk of more unsettled spells than usual with average or above-average rainfall. In contrast, rainfall is more likely to be below average over much of southern and eastern Europe. Mean summer temperatures are more likely to be above 1971-2000 averages over much of Europe, with the highest probabilities of warmer than average over Mediterranean regions.
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Verão 2008

O que espero:

Um Verão quente mas curto, isto é, semelhante ao Verão de 2007, mas sem o mês de Setembro que se espera algo mais chuvoso e fresco que o normal. E com um mês de Junho normal que nos parecerá algo descaracterizado.
Haverá ondas de calor, mas sem grande importância, não se atingindo recordes máximos de temperaturas.

Junho - Mês normal em relação às médias 1970-2000, pelo que teremos a sensação errada de um mês atípico, mais fresco que o normal.

Julho/Agosto - Meses quentes e secos, com temperaturas 0.5ºC acima da média. Em Castelo Branco atingir-se-á os 40 ou 41ºC.

Setembro - Precipitação superior ao normal, refrescando as temperaturas e dando a sensação de termos passado um Verão curto.

O que desejo:

- Como habitante de uma cidade quente do interior, espero que tenha temperaturas mínimas abaixo dos 20ºC para dormir bem e aliviar o stress do estio característico destas paragens.
- Que a temperatura máxima em Julho ou em Agosto ultrapasse os 42ºC.
- Que esteja calor em especial quando eu estiver de férias na praia.
- Que a humidade relativa do ar, não baixe dos 25% para que o risco de incendios não seja extremo.
- Que o Verão tenha temperaturas acima da média para que se mantenha a anomalia de +0.96ºC registada até ao fim de Maio em Castelo Branco, tendo por esperança que o Inverno seja muito mais frio que o normal por forma a compensar esta anomalia de quase 1ºC de média anual. É um fundamento estatístico apenas, porque seria extremamente raro manter ou ampliar esta anomalia até ao final de 2008.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fica aqui a previsão do IM para este verão:
Previsão Sazonal - Junho, Julho e Agosto

De acordo com os modelos meteorológicos utilizados pelo Instituto de Meteorologia, para previsão do estado do tempo a médio prazo, relativamente aos meses de Junho, Julho e Agosto, prevê-se para a precipitação total trimestral valores abaixo do normal para toda a região a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Para a temperatura média trimestral prevêem-se valores ligeiramente acima do normal para as regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Para os meses de Junho, Julho e Agosto a previsão aponta para a possibilidade de temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média, sendo que a subida de temperatura deverá ser mais acentuada nas regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Relativamente à precipitação, a previsão aponta para estes três meses um período mais seco do que a média dos últimos anos no território do Continente, existindo uma forte probabilidade de para a região Norte se poder vir a registar um Verão mais seco que o que se poderá verificar no espaço continental.

Recorda-se que a previsão sazonal, a três meses, é uma previsão probabilística, não sendo possível datar episódios extremos nem saber a sua duração.


Data: 5 de Junho de 2008
Autor: IM
http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/Prev_sazonal_Jun_Jul_Ago
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Fica aqui a previsão do IM para este verão:

Ás vezes penso... e apesar da nota final, fará sentido a divulgação destas previsões sazonais? As pessoas tendem a acreditar no que estão a ler, vindo de fontes oficiais. Ora, no entanto, eu não consigo dar grande crédito a previsões a 3 meses! Se ás vezes a uma semana tudo muda...

Existem recursos meteorológicos que eu acho que devem ser dados a conhecer ao público em geral e onde se encontram os mecanismos de previsão do estado do tempo... Agora esta futurologia a longo prazo mesmo baseada em modelos que terão a sua validade científica, considero não se tratar do mais essencial. Mas esta é apenas uma opinião pessoal ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Também não vejo grande vantagem na transição deste tipo de informação ao público em geral. Mesmo que o IM acerte nas previsões a população vai sempre achar que erraram. Estando a população habituada a Verões quentes, como os que tivemos de 2003 a 2006, quando o IM refere “temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média” a maior parte das pessoas poderá ver isto como uma previsão de um Verão semelhante aos desses últimos anos.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Também não vejo grande vantagem na transição deste tipo de informação ao público em geral. Mesmo que o IM acerte nas previsões a população vai sempre achar que erraram. Estando a população habituada a Verões quentes, como os que tivemos de 2003 a 2006, quando o IM refere “temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média” a maior parte das pessoas poderá ver isto como uma previsão de um Verão semelhante aos desses últimos anos.

Concordo que se deva adverter sempre de que se tratam de previsões a largo prazo meteorologicamente, com uma probabilidade pouco maior que 50%.

Talvez o tópico não se devesse chamar ": Desejos / Previsões para Verão 2008!!", é uma mistura com certos riscos de incompreensão, por isso no meu post frisei "Verão 2008: O que eu espero / O que eu desejo" para separar bem as águas!

Permite-me também fazer alguns reparos que se nos escapa:

1. Quando o IM refere que as temperaturas médias de Julho/Agosto vão estar 0.5ºC acima do normal, não nos devemos esquecer que, a nossa memória climatologica rápida se resume um pouco à última década, estamos habituados a anomalias superiores a 0.5ºC!

Penso que a maioria das pessoas achará o Verão normal, e que poderia ter sido mais quente até!

2. Mesmo sabendo de que se trata de previsões a médio prazo altamente susceptíveis de erro, mesmo assim, tenho ideia de que seja mais provavel prever se a precipitação é superior ao normal ou não. E desta forma, o meu raciocinio para Setembro deveu-se a este factor, é que se a precipitação for superior ao normal nesse mês de Verão então as temperaturas serão mais frescas que o normal em Setembro!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu previsões a 3 meses também acho que não tem grande utilidade no entanto acho que o IM deveria fazer previsões pelo menos de 2 semanas a um mês apesar dos riscos. Já se sabe que falham muito mas pelo menos alguma tendência estará lá.

E defendo isto porque quem andar pelo país profundo e rural acaba por perceber que muitas pessoas ligadas à agricultura de subsistência ou pequeno negócio agrícola pouco profissional diáriamente não perdem por nada um boletim meteorológico na Televisão mas para previsões das semanas seguintes baseiam-se em coisas como os almanaques Borda de Água ou Seringador, que tem bastante utilidade como almanaque mas quanto a previsões para o ano todo valem zero, no entanto as pessoas infelizmente levam aquilo bastante a sério. Eu aqui há 2 semanas ouvi uma conversa a propósito das chuvas e das colheitas e acabei a ensinar a uma dessas pessoas a consultar e interpretar entre outros este mapa de 2 semanas e ela confessou-me que lhe daria muito jeito.

prec4.gif


Provavelmente o IM fornece esse tipo de previsão mas deve ser paga, e neste caso estou a falar de pequenos agricultores com as suas pequenas propriedades.

Claro que previsões mais do que umas semanas é ficção cientifica e pouco interesse tem, e as pessoas acabavam por culpar as previsões e os meteorologistas e não o verdadeiro culpado, o S.Pedro :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E lá começou o Verão.
Este primeiro dia foi de calor, à excepção da faixa litoral mais encostado à costa ocidental. Depois de amanhã as temperaturas já vão baixar um pouco.


Só por curiosidade, aqui ficam as temperaturas deste primeiro dia de Verão dos últimos 35 anos em 5 estações meteorológicas/localidades nacionais:

braganca-1.png


porto.png


lisboa.png


beja.png


faro.png
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Hoje no Jornal da Noite da SIC falaram sobre previsões do IM de que este verão iria ser o mais quente dos últimos 25 anos (!), até fiquei parvo quando ouvi! Já no ano passado se enterraram e de que maneira com uma previsão semelhante, não aprendem dos erros do passado. Mais alguém ouviu? Ainda mencionaram o IM como fonte, o que é extremamente duvidoso.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Hoje no Jornal da Noite da SIC falaram sobre previsões do IM de que este verão iria ser o mais quente dos últimos 25 anos (!), até fiquei parvo quando ouvi! Já no ano passado se enterraram e de que maneira com uma previsão semelhante, não aprendem dos erros do passado. Mais alguém ouviu? Ainda mencionaram o IM como fonte, o que é extremamente duvidoso.

Não vi... Mas olha, o verão mais quente de que há registo não se deu nos últimos 25 anos?:huh: Isso quer dizer que vem aí o Verão mais quente de sempre?:confused::confused:
Realmente essas previsões... Enfim! Vê-se mesmo que não aprendem com os erros.

Então e esta noticia:

Vem aí onda de calor no fim-de-semana

Distritos de Évora e Beja vão registar temperaturas muito elevadasEste fim-de-semana promete ser quente em todas as regiões do país, especialmente nos distritos de Évora e Beja, que estão sob aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente.

Também os níveis de raios ultravioletas se prevêem muito altos em todo o território português, segundo o Instituto de Meteorologia.

Ainda acima dos 30º vão estar Santarém (34º), Castelo Branco (33º), Portalegre (32º) e Lisboa (31º).

Fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=964651&div_id=1731

O titulo mata-me!!:lol::lol:



PS: Grande recolha Vince ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Já quase tudo por aqui foi dito sobre a utilidade/ fiabilidade destas previsões a mais de 15 dias.Valem o que valem e há 2 exemplos fortes dessa valência:
O ano passado foi o que foi; mas mais significativo terá sido 2003 em que ,
em Maio o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, emitia uma previsão de um Julho e Agosto com precipitações acima da média para a Europa e temperaturas abaixo da média justamente 0,5º.Lembro-me bem de tal e depois aconteceu aquela 1ª quinzena incrível de Agosto com dezenas de milhares de mortos (em Portugal quase 2000) directa ou indirectamente relacionadas com o Calor.
Também ontem vi a notícia de manhã na Sic e à noite a mesma notícia era já acompanhada com declarações de Costa Alves que logo no início fez questão de referir isso mesmo: Isto é uma previsão a médio prazo e aí a Meteorologia ainda tem um longo caminho a percorrer; eu atrevo-me a acrescentar
que a 2 , 3 meses a Previsão Meteorológica ainda estará na pré -História do Conhecimento.
Contudo, como Costa Alves foi na altura muito crítico com a Protecção Civil
ontem lá foi admitindo que como previsão deste género terá uma margem de erro significativa , mas como pode ocorrer, os modelos assim o apontam ainda que neste contexto de previsão a tão largo prazo,o melhor será sempre estarmos preparados.
Se não tivesse ocorrido aquele louco Verão de 2003, talvez a comunicação social não desse tanta importância.
Ainda assim, cá estaremos todos em Setembro a espreitar pelo Verão já à guiza de balanço e veremos se terá sido o mais quente dos últimos 25 anos, ou não...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Todos os anos há as mesmas polémicas com a DGS por causa das previsões sazonais e do plano de contingência sobre o calor. (ver comunicado do IM o ano passado).


Agora a única coisa que eu não percebo é se a previsão sazonal do IM (e outras) apontam para uma anomalia de +0,5 Cº como é que isso se traduz no Verão mais quente dos últimos 25 anos :huh: Sempre pensei que o intervalo -0,5/+0,5ºC fosse considerado previsão para ano na média ou quase na média.

Previsão Sazonal - Junho, Julho e Agosto

De acordo com os modelos meteorológicos utilizados pelo Instituto de Meteorologia, para previsão do estado do tempo a médio prazo, relativamente aos meses de Junho, Julho e Agosto, prevê-se para a precipitação total trimestral valores abaixo do normal para toda a região a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Para a temperatura média trimestral prevêem-se valores ligeiramente acima do normal para as regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Para os meses de Junho, Julho e Agosto a previsão aponta para a possibilidade de temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média, sendo que a subida de temperatura deverá ser mais acentuada nas regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Relativamente à precipitação, a previsão aponta para estes três meses um período mais seco do que a média dos últimos anos no território do Continente, existindo uma forte probabilidade de para a região Norte se poder vir a registar um Verão mais seco que o que se poderá verificar no espaço continental.

Recorda-se que a previsão sazonal, a três meses, é uma previsão probabilística, não sendo possível datar episódios extremos nem saber a sua duração.


Data: 5 de Junho de 2008
IM


Os anos problemáticos mais recentes (de 2003 a 2006) foram anos com anomalias a rondar os +2ºC ou superior.

2003 +1,91ºC
2004 +1,92ºC
2005 +2,38ºC
2006 +1,80ºC

verao.png

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_verao_07.pdf


A origem das notícias:

Saúde: Efeitos das altas temperaturas
Calor sobe mortes em 60%

Nos hospitais sem ar condicionado o número de mortes aumenta em 60 por cento. A conclusão é de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), agora divulgado, que analisou os 41 hospitais do Serviço Nacional de Saúde e que vem agora provar aquilo para que os especialistas alertavam: dentro das unidades de Saúde também se morre por excesso de calor. Os doentes com mais de 65 anos e os serviços de Medicina Geral são os mais afectados.

Os investigadores compararam a mortalidade ocorrida nas pessoas com mais de 45 anos que estavam hospitalizadas (2093) durante a ocorrência de uma onda de calor. Destas, só trinta por cento estava em quarto climatizado. As conclusão são claras: 'Uma climatização inexistente ou deficiente resulta num expressivo excesso de mortalidade' e o ar condicionado 'tem um efeito protector de quarenta por cento'.

O estudo teve como base o Verão de 2003, o ano mais quente das últimas décadas, que provocou a morte de 1953 pessoas no País. 'Uma parte apreciável' aconteceu dentro dos hospitais, refere o relatório. Se nos serviços com ar condicionados a taxa de mortalidade foi de seis pessoas por mil, nos restantes subiu para nove.

Marinho Falcão, um dos responsáveis pela análise, sublinha que 'os doentes internados estiveram expostos ao calor numa instituição do Estado e o que lhes acontece é responsabilidade do Estado'. Mas não é a desidratação ou o golpe de calor que provoca estes óbitos. 'O efeito das temperaturas exerce-se sobre um grande número de patologias. Quem estava internado por AVC poderá ter tido outro', exemplifica. São as doenças respiratórias e cardiovasculares que mais se ressentem com o calor.

José Robalo, subdirector-geral da Saúde, refere que 'desde 2003 que há recomendações para a climatização dos hospitais', da responsabilidade das administrações regionais de Saúde (ARS) e dos próprios hospitais.

Este trabalho tem sido 'gradual', mas a DGS não tem dados nacionais.

INCÊNDIOS AUMENTAM EM RELAÇÃO A 2007

Desde o início do ano até 15 de Junho os fogos já destruíram 3 454 hectares (ha), quase o triplo do registado em igual período do ano passado. No entanto, 2007 foi um ano com um número anormalmente baixo de incêndios florestais. De facto, a média de área ardida entre os anos 2003 e 2007 é de 8 980 ha. Naquele período, segundo dados da Direcção-Geral de Recursos Florestais, registaram-se 871 incêndios florestais – mais 517 do que em 2007 – e 2400 fogachos (com menos de 1 ha), mais 52 do que no ano passado. O maior número de incêndios florestais ocorreu em Vila Real (164) e Braga (149). Os maiores valores de área ardida verificaram-se nos distritos de Braga (907 ha) e de Vila Real (670 ha).

VEM AÍ UM VERÃO QUENTE E SECO

O Verão começa hoje sob a ameaça de se tornar o mais quente e seco dos últimos 25 anos, segundo previsões sazonais do Instituto de Meteorologia (IM). O meteorologista Manuel Costa Alves, em declarações ao CM, desdramatiza, porém, a situação, afirmando que este tipo de previsão é pouco precisa.


De acordo com IM, as previsões para Junho, Julho e Agosto apontam para temperaturas 0,5 graus acima da média, sendo a subida de temperatura mais acentuada no Centro e Sul de Portugal.

Se for verdade, refere Costa Alves, 'estamos perante uma situação grave, similar à registada em 2003, em que morreram 1 953 pessoas devido ao calor'.

O especialista salienta, por isso, que as medidas de prevenção são escassas. 'Os impactes na saúde não são equacionados pelo sistema de Protecção Civil', refere.


A acompanhar o calor dos últimos dias, os níveis de radiação ultravioleta têm estado altos (11 – o máximo da escala – na Madeira e 10 no Norte e Centro Interior).

OInstituto de Meteorologia alerta para risco muito elevado de incêndio nos concelhos de Nisa e Gavião, distrito de Portalegre.

Nem tudo são más notícias, pois para amanhã espera-se uma ligeira descida das temperaturas máximas.

PLANO ESTÁ A DECORRER

O Plano de Contingência para as Ondas de Calor está em aplicação desde 15 de Maio. Este ano, as autoridades nacionais que acompanham o impacto do calor na população vão passar a ter acesso ao registo de todas as conservatórias. Até aqui, a mortalidade por calor era calculada apenas através de uma amostra de 67 registos.

CONSELHOS

PESSOAS VULNERÁVEIS

Crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes acamados, doentes crónicos (diabetes, doenças renais, cardiovasculares e respiratórias e alcoolismo) e pessoas medicadas são mais vulneráveis às ondas ou golpes de calor.

EFEITOS GRAVES

Após vários dias de calor intenso o organismo pode ressentir-se. Pode acontecer que a sudação não seja suficiente para arrefecer a temperatura corporal, existindo o risco de lesões graves.

PREVENÇÃO

Ingerir líquidos (água e sumos de fruta sem açúcar) mesmo sem sede, evitar bebidas alcoólicas e com cafeína porque aceleram a desidratação. Fazer refeições mais frequentes e leves. Passar duas a três horas diárias em local fresco. Evitar exposição ao sol ou actividades físicas intensas que aumentam a temperatura corporal. Usar chapéu, óculos escuros, roupa larga durante o dia e roupas de cama com pouco algodão à noite.

GOLPES DE CALOR

Acontecem quando o corpo não consegue baixar a temperatura, pela sudação. Os sintomas incluem febre alta, pulso mais rápido e forte, dor de cabeça e tonturas, náuseas, confusão e, em última análise, perda de consciência. Face a estes sintomas é preciso procurar um local fresco e baixar a temperatura, evitando a ingestão de líquidos.

O QUE FAZER

Perante um golpe de calor deve-se procurar um local fresco e arrefecer o corpo com recurso a banhos frios ou tépidos. Quando há espasmos involuntários, deve evitar-se a ingestão de líquidos (aumentaria o desequilíbrio interno).

SAIBA MAIS

7

Em 2003, sete hospitais ainda não tinham aparelhos de climatização (Évora, Elvas, Fundão, Portalegre, Faro, Barlavento Algarvio e Cova da Beira. Hoje a situação está melhor.

ALENTEJO

Évora é o mais atrasado, mas a ARS garante que este ano os doentes internados já terão refrigeração. Portalegre e Beja já o têm desde o ano passado.

ALGARVE

O Barlavento Algarvio tem climatização, mas é insuficiente. E prepara-se para comprar mais dois equipamentos que vão permitir manter a temperatura adequada.

1953 Foi o número de óbitos pelo calor registados em Portugal em 2003, um ano marcado por sucessivas ondas de calor em todo o País. Na Europa chegaram aos 70 mil.

1259

O Verão de 2006 foi o quinto mais quente de Portugal desde os anos 30, com cinco ondas de calor – 1259 pessoas, a maioria com mais de 75 anos, não sobreviveu.

CRIANÇAS

São consideradas um grupo de risco. Mas, diz Marinho Falcão, ao contrário do que aconteceu na onda de calor de 1981 as temperaturas não têm tido consequências nesta faixa.

NOTAS

AR LIVRE - GRUPOS DE RISCO

Os trabalhadores ao ar livre, idosos e crianças são os grupos de risco mais vulneráveis às elevadas temperaturas e que mais cautelas devem ter evitando a exposição nas horas de maior calo

REMÉDIOS - EFEITOS ALTERADOS

A exposição dos medicamentos ao calor por períodos de tempo prolongados pode alterar as suas propriedades, pelo que alguns requerem precauções de armazenamento

RADIAÇÃO - PROBLEMAS GRAVES

A exposição à radiação ultravioleta do sol pode causar problemas agudos e crónicos na saúde, com graves repercussões na pele, olhos e sistema imunitário

http://www.correiomanha.pt/
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Todos os anos há as mesmas polémicas com a DGS por causa das previsões sazonais e do plano de contingência sobre o calor. (ver comunicado do IM o ano passado).


Agora a única coisa que eu não percebo é se a previsão sazonal do IM (e outras) apontam para uma anomalia de +0,5 Cº como é que isso se traduz no Verão mais quente dos últimos 25 anos :huh: Sempre pensei que o intervalo -0,5/+0,5ºC fosse considerado previsão para ano na média ou quase na média.




Os anos problemáticos mais recentes (de 2003 a 2006) foram anos com anomalias a rondar os +2ºC ou superior.

2003 +1,91ºC
2004 +1,92ºC
2005 +2,38ºC
2006 +1,80ºC

verao.png

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_verao_07.pdf


A origem das notícias:



Considero este "post" de extremo interesse e justificava uma divulgaçao mais generalizada

FSL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também não vejo grande vantagem na transição deste tipo de informação ao público em geral. Mesmo que o IM acerte nas previsões a população vai sempre achar que erraram.

Estando a população habituada a Verões quentes, como os que tivemos de 2003 a 2006, quando o IM refere “temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média” a maior parte das pessoas poderá ver isto como uma previsão de um Verão semelhante aos desses últimos anos.

Dan, escreveste isto há mais de 2 semanas atrás e dá-me a impressão que foste premonitório no que se iria passar.

Já agora, sobre as previsões sazonais, aqui há dias em conversa com umas pessoas uma delas disse que se não for o IM a dá-las provavelmente a comunicação social iria buscá-las a outro local qualquer, sabe-se lá aonde, e sendo assim é preferível então que seja alguém como o IM a falar nisso pois pode dar o devido enquadramento do que são previsões sazonais e alertar para as incertezas deste tipo de previsões, o que vindo de outras fontes poderá não acontecer. Não sei se será esta a razão mas tem a sua lógica dada a forma como funciona a comunicação social. Ou seja, não é bom nem tem grandes vantagens, mas talvez seja para evitar algo de pior.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Se o pessoal da SIC foi buscar isso do "verão mais quente dos últimos 25 anos" à previsão de +0,5ºC de anomalia do IM, ou é uma grande irresposabilidade por parte deles em querer dar uma notícia mais "sonante", ou não sabem interpretar a informação adequadamente ou são simplesmente muito ignorantes no assunto, o que não deve ser o caso pois chegaram a entrevistar o meteorologista Costa Alves. O IM devia ter algo a dizer, é o bom nome e a reputação deles que está em causa.