Desporto 2025-2026

Até o Ancelotti o diz, creio que vai andar à volta dessas 5/6 selecções que disse...

O Ancelotti (que eu aprecio particularmente) pode achar o que quiser, naturalmente. Mas os factos continuam a ser os mesmos: a Espanha venceu 3 Europeus e um Mundial, a França venceu 2 Europeus e 2 Mundiais, a Argentina venceu 3 Mundiais, a Inglaterra venceu um Mundial, o Brasil é penta e a Alemanha venceu 3 Europeus e 4 mundiais. Portugal tem um Europeu. Significa isso que nunca poderá vencer um Mundial? Naturalmente que não. Aliás, espero que não, como é óbvio. Mas, na minha opinião, Portugal só é comparável, nessa lista, à Inglaterra (um com um Europeu e outro com um Mundial). Tudo o resto é outro campeonato. E não estou a ser a pessimista que sou naturalmente. Estou só a falar do Histórico que é o que faz das Seleções favoritas. Eu diria que estamos logo abaixo dos principais favoritos que mencionaste, à excepção da Inglaterra. Agora, passado não garante títulos, felizmente.

O Ancelotti (que eu aprecio particularmente) pode achar o que quiser, naturalmente. Mas os factos continuam a ser os mesmos: a Espanha venceu 3 Europeus e um Mundial, a França venceu 2 Europeus e 2 Mundiais, a Argentina venceu 3 Mundiais, a Inglaterra venceu um Mundial, o Brasil é penta e a Alemanha venceu 3 Europeus e 4 mundiais. Portugal tem um Europeu. Significa isso que nunca poderá vencer um Mundial? Naturalmente que não. Aliás, espero que não, como é óbvio. Mas, na minha opinião, Portugal só é comparável, nessa lista, à Inglaterra (um com um Europeu e outro com um Mundial). Tudo o resto é outro campeonato. E não estou a ser a pessimista que sou naturalmente.
O histórico pouco ou nada conta... eu estou a olhar para o momento atual e os respectivos planteis... Não vejo um Brasil ou Alemanha com melhor equipa que Portugal e eu nem sou de patriotismos.... Se o histórico fosse assim tão importante, a Itália não tinha ficado de fora dos últimos 3 mundiais ( contando com este).

O histórico pouco ou nada conta... eu estou a olhar para o momento atual e os respectivos planteis... Não vejo um Brasil ou Alemanha com melhor equipa que Portugal e eu nem sou de patriotismos.... Se o histórico fosse assim tão importante, a Itália não tinha ficado de fora dos últimos 3 mundiais ( contando com este).
Se os favoritos não são determinados pelo Histórico, já não sei nada. O momento atual é muito relativo dada a altura do ano em que é disputada a competição. Os melhores estão todos rebentadinhos, como é natural. Se formos por aí, também acho que não será para o Brasil nem para a Alemanha mas que são mais favoritos do que Portugal, parece-me inegável. A Itália está a passar um mau bocado e não é de agora. Eu, como comecei a ver futebol no final dos anos 80 sei qual é a sensação mas ao contrário. Ser adepto da nossa Seleção, desde 2000 para cá, é uma experiência muito diferente, felizmente. Eu sou do tempo em que ser apurado já era uma festa. Já agora, achei que o Ancelotti não ia convocar o Neymar. Enganei-me.

Depois de ver e ouvir a música oficial de apoio à Seleção Nacional acho que perdemos à volta de um milhão e meio de adeptos.

Se os favoritos não são determinados pelo Histórico, já não sei nada.
Há seleções que estão sempre entre os favoritos, mas isso é um bocado óbvio. Agora, o facto de Portugal não ter o histórico que outras seleções têm, não a faz menos favorita por isso, porque basta olhar para os nomes que temos e está tudo dito da qualidade, porque volto a repetir, se isso fosse determinante a Itália estava lá e não está e tem 4 mundiais.
Agora, vamos ver, eu se tivesse de apostar num vencedor apostaria numa França ou Espanha... Queria que fosse Portugal, mas....

França ou Espanha.
Não podendo ser Portugal, por mim, pode ser qualquer um excepto França, Alemanha e Argentina. Se pudesse escolher, não sendo Portugal, escolhia um dos underdogs porque cerca de metade da minha vida como adepta da Seleção, Portugal foi underdog.

Não podendo ser Portugal, por mim, pode ser qualquer um excepto França, Alemanha e Argentina. Se pudesse escolher, não sendo Portugal, escolhia um dos underdogs porque cerca de metade da minha vida como adepta da Seleção, Portugal foi underdog.
Também estou curioso para ver como serão as condições meteorológicas. Será que vão parar os jogos a meio e retomar duas horas depois?