Detector de Descargas Eléctricas - Corroios

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
aprendemos sempre com os erros não é lightining?:)
parabens pelo teu projecto :thumbsup:

Obrigado pela parte que me toca. :)

Sim, os erros são sempre uma forma de aprender. As outras pessoas com quem tenho falado, que têm também detectores de descargas como o meu afirmam mesmo que são precisos meses ou mesmo anos para que os aparelhos sejam calibrados vezes sem conta de forma a que os dados apresentados no final sejam praticamente "perfeitos". :)

Aproveito esta ocasião para dizer que efectuei recentemente mais alguns ajustes que aumentaram a fiabilidade dos dados.

No projecto em que estou a contribuir (Meteoclimatic) com dados das descargas eléctricas para a triangulação dos detectores da Península Ibérica, o Breitling tem-me ajudado bastante.

Esta não é a altura certa para fazer ajustes, embora em certas situações dê, pois a atmosfera encontra-se muito instável em muitos sítios, torna-se mais difícil acertar alguns aspectos.

Quero com isto dizer que as (tão desejadas por muitos) trovoadas de verão representam a altura ideal para detectar falhas nos dados. São fenómenos muito localizados e totalmente diferentes destes que estão a ocorrer neste evento, pelo que é muito mais fácil vários detectores ajudarem-se entre si de forma a eliminar as referidas falhas.

Em suma, a fiabilidade dos dados do detector de Corroios está neste momento bastante boa, porém ao longo do tempo virá a melhorar cada vez mais.

É também importante a divulgação deste projecto, que representa de momento um grande investimento e um grande avanço principalmente na detecção de fenómenos convectivos. Obrigado a todos os que têm seguido os dados e ajudado na divulgação dos mesmos.

Cumprimentos
:thumbsup:
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tal como eu tinha referido anteriormente:

No entanto, a direcção das descargas eléctricas pode ser um pouco irreal, comparando com a localização actual das células activas. Isto significa que as descargas podem ser mostradas um pouco "ao lado" da sua localização real e actual.

A distância com que são detectadas as descargas é fiável, e relembro que este detector regista também alterações na atmosfera, em situações de convectividade, pelo que nem tudo o que aparece na imagem são DEA's.

Durante esta semana irei corrigir o pequeno problema da orientação das DEA's, que será resolvido com um simples ajuste da direcção do detector.

Informo que hoje fiz esse ajuste que faltava para corrigir a direcção real das descargas eléctricas, agora o erro de direcção é mínimo e já pode ser corrigido através de software. :thumbsup:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Como na EM já está tudo reinventado:D o detector será agora um dos meus interesses futuros, a ver vamos;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
onde se pode consultar a informação deste detector ? isto seria muito util em tempo real para mim

A informação pode ser consultada nesta página. http://tempoemcorroios.com/

Encontra-se logo na homepage, bastando seleccionar o separador "Descargas Eléctricas" ou "Descargas Eléctricas - Animação" para visualizar a informação correspondente.

Chamo a atenção para o facto de a imagem das descargas eléctricas se actualizar de 2 em 2 minutos (sendo necessário recarregar a página para ver a informação mais recente) e a informação relativa à animação dos dados se actualizar automaticamente de minuto a minuto (não sendo necessário recarregar a página).
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Bom dia Lightning.
Era presença assidua do teu site para consultar o detector em dias como o de hoje, mas há quase um ano que o mesmo não está disponivél... o que se passa? está tudo ok?

Desculpa se estou a ser intrometido mas fico um pouco triste, pois era uma ferramenta magnifica;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia Lightning.
Era presença assidua do teu site para consultar o detector em dias como o de hoje, mas há quase um ano que o mesmo não está disponivél... o que se passa? está tudo ok?

Desculpa se estou a ser intrometido mas fico um pouco triste, pois era uma ferramenta magnifica;)

Ele estar disponível até está, mas com a avaria do servidor, que me fez ficar sem dados durante algum tempo, isso impediu também o envio de dados do detector. Mas agora que está tudo arranjado, vai voltar a ser ligado para que possam ser registados dados.

Desta última vez (por exemplo durante a ciclogénese explosiva) foi mesmo descuido meu e ontem também. :o

Aproveitei e fiz umas correções de erros no software do detector. :thumbsup:
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Ele estar disponível até está, mas com a avaria do servidor, que me fez ficar sem dados durante algum tempo, isso impediu também o envio de dados do detector. Mas agora que está tudo arranjado, vai voltar a ser ligado para que possam ser registados dados.

Desta última vez (por exemplo durante a ciclogénese explosiva) foi mesmo descuido meu e ontem também. :o

Aproveitei e fiz umas correções de erros no software do detector. :thumbsup:

:thumbsup:

Tal como diz o gordo: ESPECTACULOOOOO :D