Detector de Trovoada - blitzortung

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ou seja, a descarga tem que ser suficientemente forte para pelo menos uma das Espanholas se juntar às nossas. :sad:

Se a de Loulé estivesse neste momento online acredito que que faria uma enorme diferença.

Resumindo, mais umas 5 estações no continente fariam toda a diferença ;)

É verdade, é uma pena que a estação de Loulé esteja offline. Tambem acredito que nestes dias tinha feito uma grande diferença.
Vamos lá a ver se no decorrer desta semana em que se esperam mais umas trovodas por cá, alguem se lembra de lá ir por aquilo a funcionar.
Seria interessante ver as 6 estações nacionais, todas online.

Realmente cada estação é importante, e umas tantas mais seria mesmo muito bom para uma mais eficaz cobertura do território nacional.
Se algumas fossem na Madeira e Açores então seria ouro sobre azul.:)
 


mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Eu já ajudei com a minha contribuição.
Nessa zona era uma mais vali, sem dúvida.
No Alentejo e ilhas também, então tínhamos uma rede nacional espectacular.
Abc


Fico muito agradecido pela ajuda, o objectivo é conseguir os detectores para os colocar a disposição de todos e assim tentar aumentar a nossa comunidade em Portugal :thumbsup::thumbsup:

Abraço
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boa tarde pessoal,
Não entendo, está trovoada e descargas aqui na zona da grande Lisboa e nenhuma estação detecta como é possível ?
Então aqui perto da minha estação estão grandes descargas e nada.
Alguma ideia?
Obrigado.
Abc
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Trovoadas fantasmagoricas:lmao:
 

AF10

Cirrus
Registo
17 Set 2014
Mensagens
2
Local
Alcochete
Olá! Já fiz a minha apresentação no respectivo local e fica aqui, também, um pequeno resumo!
Sou professor de Geografia e responsável pela iniciativa de promover em 3 escolas do continente (Loulé, Póvoa do Varzim e Alcochete) a instalação de outras tantas estações de detecção de descargas eléctricas, ligadas à rede http://www.blitzortung.org/. O projecto começou a ser pensado há cinco anos mas só obteve financiamento há dois e, sucessivas vicissitudes, só permitiram a sua concretização em 2014!
Por incrível que possa parecer, neste momento, a escola de Loulé tem estado desligada da rede porque alguém da equipa da empresa de construção civil que está a fazer obras na referida escola, cortou alguns cabos indispensáveis ao funcionamento da estação! Agora vai ser necessário mudar o local da estação, recuperar os estragos, etc.!
Aproveito esta oportunidade para lançar o desafio a outros membros, que porventura conheçam alguém que queira instalar este equipamento numa escola, que me contactem para estudarmos possibilidade de financiamento por parte da agência Ciência Viva.
Cordiais saudações para todos!
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Olá! Já fiz a minha apresentação no respectivo local e fica aqui, também, um pequeno resumo!
Sou professor de Geografia e responsável pela iniciativa de promover em 3 escolas do continente (Loulé, Póvoa do Varzim e Alcochete) a instalação de outras tantas estações de detecção de descargas eléctricas, ligadas à rede http://www.blitzortung.org/. O projecto começou a ser pensado há cinco anos mas só obteve financiamento há dois e, sucessivas vicissitudes, só permitiram a sua concretização em 2014!
Por incrível que possa parecer, neste momento, a escola de Loulé tem estado desligada da rede porque alguém da equipa da empresa de construção civil que está a fazer obras na referida escola, cortou alguns cabos indispensáveis ao funcionamento da estação! Agora vai ser necessário mudar o local da estação, recuperar os estragos, etc.!
Aproveito esta oportunidade para lançar o desafio a outros membros, que porventura conheçam alguém que queira instalar este equipamento numa escola, que me contactem para estudarmos possibilidade de financiamento por parte da agência Ciência Viva.
Cordiais saudações para todos!

Muito bem vindo e parabéns pela iniciativa :)
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas pessoal,
continuo sem perceber.
Trovoadas mesmo em cima de mim e nenhuma estação incluindo a minha detecta nada?
São capazes de detectar no outro lado do Rio Tejo e no mar ao largo de Sintra ou Cascais, poucos, e aqui na minha zona (oeiras) nada?
Não entendo, desculpem mas não é normal.
Abc
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boas pessoal,
continuo sem perceber.
Trovoadas mesmo em cima de mim e nenhuma estação detecta nada?
São capazes de detectar no outro lado do Rio Tejo e no mar ao largo de Sintra ou Cascais, poucos, e aqui na minha zona (oeiras) nada?
Não entendo, desculpem mas não é normal.
Abc

Hoje até acho que o sistema está a funcionar bem já vi 3 descargas aqui no distrito de Viseu a serem detetadas paraticamente ao mesmo tempo :D
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas pessoal,
continuo sem perceber.
Trovoadas mesmo em cima de mim e nenhuma estação incluindo a minha detecta nada?
São capazes de detectar no outro lado do Rio Tejo e no mar ao largo de Sintra ou Cascais, poucos, e aqui na minha zona (oeiras) nada?
Não entendo, desculpem mas não é normal.
Abc

Miguel, vejo que ainda te persistem algumas duvidas sobre o modo de funcionamento do sistema Blitzortung.
A situação que descreves é perfeitamente normal, quanto mais próximo de ti estiver a trovoada maiores são as probabilidades de ela não ser detectada pela tua estação, porque ela entra naquilo que normalmente se designa por "modo de interferência".
Imagina por hipotese que a trovoada se situa entre Oeiras e a Moita, e que, tambem por hipotese, ambas as estações ficam em modo interferência, ora as que sobram não chegam para validar a descarga, a não ser que ela seja muito forte e tenhamos a ajuda de algumas estações em Espanha.
A coisa é mesmo assim, ainda hoje foram registadas descargas a 6 - 7 Km da minha localização, e a minha estação não teve participação no seu registo, mas por outro lado ajudou a registar outras descargas que ocorreram a 40 - 50 Km. Precisamos de uma maior densidade de estações, e mesmo assim sempre se perderão alguns registos.
Hà pouco tempo alguem me perguntou em privado se, existindo já a minha estação, valeria a pena instalar uma nova estação num local que não dista mais de 50Km da minha localização, e a resposta que dei, foi que sim, que vale a pena e muito. Basicamente o sistema funciona de forma que cada um detecta para as localizações de outros e os outros detectam para a nossa, é o somatório de importa.

Hà uma coisa que podes fazer, e que pode melhorar as possibilidades de a tua estação participar na deteção de descargas próximas. Quando sentires que as trovoadas estão próximas, reduz o ganho dos amplificadores, isso pode evitar que entres em modo interferência, e quando a trovodada se afastar repôes os valores anteriores... podes tambem activar o Auto Adapt to Noise e o Auto Amplitude Filter. Este procedimento é recomendado por um dos developers no forum da Blitzortung. Eu utilizo-o e estou satisfeito com os resultados.

Cumprimentos
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: mt007 e CptRena