Discussão da organização do seguimento mensal

Qual a vossa opinião desta remodelação do tópico do seguimento mensal?

  • Resultou muito bem. É para continuar.

    Votes: 18 30.5%
  • Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.

    Votes: 24 40.7%
  • Não resultou. Prefiro o seguimento em que escrevíamos todos num mesmo tópico.

    Votes: 14 23.7%
  • Outra opinião.

    Votes: 3 5.1%

  • Total voters
    59
  • Poll closed .


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
mas as mensagens já veem de utilizadores distintos em locais distintos...já estão divididas por si sóem regiões....não há confusão possivel....:surprise:

O problema não é as confusões de quem posta.
Mas sim, dos diversos climas de cada região.
Por acaso, Porto e Bragança têm o mesmo clima?
A resposta é não.

Deixem, os tópicos como estão ;)
Não faz confusão nenhuma :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
A mensagem do ajrebelo é bastante esclarecedora. É essencialmente uma questão de organização, facilidade de consulta e também alguma afinidade climática. Afinal isto é um fórum de meteorologia e climatologia.

Para mim está bem assim.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Votei:Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.

Para mim esta divisão está muito boa, mas acho que que devia de melhorar um pouco, como por exemplo criar um tópico como titulo " Seguimento Ranking das Temperaturas diarias no Mês de Maio".
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Acho que resultou muito bem. Está mais organizado, mais fácil de consultar e o que falta é participar mais, começando por mim...:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Confesso que torci o nariz quando foi implementado este novo figurino.
Volvidos estes 2 meses, rendo-me às evidências das vantagens.
Quanto à participação, ou à falta dela, é óbvio que este forum
tem neste momento um maior número de participantes no litoral centro.
Mas não é essa a realidade?
Votei B porque para mim nada é estático e poder-se-á eventualmente
fazer aqui ou ali um ou outro ajuste.
Termino, fazendo votos para que apareçam mais participantes de outras regiões
para além da já muito bem representada região do Litoral Centro e
desejando sempre, muita e boa instabilidade atmosférica ,a nossa seiva
alimentadora , a razão suprema destes tópicos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O problema não é as confusões de quem posta.
Mas sim, dos diversos climas de cada região.
Por acaso, Porto e Bragança têm o mesmo clima?
A resposta é não.

Deixem, os tópicos como estão ;)
Não faz confusão nenhuma :thumbsup:


Claro que são climas diferentes( logo as mensagens também o serão)!

Também o clima do vale superior do Douro difere do de Bragança....se assim fosse haveria dezenas de tópico de seguimento tendo em conta as caracteristicas ( por vezes de microclimas) de cada região!

É muito mais práctico ( sobertudo em alturas de grande afluência ao forum) um membro ou um visitante do Norte ( por exemplo) poder ver na mesma página o que um membro de Bragança, Vila Real, Porto, ou Viana do Castelo etc.... vai relatando da sua região.....

Ainda não entendi se estamos a discutir a divisão climática dos tópicos ou a simplicidade , sentido práctico do acesso aos mesmos....

Dividir como já mencionei já é uma divisão climática....se querem dividir mais então tem que haver mais tópicos ainda...:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
votei em a)

Acho que o fórum ficou muito mais organizado, é muito mais fácil encontrar seja o que for e, ao contrario de antigamente, já não existe a perda de dados muito relevantes no meio do "ruído" de mensagens mais ou menos "off topic".

Obviamente que ajustes poderão sempre ocorrer, mas neste momento não me parecem necessários
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Tal como já havia adiantado, ainda não havia navegado muito pelos outros seguimentos, mas apesar de partilhar da opinião de alguns quanto ao funcionamento de apenas um seguimento, alterei um pouco essa opinião, ou seja: quanto à Madeira e Açores, a separação geográfica face ao continente, seria indiscutível a ideia da anexação ao mesmo por razões óbvias; quanto à divisão por regiões no continente, bom, concordo que criar uma mega região e portanto um mega seguimento, neste âmbito talvez colocasse em causa a ordem normal das coisas…:wacko:
Deste modo, eu propunha que, (não partilhando muito da ideia da afinidade entre zonas climáticas criando através destas no seu conjunto um dos seguimentos) o continente fosse dividido em 3 regiões, Norte, Centro e Sul. Na minha opinião (claro) penso que seria o ideal porque iria criar uma optimização do nº de participações nos seguimentos de menos afluência, o que tornaria o espaço de participações mais uniforme e daria uma outra visão da diversificação de posts.
Sendo isto apenas uma sugestão não crio espectativas em seu favor; a melhor decisão cabe sempre à maioria a qual respeitarei. :)
 

João Ferreira

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1,124
Local
Amadora(Reboleira) 150m/Aroeira
Eu voto em B

Eu acho que se devem deixar os tópicos tal como estão agora divididos por regiões e apenas acrescentaria umas coisas que seria o seguinte: já que existe seguimento litoral norte e centro e interior norte e centro, porque não criar também um seguimento litoral sul e interior sul, pois tal como no norte e no centro também existem diferenças climáticas no litoral e interior sul.
Deste modo ficaria:

Seguimento Litoral Norte
Seguimento Litoral Centro
Seguimento Interior Norte e Centro
Seguimento Litoral Sul
Seguimento Interior Sul
Seguimento Açores e Madeira
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Votei b). Porque na minha opinião melhorou bastante mas acho que a Grande Lisboa e Setúbal devia ter um tópico para esta zona, porque existe muitos membros e tornava-se mais acessível e mais rápido de consultar do que correr o seguimento do Litoral Centro

Ficava assim:

Seguimento Litoral Norte
Seguimento Litoral Centro
Seguimento Grande Lisboa e Setúbal (ou seja a margem sul até Setúbal)
Seguimento Interior Norte e Centro
Seguimento Sul
Seguimento Açores e Madeira
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em primeiro lugar, e para mim aquilo de que mais sinto falta é dos seguimentos especiais. Acho que deviam voltar.
Quanto à divisão geográfica, lanço umas ideias a serem discutidas, não querendo dizer que são melhores ou piores:
Substituir a divisão geográfica por uma divisão de tempo menor que um mês, por exemplo semanas, mantendo assim uma maior facilidade de acesso à informação.
Introdução de um novo tópico de registo de dados, onde cada membro possa colocar valores numéricos, como temperaturas máximas e mínimas, precipitação acumulada, enquanto que o tópico de seguimento mantinha-se para descrição de situações momentâneas, como começar a chover, estar a trovejar, imagens de satélite e radar, etc.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Introdução de um novo tópico de registo de dados, onde cada membro possa colocar valores numéricos, como temperaturas máximas e mínimas, precipitação acumulada, enquanto que o tópico de seguimento mantinha-se para descrição de situações momentâneas, como começar a chover, estar a trovejar, imagens de satélite e radar, etc.


Pois foi isto mesmo que me lembrei hoje...:thumbsup:

Além do seguimento de cada região seria interessante a criação de um novo tópico apenas de registo de dados...Por exemplo:

Extremos diários Abril 2009 Norte...

Extremos diários Abril 2009 Sul...


etc....

Nestes tópicos apenas se poderia colocar quais foram os extremos de cada dia ( com uma mensagem/registo apenas ) registados pelos membros ( sempre que disponiveis para virem ao forum comunicar tal registo) nas suas estações:

Temperaturas máximas e mínimas do dia...

Rajada máxima de vento registada e direcção associada...

Velocidade média do vento nesse dia...

Humidade máxima e mínima do dia...

Pressão máxima e mínima do dia..

Precipitação diária acumulada


Claro que nem todos os membros possuem estações capazes de registar todos estes dados, cada um registaria aquilo que a sua estação desse.

Isto funcionaria como um arquivo de extremos mensal de cada região e suas estações amadoras...
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Apesar de não ter gostado da ideia inicialmente e de não me sentir enquadrado(meteorologicamente falando) no seguimento litoral centro onde a maioria é da grande Lisboa, a verdade é que é mais fácil a consulta ou o seguimento de uma zona especifica.
Contudo acho que fazer esta divisão quando existem seguimentos especiais teria sido um bom ensaio para no futuro(quando existissem participantes) se fazer a divisão tal como está. Alguns seguimentos têm uma participação muito reduzida o que se deve tornar aborrecido para que posta.
Votei B

:thumbsup::thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Introdução de um novo tópico de registo de dados, onde cada membro possa colocar valores numéricos, como temperaturas máximas e mínimas, precipitação acumulada, enquanto que o tópico de seguimento mantinha-se para descrição de situações momentâneas, como começar a chover, estar a trovejar, imagens de satélite e radar, etc.


Pois foi isto mesmo que me lembrei hoje...:thumbsup:

Além do seguimento de cada região seria interessante a criação de um novo tópico apenas de registo de dados...Por exemplo:

Extremos diários Abril 2009 Norte...

Extremos diários Abril 2009 Sul...


etc....

Nestes tópicos apenas se poderia colocar quais foram os extremos de cada dia ( com uma mensagem/registo apenas ) registados pelos membros ( sempre que disponiveis para virem ao forum comunicar tal registo) nas suas estações:

Temperaturas máximas e mínimas do dia...

Rajada máxima de vento registada e direcção associada...

Velocidade média do vento nesse dia...

Humidade máxima e mínima do dia...

Pressão máxima e mínima do dia..

Precipitação diária acumulada


Claro que nem todos os membros possuem estações capazes de registar todos estes dados, cada um registaria aquilo que a sua estação desse.

Isto funcionaria como um arquivo de extremos mensal de cada região e suas estações amadoras...

Excelente ideia ! ;)

Desse modo, até seria mais fácil para os membros que participassem organizar os seus dados para fazerem depois um resumo mensal e encontrar a informação desejada de uma forma muito mais rápida, para além da maior facilidade na comparação de dados.