Sim, gostaria de ver dados de estações meteorológicas em Portugal para esses três tipos de clima.
Não seja por isso. Até podemos fazer uma troca de dados. Cada um especifica o porquê dos dados que apresentou.Então fornece-me dados de estações na Europa do Leste para apresentar aqueles climas todos, em zonas de forte domínio de clima temperado continental, por exemplo. Ou outros.
O clima desértico está presente nas Ilhas Selvagens.
Não há lá estações. Aqui fui buscar os dados sobre uma publicação científica sobre ilhas da Macaronésia, que posso postar aqui, que até dá precipitações da ordem dos 150 mm, para as ilhas Selvagens. Umas das razões dizem, é não só a latitude, como a ausência de relevo significativo.O método de Kopen-Geiger, se fosse aplicado a estas ilhas seria interessante. Vegetação xerófila, rastejante, com exemplos espontâneos de euforbiáceas
!
Se alguém tem ideia do que é uma euforbiácea e das condições que requer para se desenvolver, façam favor de postar.
Clima tropical húmido
Está presente na faixa marítima do Sul dos Açores, dentro da ZEE de Portugal.
É uma zona de forte influência da Corrente do Golfo, que permite o crescimento de palmeiras até nas ilhas britânicas.
Como já tinha dito, aqui no fórum, estou a fazer os registos desta zona até Março, altura em que a temperatura começa novamente a subir.
Para já neste momento, está acima de 20ºc.
Nenhum local da Europa está neste momento, nestas condições, senão ali. Eu em Março vou postar todos os dados medidos e observados em tal região( como já disse no forum).
Clima de montanha
Não me ocorre pensar que na Torre ( zonas cimeiras) da Serra da Estrela o clima é mediterrânico ou temperado marítimo.
E quem sabe em mais bolsas montanhosas do país...
Há aqui gente que posta dados não oficiais o tempo todo e será que isso me impede de chegar a conclusões óbvias deste grau?
Isto é a minha opinião, que naturalmente requer mais estudos e confirmações.
Não são dados oficiais e nem eu pretendi tal coisa. Mas as evidências estão a favor.
Posso publicar um papel, sobre isto com mais uns colegas. Seria algo interessante e estimulante, fazer estudos destes e medições.