Diversidade climática em Portugal

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá Dan :)
Tem uma temperatura média anual inferior à de Londres e o triplo da precipitação anual, mas o factor principal de diferenciação é mesmo a existência de meses secos.

Uma das principais características do clima Temperado Marítimo (Cfs) é a não existência de meses secos.

Tenho uma dúvida desde há já algum tempo que vem no seguimento desta última frase.
Possivelmente já deveria saber, mas de facto não tenho a certeza se em Portugal Continental existe alguma porção de território que não tenha durante o ano pelo menos um mês considerado seco. Será que um dos eleitos é o Alto Minho, no Gerês?:huh:
Se assim for, obviamente, o clima Temperado Marítimo faz parte da nossa lista, de acordo com estes parâmetros, certo?
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá Dan :)


Tenho uma dúvida desde há já algum tempo que vem no seguimento desta última frase.
Possivelmente já deveria saber, mas de facto não tenho a certeza se em Portugal Continental existe alguma porção de território que não tenha durante o ano pelo menos um mês considerado seco. Será que um dos eleitos é o Alto Minho, no Gerês?:huh:
Se assim for, obviamente, o clima Temperado Marítimo faz parte da nossa lista, de acordo com estes parâmetros, certo?

Não sou o Dan, mas vou dar a minha opinião.
Acredito que sim, no Gerês e possivelmente em mais alguns locais, como a Serra da Estrela, nas zonas mais altas e húmidas.
Aqui até já se vê uma predominância de bosques nativos muito antigos de folhosas já de tipo setentrional como as bétulas, que dão uma tonalidade espectacular e «exótica» a alguns locais mais altos.
Eu diria que até poderá haver em Portugal continental dois tipos diferentes, o clima temperado húmido clássico e o clima temperado húmido com verão curto.
Mas em relação à última hipótese ainda não se tem dados para ter uma certeza definitiva, embora seja algo provável.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá belem ;)
Não sou o Dan, mas vou dar a minha opinião.
Acredito que sim, no Gerês e possivelmente em mais alguns locais, como a Serra da Estrela, nas zonas mais altas e húmidas.
Aqui até já se vê uma predominância de bosques nativos muito antigos de folhosas já de tipo setentrional como as bétulas, que dão uma tonalidade espectacular e «exótica» a alguns locais mais altos.
Eu diria que até poderá haver em Portugal continental dois tipos diferentes, o clima temperado húmido clássico e o clima temperado húmido com verão curto.
Mas em relação à última hipótese ainda não se tem dados para ter uma certeza definitiva, embora seja algo provável.

Quanto ao gráfico de Dan (Penhas Douradas), será que esta área do Parque natural não poderá integrar o formato que apresentaste no clima Temperado Húmido com Verão curto, visto que apresenta um período seco? :huh:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá belem ;)


Quanto ao gráfico de Dan (Penhas Douradas), será que esta área do Parque natural não poderá integrar o formato que apresentaste no clima Temperado Húmido com Verão curto, visto que apresenta um período seco? :huh:

Penhas Douradas tem meses secos, por isso não poderá ter esse clima.
Estou a referir-me a lugares bem mais altos e húmidos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Penso que na Serra da Estrela não haja lugar algum que não tenha pelo menos um ou dois meses secos (<50mm).

No Gerês as coisas são bem diferentes.

Normais de 1971-2000 para Leonte - lugar com maior pluviosidade média anual no continente.



Total médio anual: 2860,5mm
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Penhas da Saúde e Lagoa Comprida apresentam também 1 ou 2 meses secos na série 1941 -1970, com valores da ordem de 20mm. No entanto, estamos a falar de locais a 1510m e 1560m respectivamente. Se considerarmos como mês seco aquele em que P<2T, pode ser possível que, a uma maior altitude, os meses de Julho e Agosto já sejam suficientemente frescos para que P>2T.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá AnDré :)
Penso que na Serra da Estrela não haja lugar algum que não tenha pelo menos um ou dois meses secos (<50mm).

No Gerês as coisas são bem diferentes.

Normais de 1971-2000 para Leonte - lugar com maior pluviosidade média anual no continente.



Total médio anual: 2860,5mm

Eis a apresentação gráfica que tinha em mente quando me referi à região do Alto Minho, na Serra do Gerês.
É uma região cuja beleza paisagística não surgiu por acaso pois deve o seu constante verde aos altos índices de pluviosidade em grande parte do ano, em que nem o Verão costuma escapar. Eu próprio já senti isso na pele; o que nem por isso me levou a gostar menos da região! Então qual a designação climática possível a aplicar?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá AnDré :)


Eis a apresentação gráfica que tinha em mente quando me referi à região do Alto Minho, na Serra do Gerês.
É uma região cuja beleza paisagística não surgiu por acaso pois deve o seu constante verde aos altos índices de pluviosidade em grande parte do ano, em que nem o Verão costuma escapar. Eu próprio já senti isso na pele; o que nem por isso me levou a gostar menos da região! Então qual a designação climática possível a aplicar?

Olá

Depende das temperaturas, mas deverá ser o Cfb ou o Cfc...
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Está aqui:

A Tropical humid Af Tropical wet No dry season
Am Tropical monsoonal Short dry season; heavy monsoonal rains in other months
Aw Tropical savanna Winter dry season
B Dry BWh Subtropical desert Low-latitude desert
BSh Subtropical steppe Low-latitude dry
BWk Mid-latitude desert Mid-latitude desert
BSk Mid-latitude steppe Mid-latitude dry
C Mild Mid-Latitude Csa Mediterranean Mild with dry, hot summer
Csb Mediterranean Mild with dry, warm summer

Cfa Humid subtropical Mild with no dry season, hot summer
Cwa Humid subtropical Mild with dry winter, hot summer
Cfb Marine west coast Mild with no dry season, warm summer
Cfc Marine west coast Mild with no dry season, cool summer
D Severe Mid-Latitude Dfa Humid continental Humid with severe winter, no dry season, hot summer
Dfb Humid continental Humid with severe winter, no dry season, warm summer
Dwa Humid continental Humid with severe, dry winter, hot summer
Dwb Humid continental Humid with severe, dry winter, warm summer
Dfc Subarctic Severe winter, no dry season, cool summer
Dfd Subarctic Severe, very cold winter, no dry season, cool summer
Dwc Subarctic Severe, dry winter, cool summer
Dwd Subarctic Severe, very cold and dry winter, cool summer
E Polar ET Tundra Polar tundra, no true summer
EF Ice Cap Perennial ice
H Highland


http://geography.about.com/library/weekly/aa011700b.htm

Em Portugal, só fazem um distinção: Verões mornos e verões quentes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Está aqui:

A Tropical humid Af Tropical wet No dry season
Am Tropical monsoonal Short dry season; heavy monsoonal rains in other months
Aw Tropical savanna Winter dry season
B Dry BWh Subtropical desert Low-latitude desert
BSh Subtropical steppe Low-latitude dry
BWk Mid-latitude desert Mid-latitude desert
BSk Mid-latitude steppe Mid-latitude dry
C Mild Mid-Latitude Csa Mediterranean Mild with dry, hot summer
Csb Mediterranean Mild with dry, warm summer

Cfa Humid subtropical Mild with no dry season, hot summer
Cwa Humid subtropical Mild with dry winter, hot summer
Cfb Marine west coast Mild with no dry season, warm summer
Cfc Marine west coast Mild with no dry season, cool summer
D Severe Mid-Latitude Dfa Humid continental Humid with severe winter, no dry season, hot summer
Dfb Humid continental Humid with severe winter, no dry season, warm summer
Dwa Humid continental Humid with severe, dry winter, hot summer
Dwb Humid continental Humid with severe, dry winter, warm summer
Dfc Subarctic Severe winter, no dry season, cool summer
Dfd Subarctic Severe, very cold winter, no dry season, cool summer
Dwc Subarctic Severe, dry winter, cool summer
Dwd Subarctic Severe, very cold and dry winter, cool summer
E Polar ET Tundra Polar tundra, no true summer
EF Ice Cap Perennial ice
H Highland


http://geography.about.com/library/weekly/aa011700b.htm

Em Portugal, só fazem um distinção: Verões mornos e verões quentes.

Em Portugal e seguindo Koppen-Geiger há mais climas que esses.
Dá uma olhada no que já foi escrito.:)