Documentário "2050- o clima do futuro" na RTP2

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vou passar para DVD, depois posso enviar-to!!
Muito obrigado ecobcg!:)

O Nuclear é uma opção a considerar, e é das melhores alternativas na produção de energia eléctrica. Tem riscos, mas como referiam no documentário: uma barragem também têm os seus riscos.
Ainda hei-de perguntar ao coordenador do meu curso, porque é que sendo ele um curso direccionado para a energia e para o ambiente, não tem actualmente cadeira sobre energia núclear.:huh:


As imagens que o Rog postou deixaram-me a pensar no seguinte:
Todas as teorias do arrefecimento global começam pelo hemisfério norte, com a quebra da corrente do Golfo, o arrefecimento do Atlântico norte, a neve na Europa, etc...
No entanto o que vemos nos últimos anos é exactamente o contrário.
Não virá o frio do sul, e o calor do norte?
Parece-me que haverá numa batalha de gigantes na linha do equador!:lol:
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vi a espaços também, mas há uma coisa que foi bastante chata no documentário,foi a quantidades de vezes que repetiam a frase "alterações climaticas" parecia uma lavagem ao cerebro.
 

José M. Sousa

Cumulus
Registo
16 Mai 2008
Mensagens
258
Local
Lisboa
Aqui o primeiro de seis vídeos no Youtube


[ame="http://www.youtube.com/watch?v=clO-7-WmQ1w"]YouTube - 2050 How Soon Is Now - Climate Change - Global Warming 1/6[/ame]
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mas claramente nos últimos anos existe algo de significativo a ocorrer, acentuado degelo a norte, e acumulações recordes a sul. Este ano segue a tendência do ano anterior. Isto é fruto do aquecimento global? Não sei.
A norte:
current365eo7.jpg
a sul
current365southno4.jpg

anomalias temp actual
atlanomvq2.gif

Volume total de gelo no mundo desde 1979
seaiceanomalytimeseriesne0.jpg

Não me choca absolutamente nada, que a Antartida acumule gelo e o Artico derreta, é uma questão de diferente natureza de cada local, pois um é oceano e outro é um continente com cordilheiras que superam os 3000m alt e com plataformas de gelo a superar por vezes os 3000m de profundidade. Havendo uma distribuição diferente das precipitações no planeta, tudo pode acontecer..

A Antartida é sem dúvida, uma grande impulsionadora do clima, ou pelo menos impulsionadora das mudanças de estação, é como se ela gerasse as condições iniciais para que tudo passe a acontecer. A uma dada altura do ano, os ventos descem literalmente varrendo do polo Sul para as extremidades do circulo polar. Os ventos descem com acelaração porque provêm de locais de grande altitude do interior da Antartida até ao oceano, desencadeando um sem-fim de fenomenos meteorológicos de mudança de estação, o que não é tão óbvio no Polo Norte! Quando tal acontece, os gelos avançam, os icebergs já despegados são transportados até latitudes relativamente mais distantes do que acontece no norte. Pode também haver uma evolução aparente da superfíe gelada, dado que na Antartida, a profundidade da plataforma de gelo é maior, pelo que responde mais lentamente à subida das temperaturas.

Como referi num post do tópico "Monitorizacao Criosfera 2008", sendo a Antartida mais fria, havendo uma diferente distribuição das precipitações do planeta, se esta for beneficiada resultará no crescimento da superfície gelada. Bem sei, que a Antártida é um deserto onde a precipitação é escassa, talvez esse facto em si próprio signifique que a sua evolução foi na grande maioria das vezes irreverente em relação a outras eventuais eras de aquecimento global, mantendo-se fria ou sem precipitação sob a forma de chuva, sem o efeito amenizador do mar. Como o gelo é isolante, se não houver chuva ou nevoeiro, este irá resistir melhor à estação quente.

O Ártico também é importante e se derreter uma grande porção, poderá interferir na circulação termohalina das correntes, acredito que sim. Mas sempre ouvi dizer que o maior e mais importante deserto do planeta é a Antartida (ausência de precipitação), muitas vezes a distribuição da "precipitação" faz-se na horizontal por arrastamento da neve tipo pó.

Dizer que a Gronelândia, irá descongelar completamente, também não me parece provável. Esta grande ilha, tem cordilheiras/planaltos muito elevados e não me parece que a temperatura suba por lá +13ºC de média neste século!

Gronelândia:

"A média anual no interior da Gronelândia aproxima-se de - 32°C.."
e-geographica.com/os_climas_frios.htm

"A altitude média do gelo é 2 135 m.."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manto_de_gelo_da_Gronelândia