Duas árvores que parecem a mesma mas não são (undulatum Vent)

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
árvore-do-incenso (undulatum Vent)
Esta árvore muito comum na mata da Serra de Sintra é considerada uma invasora, no entanto penso que que existe uma confusão com outra espécie ou subespécie quase difícil de distinguir (Acho que ambas pertencem á família Pittosporaceae). A árvore do incenso produz flores brancas muito perfumadas na primavera e no outono frutos cor de laranja. Já a outra produz uma floração muito discreta, quase sem cheiro, e em vez dos frutos cor de laranja produz cápsulas de sementes escuras muito pequenas. Também se podem distinguir pela coloração das suas folhas, já que as folhas da árvore do incenso no verão ficam amareladas, mas na maior parte do ano não se distinguem pela cor.

E visto haver esta confusão, fico sem saber se ambas são consideradas invasoras ou se é só a árvore do incenso. E o mais estranho é ver que as duas espécies são sempre confundidas como se se tratasse de uma só planta...

Eu gosto muito desta árvore e plantei muitas no meu jardim porque crescem rápido e podem ser usadas para sebes

Na primeira foto é impossível saber de qual se trata (no inverno), mas na foto em baixo (no verão) não há duvida que se trata da árvore do incenso porque a cor das folhas está diferente



pittosporum-undulatum-foliage-2.jpg


pittosporumundulatum5.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial