Dust devil em Penamacor causa estragos, Castelo Branco 18 Julho 2012

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/sub/pagina.php?cod=14979

MINI TORNADO EM PENAMACOR
Um mini tornado esta tarde em Penamacor destruiu a cobertura do pavilhão desportivo da Escola EB 2/3 Ribeiro Sanches.

António Viera, membro do conselho executivo do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, foi surpreendido pelo fenómeno a meio de uma reunião "a determinada altura ouvimos um estrondo que parecia um avião ou um camião, depois fomos alertados que se tratava de um tornado e foi cirúrgico uma vez que só a cobertura é que foi destruída, as árvores ao lado está tudo intacto".

Os prejuízos estão a ser contabilizados mas António Vieira estima "alguns milhares de euros" de prejuízo, "o pavilhão não está sem cobertura ele tem duas coberturas e a que foi destruída e arremessada para fora do recinto foi a cobertura superior, o fenómeno provocou algumas fissuras dentro também".

A destruição da cobertura do pavilhão desportivo da Escola de Penamacor foi o único dano causado pelo mini tornado que surpreendeu esta tarde a vila de Penamacor.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Eu vi essa noticia ao bocado na TVI, fiquei de boca aberta. Até de Verão sem nuvens podem haver tornados. Esses tornados quando não existem nenhuma nuvem, chamam-se redemoinhos. É possivel vê-los pois eles sugam o pó da terra quando estão em movimento rotativo, não são perigosos como os tornados normais em condiçoes de tempo severo, mas os redemoinhos também podem provocar a destruição.
Algumas pessoas aventureiras até vão em frente deles,existem milhares de videos no Youtube, é muito engraçado ver um redemoinho como do penamacor, e pena e a destruição, esta já vai custar uns milhares de euros´.
Estamos sempre a volta do perigo até com Céu Limpo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito interessante, mas não lhe chamemos Tornado, mas Dust Devil, que eu saiba é a primeira vez que temos registo nos últimos anos de um que tenha causado estragos, que efectivamente podem acontecer. Em Espanha já tenho lido de estragos, precisamente em dias muito quentes como os que vivemos actualmente.

Qual a diferença entre um diabo de poeira (dust devil) e um tornado?

O diabo de poeira (conhecido por “espojinho” no Alentejo) é caracterizado pela presença de um turbilhão de vento (tromba), resultante de movimentos convergentes, verticais ascendentes e rotativos, tal como no caso de um tornado.

Os dois fenómenos distinguem-se, no entanto, pela sua génese: o diabo de poeira resulta de grandes diferenças de temperatura entre a camada de ar junto ao solo e o ar situado poucos metros acima, organizando-se, em geral, em situação de céu pouco nublado ou limpo, sem nuvem-mãe associada e sempre de baixo para cima; a tromba do tornado, por seu lado, emerge da base de uma nuvem e progride até ao solo.

http://meteoglobal.meteo.pt/f.a.q/qual-a-diferenca-entre-um-diabo-de-poeira-dust-devil-e-um-tornado
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Eu já assisti a alguns Dust Devil aqui pela Cova da Beira mas não com esta tal intensidade, mas lembro-me de um que me fez sentar o cu no chão :lmao: andava a controlar um papagaio quando de repente o vento começou a soprar intensamente e a uns 10 metros do local onde estava tinha andado um incêndio, foi onde se formou um e num instante ficou um enorme cone negro e assustador, o meu papagaio foi projectado e partiu-se e eu fiquei no chão a ver aquele brutal espectáculo, quando me levantei até tremia de tal adrenalina, tinha uns 12 anos nessa altura :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu não cheguei a contar porque pelo que vi e percebi, o fenómeno é bem mais comum do que pensava :D

Na semana passada subi ao castelo de Monsanto e no horizonte avistei alguns 3 ou 4 Dust Devils em simultâneo mas em locais muitos distintos, são apenas pequenos tornados de poeira, nada de muito grave :lol:

Já ontem em Alcains, perto de Castelo Branco passei de carro a uns 20 metros de um pequeno Dust Devil que estava perto da beira da estrada. :D