1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Dúvida com fumos de lareira

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por karkov 25 Jan 2016 às 07:57.

1. karkov

karkov
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Nov 2007
    Local:
    Guimarães
    Bom noite, tenho uma dúvida relacionada com os fumos da minha lareira... Nos últimos tempos acontece-me de ter a casa invadida pelo fumo do recuperador que, ao que me parece, entra pelas ventilações das casas de banho...
    O porquê da pergunta aqui... reparei que o fumo da lareira da casa de uns vizinhos, ao invés de subir, desce contornando a casa e acabando na estrada... poderá isto ter alguma razão meteorológica? Pressão atmosférica ou uma outra razão que leve o fumo a não conseguir subir e se entranhe na saída dos respiros de casa de banho?

2. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    A razão mais óbvia que vejo para isso é a chaminé estar obstruída, dificultando a passagem do fumo.

3. karkov

karkov
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Nov 2007
    Local:
    Guimarães
    Pois, mas já fizemos a limpeza e ainda assim não se justificava o fumo entrar depois pelos respiros das casas de banho...

4. lm1960

lm1960
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Mar 2009
    Local:
    Loures
    Boas,

O meu recuperador de vez em quando deita fumo pela grelha superior, acho que se deve ás condições atmosféricas, ventos e a sua direcção, etc, e,
    muito importante, com falta de entrada de ar por alguma janela para fazer circulação.
    No verão troquei toda a caixilharia por uma quase estanque e o aparelho puxa menos, tenho que manter uma janela dos wc aberta.

5. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    o que relatas são dois fenómenos diferentes. Quanto ao fumo que chega a estrada é normal e tem várias causas.
    a primeira tem a ver com o vento quando passa pela casa cria uma baixa pressão ( tipo o cone que se cria a traz de um carro ou camião, muito famoso na f1) para onde o vento se desloca.
    outra tem a ver com inversões térmicas se o fumo atravessar uma zona quente ele desce, isso é bem visivel nas aldeias onde o fumo e nevoa se encaixam nos vales mas são incapazes de escapar pois o ar a cima é mais quente e não permite a subida do fumo, depois existem outros fenómenos mais complexos como fluxos laminares e cenas. quem vive perto de celuloses sofrem na pele estes fenómenos, onde muitas vezes quem vive ao lado não sente o cheiro mas meia duzia de kms não se pode com o cheiro a enxofre, espero ter sido claro

6. karkov

karkov
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Nov 2007
    Local:
    Guimarães
    A minha grande dúvida e o que me intrigado é que este é o 4 inverno que cá passo é nunca me aconteceu isto... Tendo limpado a chaminé, esgotam-se -me as ideias do que possa ser...

7. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    Não tens nenhuma fuga no recuperador em si?

8. karkov

karkov
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Nov 2007
    Local:
    Guimarães
    Não creio, pelo menos isso não justificava como entrava o fumo do nas casas de banho com ventilação (das 3 uma não tem) sendo uma no 1° andar junto à lareira e outra no andar de cima fora da linha de tiragem de fumos (chaminé)...

Partilhar esta Página