No outro dia tive uma discussão com o meu pai sobre o seguinte: ele diz que o tempo que faz em Portugal continental é igual ao que fez nas ilhas (Açores e Madeira) dois dias antes. Diz até que o tempo que faz no norte do país "veio" da Madeira e o que faz no centro e sul dos Açores. Eu disse-lhe que não acreditava ou pelo menos que não podia ser assim tão linear e simplista mas ele insiste que ouvio isto da boca de um meteorologista (não sei quem, mas dúvido que tenha ouvido. Provavelmente percebeu mal a questão). Seja como for gostaria de ver esta dúvida esclarecida se alguém me puder ajudar.
Normalmente as depressões que se movem no Atlantico movem-se de oeste para leste, portanto é normal que depois de passar uma depressão, ou uma frente nas ilhas, ela acabe por vir cá parar.
Mas nem sempre é assim...primeiro porque por vezes as depressões ou frentes podem-se debilitar e "morrer" pelo caminho, mas tambem porque nem sempre a atmosfera se comporta desse modo dito "normal".
Por vezes há situações em que as depressões ficam "presas" a oeste, situação de bloqueio, outras vezes há em que elas se desviam para norte...
Mesmo quando nos atingem, por vezes veem debilitadas, mas tambem pode ocorrer o oposto e chegarem mais vigorosas..
Logo....o aconselhavel é não acreditar cegamente nesse dizer..mais vale ir consultando o IM ou aqui o forum
Ah...que sejas muito bem vindo