Eclipse solar de 20 Março 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Antecipo-me um pouco e abordo o eclipse do ano que vem no caso de alguém querer viajar para assistir.

No dia 20 de Março de 2015, haverá um eclipse total do Sol. A totalidade terá a duração de 02m47s e será visível principalmente no mar. Em terra, serão as ilhas de Svalbard e Faroé as contempladas. As localizações situadas a norte terão uma melhor visão. Primeiro, o trajeto do evento:

dneGsJ4.png


No caso de Portugal Continental (Lisboa), o eclipse começa às 7:59 e termina às 10:09. O eclipse atinge o seu ponto máximo às 9:01. Com uma altitude de 26º, o Sol não estará muito elevado no céu. Em Lisboa será possível ver +-65%. No grupo central dos Açores e Norte da Galiza, 80% será visível. Contudo, e por exemplo, em Ponta Delgada, Açores, o eclipse máximo ocorre quando o Sol está elevado apenas 11.9º. Portanto, só será visível uma escuridão mais prolongada do que o habitual (as nuvens nunca deixarão ver). Portanto, é recomendável saber os dados de cada localização.

nRTons0.gif


Para uma animação do evento, estando em Lisboa, clicar aqui. Para localizações personalizadas, há uma caixa para isso (linha laranja). Outra animação do evento total aqui.

No caso de não ser possível ver ao vivo, há dois sites. Slooh e Gloria Project.

Para os mais aventureiros (e com dinheiro pois não é muito barato), há diversos cruzeiros que desviaram a rota para a observação. Até há uma companhia que vai estrear um navio.

Depois deste eclipse, o próximo total na Europa será em 2026. Que será visível em Portugal, como já mencionei anteriormente.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Já de vez aproveito para publicar uma animação do eclipse solar que se avizinha:

Kzp7khH.gif


Para além dos sites que já publiquei para a sua visualização, há também estes abaixo. Pressuponho que seja possível ver auroras boreais também (em alguns). Há câmaras em tempo real e outras com intervalo:

http://weather.cs.uit.no/cam/

http://www.spitsbergen-svalbard.com/photos-panoramas-videos-and-webcams/spitsbergen-webcams.html

http://www.fae.fo/Default.aspx?pageid=12580

Esta empresa faz transporte marítimo ao longo de toda a costa da Noruega. Cada navio tem uma webcam exterior - com pouca qualidade contudo (clicar em cada navio, a webcam aparecerá logo abaixo na página):

http://www.hurtigruten.com/uk/Travel-planner/Ships/Hurtigrutens-Ships/

Um mapa com a localização individual de cada navio:

http://www.hurtigruten.com/uk/Travel-planner/Map/
 
Última edição:

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
486
Local
Angra do Heroísmo
Sábado disse:
Há 16 anos que não havia um eclipse solar de tão grande magnitude. Será visto em toda a Europa, incluindo Rússia e Turquia, e em algumas zonas do Norte de África. Segundo a Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão de Electricidade (ENTSO-E) "Este eclipse total será um teste sem precedentes ao sistema de electricidade da Europa".

img_472x263$2015_02_28_18_59_11_111144.jpg




Só nas dinamarquesas Ilhas Faroé, o fenómeno será experimentado em toda a sua plenitude – a capital Torshavn ficará dois minutos mergulhada na escuridão - nas restantes zonas da Europa, o sol ficará tapado entre 90 a 65%, como é o caso de Portugal.



Durante mais de 90 minutos, a luz solar vai diminuir drasticamente, devido à sombra que a interposição entre a Lua e o Sol, provoca na Terra. Só voltará a acontecer em 2090.



A utilização cada vez maior de energia solar pode ser afectada por este fenómeno – neste momento, a geração fotovoltaica corresponde a 3% de toda a energia consumida na Europa.

OriginalSize$2015_03_01_08_34_06_111152.gif




Daí que os operadores de sistemas de transmissões estejam, há meses, a preparar-se para os potenciais riscos. A ideia, de acordo com a ENTSO-E, é prevenir "com o objectivo de fazer o risco de um incidente voltar ao nível de segurança equivalente ao de um dia normal de operações".



Mas 20 de Março de 2015, será tudo menos um dia normal: durante duas horas (entre as 8 e 25 e as 10 e 41), cerca de 35 mil MW de energia solar irão, gradualmente, perder intensidade. Depois, também de forma progressiva, os níveis deverão ser repostos.

img_472x263$2015_02_28_16_42_27_111140.jpg




O período crítico ocorrerá dentro desse período, por isso os técnicos da ENTSO-E, estão a preparar medidas para responder à eventual ocorrência de uma apagão.



Os Estados que, por dependerem mais da energia solar, poderão estar expostos a maiores inconvenientes, são a Alemanha e a Itália. No entanto, todas as salas de controlo de fornecimento de energia europeias vão estar coordenadas, por haver uma interconexão das redes. O objectivo é prever qualquer possibilidade de falha na geração fotovoltaica, e usar outras fontes de energia para cobri-la.

in http://www.sabado.pt/mundo/detalhe/eclipse_total_do_sol_pode_provocar_apagao.html
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ainda em relação ao eclipse do dia 20:



Horário para todos os distritos:

lk2VRX0.jpg


Informação completa aqui e aqui.

Métodos de observação do sol aqui e aqui.


O Observatório Astronómico de lisboa, que publicou esta tabela, esqueceu-se do distrito de Portalegre! :p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda falta muito para olhar para modelos, pena não ser nestes dias que tem estado tão bom. Esperemos que esteja céu limpo, é sempre um grande evento.
O grande eclipse das nossas vidas (Portugal continental) é daqui a 11 anos, num final de tarde de Agosto de 2026. Aí é que serão proibidas as nuvens :D
Esperemos estar por cá todos com saúde para uma gigantesca romaria ao norte da PI onde será visível o eclipse total.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/SE2026Aug12T.png
http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_eclipse_of_August_12,_2026
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O grande eclipse das nossas vidas (Portugal continental) é daqui a 11 anos, num final de tarde de Agosto de 2026. Aí é que serão proibidas as nuvens :D
Esperemos estar por cá todos com saúde para uma gigantesca romaria ao norte da PI onde será visível o eclipse total.

Vai ser um sonho real sem dúvida, um eclipse total uma hora antes do pôr-do-sol, nos Cantábricos ou Picos de Europa, talvez na Sanabria, como espectáculo não se pode querer mais!
jvB2Snr.png

Vamos começar já a fazer planos. :winner: