Eclipse solar de 20 Março 2015

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em Portugal, dado que a potencia de produtores fotovoltaicos ligados à rede ronda os apenas os 400MW, não é de esperar qualquer problema.
;)

Deixando de lado o habitual tabloidismo de alguns media, é uma questão bastante interessante e pertinente. Mesmo uma muito pequena disrupção, por mais pequena que seja, se não estiver prevista na carga do sistema, é suficiente para fazer colapsar uma grande rede eléctrica.
Em Portugal o peso solar é bastante baixo, em Espanha já é maior, e na Alemanha por exemplo já é bastante significativo.
Como muitas destas coisas estão baseadas em modelos numéricos atmosféricos (e não astronómicos), quer nas eólicas ou solares por ex., sabes como se processa a negociação da energia no mercado nestas circunstâncias? Se estiverem bem feitos os modelos certamente teriam em conta dados astronómicos também, como um eclipse neste caso. Se não estiverem modelados, provavelmente terão que "martelar" manualmente a situação para evitar problemas na rede, que julgo que é o que farão.

Um bom texto que aborda este assunto:
https://www.entsoe.eu/Documents/Publications/SOC/150219_Solar_Eclipse_Impact_Analysis_Final.pdf
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Ainda falta muito para olhar para modelos, pena não ser nestes dias que tem estado tão bom. Esperemos que esteja céu limpo, é sempre um grande evento.
O grande eclipse das nossas vidas (Portugal continental) é daqui a 11 anos, num final de tarde de Agosto de 2026. Aí é que serão proibidas as nuvens :D
Esperemos estar por cá todos com saúde para uma gigantesca romaria ao norte da PI onde será visível o eclipse total.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/SE2026Aug12T.png
http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_eclipse_of_August_12,_2026

Vince para mim melhor ainda é o eclipse total menos de um ano depois, em Agosto de 2027, sobre o Estreito de Gibraltar, a meio do dia e com uma duração longa, com a totalidade sobre o sul de Espanha e Norte de Marrocos... é só um saltinho até lá... e poucos meses depois em Janeiro de 2028 um eclipse anular no Algarve e Sudoeste alentejano... vai ser um ano e meio inesquecível, falta ainda é imenso tempo...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Tendo em conta que as ilhas Faroé são muito pequenas (esgotam rapidamente a capacidade hoteleira) e Svalbard é pouco habitada e muito agreste dada a sua localização, interessante será ver a previsão marítima. Não menos que 6 cruzeiros (procurei mas não encontrei mais nenhum) tentarão dar aos passageiros memórias inesquecíveis:

http://www.pocruises.com/x506n/?search=true

http://www.fredolsencruises.com/pla...olar-Eclipse-Cruise-M1505?referrer=7&isback=1

http://www.fredolsencruises.com/pla...olar-Eclipse-Cruise-W1502?referrer=7&isback=1

https://www.cruiseandmaritime.com/cruise/r502/solar-eclipse-northern-lights

https://www.cruiseandmaritime.com/cruise/g500/solar-eclipse-maiden-cruise

https://www.cruiseandmaritime.com/cruise/p500/solar-eclipse-northern-lights-spectacular

Um sétimo navio ia fazer o mesmo mas pegou fogo:

http://www.bbc.com/news/uk-31062898

Procurei no site do navio mas a viagem não aparece. Presumo que tenha sido cancelada.

Este eclipse tem duas outras curiosidades. Vai acontecer aquando de uma super lua:

http://earthsky.org/tonight/supermoon-to-stage-total-eclipse-of-the-sun-on-march-20

E os eclipses no pólo norte só acontecem a cada 400/500 mil anos:

http://www.svalbard2015.no/pages/eclipse.html

Por fim, outras pessoas tentarão escapar ao mar e às nuvens voando num avião privado:

http://www.travelquesttours.com/tours/2015-flight-to-totality/welcome/

----//----

Adição:

Relativamente ao navio avariado, não há pior azar do que este. As reservas para o eclipse começaram a 31 de Maio de 2013:

http://media.fredolsencruises.com/p...arch-2015-with-fred-olsen-cruise-lines-872423

Mês e meio antes, o navio pega fogo e tudo fica cancelado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince para mim melhor ainda é o eclipse total menos de um ano depois, em Agosto de 2027, sobre o Estreito de Gibraltar, a meio do dia e com uma duração longa, com a totalidade sobre o sul de Espanha e Norte de Marrocos... é só um saltinho até lá... e poucos meses depois em Janeiro de 2028 um eclipse anular no Algarve e Sudoeste alentejano... vai ser um ano e meio inesquecível, falta ainda é imenso tempo...

Pois é, nem tinha reparado nesse por não ser total em Portugal, ao contrário do de 2026 que é total mesmo no extremo nordeste de Portugal continental.

Ainda melhor, teremos 2 eclipses totais seguidos, a apenas uma pequena viagem de distância para a generalidade dos portugueses, e ambos em Agosto, mês em que a probabilidade do céu estar limpo é alta.

De qualquer forma se estiver favorável é sempre de arriscar logo tudo no primeiro de 2026 hehe.
E ainda esse anular, que já tinha visto, em 2028. Grande fartura 3 anos seguidos.
Há uns séculos ou milénios atrás, seria sinal do fim de mundo para os povos ibéricos :D
 
  • Gosto
Reactions: Garcia e StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Penso que cá nos Açores o melhor local para se ver o eclipse é mesmo no topo da Montanha do Pico. Os restantes vão ter que se contentar com um amanhecer mais prolongado. Alguns felizardos, porventura, poderão ver o eclipse a olho nú mediante o filtro proporcionado pelas nuvens. Mas, na mesma, é algo a acompanhar nos modelos especialmente a partir do dia 18.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Na Islândia há uma excursão para se ver o eclipse. Em termos numéricos é, provavelmente, a observação mais frustrante possível:

Around an hour later the eclipse will reach its peak and the Moon will have blocked about 97,5% of the sun. The sky will go dark and you will be able to see stars in the sky. On the left side of the Sun it will be possible to see Venus.

https://www.re.is/day-tours/the-solar-eclipse-experience-once-in-a-lifetime

Não obstante o valor inicialmente obsceno de 10900 isk, fica por +-73 euros:

http://www.xe.com/currencyconverter/convert/?Amount=10900&From=ISK&To=EUR

O trajeto deste eclipse é mais largo tendo em conta a curvatura da Terra e a superlua. Infelizmente calhou no mar. Se fosse no Canadá ou até na Rússia seria muito mais acessível.

O mais engraçado da excursão anteriormente mencionada é que até dão um certificado :lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Se o céu estiver desimpedido, onde poderemos encontrar os óculos de protecção? :huh:

Provavelmente nas farmácias, centros de saúde ou até jornais. Nos últimos eclipses foi assim:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=17494&tm=8&layout=121&visual=49

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=872250

Falta saber se é gratuito (pouco provável) ou não. Nos próximos dias certamente haverá mais informação.

Adição:

Recentemente a distribuição deu bronca:

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/conta-dos-oculos-sofre-eclipse.html

Ver-se-á.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
A maior parte dos Centros de Ciência Viva do país acolhem, entre as 08:00 e as 10:00, sessões públicas de Observação do eclipse solar de forma segura, com telescópio e outros meios.

Em Lisboa, será possível assistir a observações públicas em dois locais: no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, e no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), na Tapada da Ajuda. Estas sessões são coordenadas pelo OAL e pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Segundo informação avançada pelo OAL, em ambos os locais estarão disponíveis telescópios, com filtros apropriados, para observação deste fenómeno. A organização ressalva, contudo, que as observações estão dependentes das condições meteorológicas.

As sessões de observação têm início às 8:00 e terminam às 10:30, sendo que o acesso a ambas as atividades é livre e não exige inscrição prévia, ou seja, basta aparecer!

Também o Planetário do Porto acolhe, no mesmo dia, uma sessão pública de observação, das 08h às 10h. Segundo soube o Boas Notícias, a entrada é livre e além dos telescópios vão ser distribuídos alguns óculos de segurança. Será também exibida, na sala que foi recém-modelada, uma simulação da observação do eclipse a partir do espaço.

http://boasnoticias.pt/noticias_Portugal-prepara-se-para-ver-o-eclipse-do-Sol_22786.html?page=0
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Relativamente a S. Miguel:

Caso queira observar o eclipse e não se possa dirigir ao OASA, contacte-nos em 296 492 764 ou para o geral@oasa.pt. O OASA poderá ajudar a disponibilizar os meios necessários para a observação do Sol segura.

Em Ponta Delgada o fenómeno terá início 06h53, com a Lua a cruzar o limbo do Sol quando este ainda está muito perto do horizonte. Por este motivo, o fenómeno terá melhor visibilidade na ponta mais Este da ilha de São Miguel. O máximo deste eclipse parcial irá acontecer às 07h49 no Grupo Oriental e um minuto depois no Grupo Central, com a Lua a cobrir cerca de 77% do diâmetro solar. A Lua terminará a sua passagem às 08h50, dando por concluído o fenómeno.

A visibilidade do fenómeno está dependente das condições meteorológicas. Para além de poder observar o Sol com os telescópios apropriados, o OASA irá fazer uma pequena apresentação onde será possível compreender como funcionam os eclipses e quando poderemos voltar a observar estes fenómenos nos Açores. A participação nesta atividade tem um custo de 1€ para maiores de 12 anos, sendo gratuita para menores.

http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/actividade/eclipse-parcial-do-sol-no-oasa-2015
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Fazendo uma previsão com muitaaaaa antecedência (e simplificada) para o dia do eclipse:

Nas ilhas faroé, o mar parece que estará agradável com ondas de 3/4/5 metros:

HJc5kJW.png


Até nem é muito. Hoje por exemplo está a fazer ondas >6 metros:

pQmZRBY.png


Sites para o acompanhamento da ondulação marítima:

http://forecast.uoa.gr/wamindx.php?option=2

http://polar.ncep.noaa.gov/waves/viewer.shtml?-multi_1-latest-hs-NE_atlantic-

http://www.hidrografico.pt/previsao-oceano-atlantico.php

Se a tendência se mantiver, a visualização do eclipse está condenada (ECM - 8/9 horas antes):

Cobertura nebulosa:

xoHvi4X.png


Precipitação:

lyDNvdp.png


Fonte: http://en.vedur.is/weather/shipping/atlantic/

Nos Açores, a previsão é péssima. A nebulosidade total é tendencialmente moderada:

areK1MT.gif


Mais especificamente:

Cobertura moderada de nuvens altas nos grupos ocidental e central mas muito elevada no grupo oriental:

9JdjodZ.gif


Muitas nuvens médias nos 3 grupos (o grupo ocidental está na 'fronteira'):

dVw8bVX.gif


E um número moderado de nuvens baixas nos grupos ocidental e oriental. O grupo central, nesta previsão, tem uma extensa cobertura:

cftsGIF.gif


Fontes:

http://www.weatheronline.co.uk/cgi-...VAR=pslv&HH=0&ARCHIV=0&PANEL=0&ZOOM=0&PERIOD=

http://www.weather.ul.pt/ (aplicável a 72 horas ou menos).

Como anteriormente mencionei, a montanha do Pico parece ser a melhor opção.

Nota: Publicação corrigida.