1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Eleições Europeias 2014

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Albifriorento 14 Mai 2014 às 12:55.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Votar? Não me identifico ideologicamente com nenhum partido. Por que motivo hei-de ir votar? Eu estou entre o liberalismo clássico e a social-democracia. O CDS e o PSD são partidos de plutocratas e de «interesses». Não cuidam do bem comum. Ainda sou capaz de ir lá votar no PS só para o PSD levar uma boa derrota. Este Governo em muita coisa é dos piores em democracia.

2. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Seria um bom Presidente. Lamentavelmente, esteve rodeado de canalhas quando governou, mas é humano e com mais experiência será certamente melhor Presidente do que foi Primeiro Ministro. Durão Barroso jamais terá o meu voto. Santana então nem pensar.

3. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Choque? Ela só diz o que muita gente pensa por essa Europa fora mas não tem coragem de dizer. Há muito que elites europeias defendem uma redução da população global. A moda já vem dos anos 60...

4. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    Não são todos melhor como Presidentes que como PM?? Olhe o Soares, levou o país a um regate, no entanto as pessoas só se lembram dele como Presidente... Já o Cavaco... :sad:

Bem dito. Embora eu próprio não acredite sequer em ideologias... apenas em acções.

Vamos supor que o Sócrates tinha ganho as eleições, acha você que seria diferente?? Com a Merkel e o Schauble num lado e a Lagarde do outro, não sei se seria assim tão diferente :(. Embora o Zé Inseguro tente desesperadamente passar a ideia que grande parte das dificuldades teria passado ao lado... è por isso que lhe chamo o que lhe chamei, é inseguro ao ponto de não ter coragem de admitir o que certamente um governo do seu próprio partido teria igualmente feito :(.

É esta mixórdia que me faz poderar se deverei exercer o meu direito ao voto... É que der para onde der, na realidade não dá para nada e fica tudo na mesma.

5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Eu no próximo domingo em princípio vou votar, mas não sei em quem. No PS, esse nunca votei e nunca votarei na vida, Olhão é PS desde do 25 de Abril e conheço bem o que se passa cá na terra só mesmo se tivesse senil é que votaria PS nem a nível de concelho, nem nacional e nem europeu. Aliás, a campanha do PS às europeias mais parece ser a campanha para as legislativas.

Ainda, não vi nenhum partido falar sobre a Europa e não sobre o país.

Segundo as sondagens parece que o PS vai ganhar, os portugueses andam sempre a queixarem-se mas como são "burros" votam no PS aquele partido que levou o país a 3 resgates em apenas 40 anos, mas até 2020 com o PS ainda levamos com 2 resgates com as propostas que o Seguro anda a fazer, mas será que os portugueses não têem dois dedos de inteligência, sabem muito bem que as propostas que o Inseguro faz, não são mais do que mera propaganda eleitoralista e que nunca ele irá concretizar mas os portugueses estão sempre a reclamarem e a chorarem em que estão sempre a chamar de vigaristas, aldrabões, mentirosos e corruptos, mas quando vem as eleições vai tudo como carneirada votar no PS quando foi o próprio PS que levou o país em 40 anos a 3 resgates do FMI, ou terá sido o pai natal. :intrigante:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Sondagens que sairam hoje confirnam o que se suspeitava : somos politicamente o povo mais conservador da Europa .

O povo so quer os mesmos 4 partidos de sempre desde 74 e , se possivel , nos proximos 100 anos , que sao o ps e psd ( alternando o poder ) , o cds e o pcp .

O resto o povo acha que sao folclore , ate podem votar em algum 1 ou 2 vezes ate deixar de lhes achar piada e os mandar borda fora .

7. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    estou melhor informado que pensas votar nulo é a pior ideia que existe eu conheço os outros partidos e se votassemos neles os partidos da ribalta iam tremer com medo de perder os tachos

8. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Mais explicito que isto... impossível!

:D

ALBIMETEO gostou disto.
  9. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Primeiros resultados das votações europeias... o Geert Wilders foi de saco... uma derrota em toda a linha que serve de aviso aos crentes nas várias Frente Nacionais...

10. Enkeli

Enkeli
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Fev 2011
    Local:
    Entroncamento
    Olá

Tenho observado este tópico e achei interessante.
    Em relação ás sondagens eu acho que servem para enganar e manipular os eleitores. Ontem vi que o PS ia à frente nas sondagens, foram realizados 2000 inquéritos, mas quantos eleitores somos? Como é que em 2000 eleitores entrevistados podem dizer quem ficará à frente? Posso estar errada mas todas as sondagens que vi até hoje acertaram sempre! Não sei se me estou a fazer entender, mas isto faz-me muita confusão à minha cabeça. Talvez esteja com a teoria da conspiração mas acho que é tudo manipulado.

Eu não vou votar no domingo, e não sei se voltarei a votar. Os politicos não querem saber do povo, tem 2 caras.

11. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    Chama-se a essas 2000 pessoas uma amostra, e essas amostras são recolhidas em vários pontos do pais, para por exemplo evitar que uma determinada zona com tendência de voto marcada num determinado partido seja anulada por outra, na realidade o mais fácil para evitar que isso aconteça é escolhar zonas com tendência de voto flutuante, ou seja, uma zona onde a presença de determinada força política não seja tão óbvia, e isso faz-se analisado o histórico de eleições passadas.

Já agora, as sondagens também se enganam, pelo menos as que são realizadas durante as campanhas eleitorais, e também por essas normalmente terem amostras mais pequenas, normalmente não são tão fidedignas, como as sondagens que são realizadas á boca das urnas ao mesmo tempo que a eleição decorre, essas (são as que vemos antes dos resultados oficiais) têm normalmente amostras bastante maiores e como são realizadas paralelamente ás eleições, normalmente são bastante mais indicativas das intenções de voto.

Bem a compreendo :).

Também não é preciso chegar a tanto, nunca é uma palavra demasiado comprida para se usar levianamente.

Concordo... Infelizmente não podemos fazer nada quanto a isso, continuamos a precisar deles :(.

12. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Quando nos referimos a sondagens, uma amostra de 2000 inquéritos validados é já uma boa amostra. No conjunto das sondagens essa das 2000 (penso que foi a da Católica) é, salvo erro, a maior amostragem.
    Como o Albifriorento disse procura-se nessas sondagens ser o mais representativo possível. Eu já trabalhei em sondagens e posso dar uma ideia mais ou menos sintética de como isto funciona. Existem sempre um conjunto de freguesias ditas modelo, ou seja, de acordo com os resultados nas diferentes eleições consideram-se que essas freguesias são representativas dentro de uma margem de erro que é sobejamente analisada e conhecida nestes centros, após tratamento estatístico que, ao que consta, apresenta algum grau de complexidade. Depois há duas metodologias: o inquérito telefónico (este não sei bem como funciona) e o porta a porta. No segundo existem regras especificadas. Por exemplo os inquiridores tem ordens explicitas para, e de acordo com cada freguesia, inquirirem apenas de X em X casas ou de Y em Y portas. São critérios de representatividade. Depois os dados são tratados. Dentro do tratamento existem considerandos e estimativas que têm em conta por exemplo a distribuição de voto do eleitorado indeciso, etc.
    Existem ainda outros fatores. A título de exemplo durante anos a fio certamente ouviram falar do chamado erro negativo do CDS. Ou seja, as sondagens davam sempre ao CDS menos que aquilo que o partido obtinha. A partir de certa altura as empresas de sondagens começaram a ter em atenção este misterioso fenómeno fazendo acertos que começaram a dar melhores resultados em termos de previsão. Como tal é feito é algo que já não sei :p

Por fim há as sondagens à boca da urna, sondagens estas que costumam ser mais precisas, uma vez que passam a reflectir uma certeza, é uma sondagem de repetição de voto. Mas também nestas há cuidados a ter. Se repararem em inquiridores nos locais onde vão votar, são sempre estes a ir ter com as pessoas e se prestarem ainda mais atenção verão que só após passarem X pessoas eles se dirigem a alguém. Também nestas sondagens há regras claras (além de pós tratamento estatístico).

As sondagens são aquilo que são. Efectivamente também falham... mas a verdade é que funcionam muitas vezes como indicador da tendência de voto. Se tem um efeito perverso antes de eleições, pelo facto de poderem alterar tendências de voto? Talvez... Mas essa é uma realidade com a qual teremos de viver (as sondagens vieram para ficar e cada vez mais empresas as realizam).

13. Enkeli

Enkeli
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Fev 2011
    Local:
    Entroncamento
    Eu digo que talvez não voltarei a votar porque infelizmente ou felizmente (ainda não sei) tive de conviver com politicos e o que posso dizer é que foi a pior experiência que tive. Quando andam em campanha é palavras bonitas fora isso são rudes e tratam-nos abaixo de cão. Pensam que estão a cima de qualquer pessoa. Por causa de uma politica quase perdi o meu trabalho o meu sustento o que valeu é que consegui provar que a verdade estáva do meu lado... Fiquei mesmo com pó aos politicos, quero acreditar que existem excepções, politicos que realmente se preocupem com o povo e não apenas com mercados, que deêm provas.

Acho que a politica é o mal do mundo.

E em relação a estas eleições, eu vi uma reportagem acho que era de um canal françês que mostrava como era a vida de um deputado lá no parlamento europeu, tem tudo do bom e do melhor trabalham uma vez por semana tem ajudas de custo incriveis comem os melhores pratos bebem dos melhores vinhos e tudo à custa do contribuinte. Eu já não sei o nome da reportagem mas está no youtube. Achei chocante se realmente é verdade.

14. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

As sondagens hoje em dia regem - se por critérios científicos e são regulamentadas por lei .

Não tenho a certeza , mas penso que existem penalizações para as empresas de sondagens que não cumpram as regras .

15. Enkeli

Enkeli
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Fev 2011
    Local:
    Entroncamento
    Jà estou a perceber como funcionam as sondagens, mas a sério que sendo leiga na matéria que estava a fazer uma grande confusão na minha cabeça!!! Mas continuo a achar que as sondagens possam manipular na hora do voto.

Partilhar esta Página