Erupção do vulcão Grímsvötn na Islândia

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O cheiro é a cinza. É algo reminiscente ao cheiro da cinza normal, mas sem aquele cheiro a queimado. E também tem um ligeiro cheiro térreo, talvez algo metálico (muito ao de longe tipo ferrugem).

Hoje já está céu encoberto mas sem grande cinza acima, apesar de bastante no solo. Mas a cerca de 80km a sul daqui, nas Westman Islands, a visibilidade é muito reduzida e o dia muito escuro. Portanto basta o vento mudar, que aqui ficámos de noite novamente.

Esta cinza é mais claramente mais grossa que a do ano passado. Esta é uma areia muito fina. A do Eyjafjallajokull era um pó muito fino. Esta não é tão incomodativa para os olhos e garganta para quem já esteve habituado à cinza do vulcão do ano passado, e a cor é também mais escura e acastanhada (a outra era mais cinzento claro).

É incomodativo pois a cinza vai acizentando o cabelo e entra em casa, mesmo que não se queira. E cobre todos os pavimentos e relva lá fora, que aliás já tinham um bocado da cinza do ano passado, trazido pelo vento forte de leste de há umas semanas atrás.

Vou agora ver se entretanto já vejo a pluma de novo, segundo o relato do IM; já foi novamente visivel esta manhã de alguns pontos do país. Mas está baixa, entre 8 a 12km de altura, e já desaparece muitas vezes do radar. O tremor harmónico aumentou de noite e reduziu-se de novo de manhã.

Aqui vai a explicação possível para a intensidade desta erupção: é possível que tenha havido algum magma injectado do gigante vizinho Bardarbunga, o local da erupção é perto da fissura Gjhalp que é entre o Grimsvotn e o Bardrbunga (algo semelhante ao Eyjafjallajokull e Katla)


Deve ser brutal viver algo assim :thumbsup:

Que cheiro se sente no ar ?
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Amanhã já deverá afetar o espaço aéreo da Escócia
dglyL.png
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim porque além disso a Islândia está a sofrer também uma vaga de frio, das maiores dos últimos anos na Primavera, com neve abundante no norte e no leste do país, que agora receberam também queda de cinza.

É muito complicado para os agricultores e para os animais/culturas de vegetais, depois de um ínicio de Maio invulgarmente quente.

Por outro lado, erupções e neves tardias ocorrem frequentemente na Islândia. Os animais já devem estar habituados.

Os animais devem estar a passar o mau pedaço...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Ao almoço pude ver novamente a pluma do vulcão daqui, a mais de 200km de distância. Portanto ultrapassou de novo os 10 km. Mas não tinha máquina e depois encobriu-se com nuvens. Quando fui buscar, tirei uma foto, e desenhei os cortonos da pluma que está parcialmente encoberta pelas nuvens.

pluma.jpg


Vou ver se peço a colegas as fotos mais definidas da pluma de anteontem, que saía do mesmo local mas com céu limpo, e sem as nuvens da cinza à volta.

A foto seguinte, que encontrei na net, demonstra mais ou menos como vimos a pluma daqui, no primeiro dia, com os relampagos, e a penetrar na estratosfera (nuvem em forma de cogumelo)

5745277872_b9c4b66336.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grandes relatos em 1ª mão irpsit! :shocking:

Muito bom este tema! De grande qualidade!

Obrigado a todos pelos links e fabulosas imagens que aqui têm deixado! :thumbsup:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Espaço aéreo encerrado hoje na Escócia, como era previsível.

Nas próximas 48 horas o espaço aéreo poderá encerrar na Irlanda e também no Reino Unido (Londres incluído).

Depois disso, existe a possibilidade de afectar os voos no norte da França e norte da Espanha, ou mais para o norte da Dinamarca (Copenhaga) e Oslo.

Claro que era previsível perante a injecção massiva de cinza na atmosfera, que iria afectar pelo menos as Ilhas Britânicas. A coluna de fumo foi até aos 23 km de altura, bem superior aos 10km do vulcão do ano passado. Foi a erupção maior da Islândia desde 1947, altura em que o Hekla levantou uma coluna até 27km de altura.

O vulcão já libertou mais cinza em 48 horas do que o Eyjafjallajokull em toda a sua erupção!

Os cientistas falam em 2000 toneladas libertadas por segundo, o que dá já a esta erupção uma intensidade VEI4, mas ainda cerca de 10 vezes menor que a última erupção do Katla em 1918, e cerca de 100 vezes menor que a do Pinatubo em 1991
.

A queda de cinza na Islândia ontem foi muitas vezes mais superior do que a erupção do ano passado.

No ano passado a cinza afectou apenas algumas zonas do país (cerca de 20-30km em redor). Ontem, quase todo o país registou queda de cinza significativa. Não há dúvidas da escala bem superior desta erupção.

As boas notícias é que poderá ser uma erupção curta. Normalmemte uma erupção do Grimsvotn não dura mais que duas semanas.