Erupção do vulcão Grímsvötn na Islândia

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A erupção tem vindo a diminuir mas o que se segue, não se sabe.

A coluna de cinzas existe porque o magma explode em contacto com a água do glaciar.
Após alguns dias, é natural que a erupção passe a ser só de lava, sem grandes explosões. E é habitual as erupções deste vulcão durarem apenas alguns dias.

Isto se o magma não abrir uma nova fissura, o que daria novas explosões e prolongaria a erupção. Ninguém sabe o que se segue. Recordemos que o Grimsvotn em 1783 libertou uma quantidade de lava imensa, o que trouxe um impacto catastrófico na Europa. Mas esses são eventos raros. O Grimsvotn é um vulcão bem maior do que o Eyjafjallajokull.


Quanto aos voos, o espaço aéreo está fechado na Escócia e norte da Inglaterra. É possível ainda que a França, Dinamarca e Escandinávia sejam afectadas no final da semana. Mas estas disrupções deverão ser ligeiras e por pouco tempo. Esta cinza é mais pesada e portanto não fica muito tempo no ar (apesar de a quantidade de cinza libertada ter sido muito superior à do ano passado).

Mas repetindo o que disse: para já a erupção está a diminuir. (já não vejo a coluna eruptiva de onde eu estou, nem esta é detectada no radar)


Boas tardes

Alguém me sabe dizer o estado da erupção? Se vai continuar, se a intensidade diminuiu, se aumentou etc.

Obrigado
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Erupção do Grimsvotn parou desde ontem!
Esta manhã, os cientistas encontraram apenas vapor a sair da cratera!

A quantidade total de material libertado foi de cerca de 0.5 cu km, mais que o Eyjafjallajokull, colocando a força da erupção como VEI4 (em apenas 3 dias).

As autoridades dizem que se assemelhou a uma erupção do Katla.

No entanto há coisas interessantes a acontecer. Ocorreram alguns sismos esta noite, junto à fissura Laki. O tremor ainda continua elevado, o que indicia movimentos do magma. A actividade no Katla aumentou desde a erupção do Grimsvotn (apesar de estarem bastante separados um do outro). E aconteceu um estranho earthquake swarm a oeste das Westman Islands (no sul da Islândia), em pleno mar, numa área em que não é suposto acontecer nada.

O dia está soalheiro aqui e relativamente limpo. Parece que quase toda a cinza já caíu, por ser pesada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito rápido o declínio:




73211123.jpg




Ontem

85557379.jpg




Hoje

57740894.jpg



grf.gif






Mesmo com uma erupção explosiva e rápida esperaria continuar a ver o local a libertar algum material e vapor durante mais tempo.

Quanto aos sismos, difícil de saber se são meros ajustamentos de magma e pressão que tem necessariamente que ocorrer após esta massiva libertação de material ou se é algo mais. Todo o restabelecimento de equilíbrio deve gerar sismos, mas eventualmente a agitação também pode provocar outras coisas. Para já inclino-me para a 1ª hipótese. Esperar para ver.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Esta Islândia apaixona-me cada vez mais.

Sempre foi um dos destinos sonhados para visitar, depois da erupção do ano passado, e de tudo o que ela nos permitiu passar a conhecer melhor sobre esta pequena grande ilha, tornou-se numa visita obrigatória a concretizar num futuro mais ou menos próximo.

Deve ser fascinante percorrer aquela ilha e estar perto de crateras vulcânicas, fontes geotermais, tudo rodeado por uma paisagem fria e bela até mais não. :)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pois é estranho o tremor continuar. E continua também nas estações vizinhas.

Ontem só havia vapor na cratera segundo relatos visuais no local. Houve alguns sismos mas a sul do vulcão, numa zona em que geralmente não costuma haver sismos, mas depois pararam. Portanto há movimentos do magma debaixo do vulcão, mas para já não se sabe mais nada. Poderá indiciar uma intrusão magmática (o magma move-se até perto da superfície mas sem haver erupção). Se isto continuar, poderia formar-se uma fissura.

Também não houve mais novidades em relação à cheia glacial esperada. Em 1996 esta ocorreu 1 mês após o final da erupção. A zona em redor do Grimsvotn é uma extensa zona glaciada, com uma média de 400 metros de espessura/altura de gelo.