Na madrugada de 31 de Outubro de 1997 ocorreram na ilha de São Miguel inúmeros movimentos de vertente desencadeados por precipitação muito intensa. Embora toda ilha tenha sido de algum modo fustigada, o Concelho da Povoação foi sem dúvida um dos mais afectados. N
Animação satélite entre os dias 28 de Outubro e 1 de Novembro de 1997. Apesar do movimento da depressão, o o arquipélago ou parte dele manteve-se muitos dias debaixo de uma banda nebulosa. Cartas entre 28 Novembro e 1 de Novembro. Os restos desta depressão e massa de ar aparentemente estiveram também envolvidas na ciclogenese explosiva de Novembro de 1997 que também provocaram mortos no sul de Portugal continental.
Excerto de um estudo sobre o evento: http://www.nicif.pt/Publicacoes/downloads/Coleccao_I/Artigo_IX.pdf
Fez ontem 20 anos da tragédia da Ribeira Quente, em que vitimou 29 pessoas. Recordo-me perfeitamente desse dia, sabiamos de algo grave tinha se passado, mas como a única estrada esteve interrompida, telefones cortados, as notícias chegaram devagar. Reportagem da RTP Açores da primeira semana a seguir ao evento. Com pouco conteúdo cientifico e analista do evento, mas recomendo ver. https://www.rtp.pt/play/p4052/grandereportagem20anostragediaribeiraquente Os movimentos de vertente são dos maiores problemas dos Açores e Madeira, e mesmo hoje em dia, com o conhecimento que temos, constroi se casas sem aparente atenção a estes eventos.