Espécies Invasoras

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje durante uma caminhada á Reserva Natural do Paúl do Boquilobo observei um possivel ninho de vespa asiática,a poucos metros do Rio Almonda, digo isto porque assim que eu me aproximei para tirar uma foto, as abelhas começaram logo a sair do ninho, o ninho estava feito dentro de um buraco escavado por um coelho, ou por um javali, e o mesmo já tinha sido destruído talvez por responsáveis do ICNF, porque cá fora já estavam resto ninho, mas talvez elas tenham voltado a fazelo novamente no mesmo sítio.
O buraco deveria de ter uns 30 a 40 cm de profundidade.
O ninho era feito do mesmo material desta foto que tirei da net.
Eu pensava que a vespa asiática ainda não andava pelo Ribatejo

800px-Vespa_v%C3%A9lutina.jpg
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pedro 1993 infelizmente essa praga está a espalhar-se rapidamente é no norte que são vistas mais frequentemente no entanto a tendência é para que elas se espalhem por todo o pais o que é gravíssimo afectando gravemente a produção de mel pois esta praga mata as abelhas!!!!!!!!:facepalm:

Pois esta tem sido uma de entre tantas outras pragas que nos debatemos actualmente, e que tem crescido a um ritmo alucinante.
Já fui verificar aqui neste site, e também já existe registo delas em Faro, no sul do nosso país.

http://www.sosvespa.pt/web
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Exacto pedro1993 e cada vez se vai propagar mais, já não nos basta a porcaria de tempo que estamos a ter e ainda temos que lidar com pragas como essa que dizimam colmeias de abelhas inteiras em poucas horas além de serem muito nocivas para nós o veneno delas é bastante perigoso, só aparecem coisas más, é só más noticias!!!!!!!!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
o veneno não é o pior que existe o pior é que pica muitas vezes e não morre

Eu li agora aqui num artigo na net, que basta estarmos a cerca de 5 metros do ninho para elas sentirem a vibração dos nossos pés, e realmente foi o que aconteceu, porque eu vi de longe, mas assim que me aproximei mais para tirar uma foto elas começaram logo a sair.
Eu pensava que o ninho já estava desabitado, porque vi restos dele destruído, e então foi só aí que me cheguei mais perto, mas parece que me enganei.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
o veneno não é o pior que existe o pior é que pica muitas vezes e não morre

Pica muitas vezes (as vezes que quiser) como qualquer vespa, o problema será o seu comportamento agressivo e a quantidade de veneno que pode inocular por picada, visto ser bem maior que a vespa europeia.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje durante uma caminhada á Reserva Natural do Paúl do Boquilobo observei um possivel ninho de vespa asiática,a poucos metros do Rio Almonda, digo isto porque assim que eu me aproximei para tirar uma foto, as abelhas começaram logo a sair do ninho, o ninho estava feito dentro de um buraco escavado por um coelho, ou por um javali, e o mesmo já tinha sido destruído talvez por responsáveis do ICNF, porque cá fora já estavam resto ninho, mas talvez elas tenham voltado a fazelo novamente no mesmo sítio.
O buraco deveria de ter uns 30 a 40 cm de profundidade.
O ninho era feito do mesmo material desta foto que tirei da net.
Eu pensava que a vespa asiática ainda não andava pelo Ribatejo

800px-Vespa_v%C3%A9lutina.jpg


Excelente relato, obrigado por partilhares as tuas observações connosco.
Na minha opinião, os ninhos têm que ser destruídos durante a noite, porque senão as vespas saem do ninho ou então haverão sempre umas que estão cá fora nas suas atividades diárias. Já de noite, o mais provável é que estejam todas dentro do ninho.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Excelente relato, obrigado por partilhares as tuas observações connosco.
Na minha opinião, os ninhos têm que ser destruídos durante a noite, porque senão as vespas saem do ninho ou então haverão sempre umas que estão cá fora nas suas atividades diárias. Já de noite, o mais provável é que estejam todas dentro do ninho.

Exato, os ninhos devem ser destruídos à noite, as vespas são diurnas e durante a noite estão todas no ninho, é mais fácil e mais seguro.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Exato, os ninhos devem ser destruídos à noite, as vespas são diurnas e durante a noite estão todas no ninho, é mais fácil e mais seguro.

Então e será que destruindo o ninho a 1ª vez elas voltam, a faze-lo novamente no mesmo sítio, eu digo isto porque vi restos do ninho queimados á entrada do buraco, o que é certo é que o ninho estava completamente intacto e elas estavam á mesma activas.
 

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Então e será que destruindo o ninho a 1ª vez elas voltam, a faze-lo novamente no mesmo sítio, eu digo isto porque vi restos do ninho queimados á entrada do buraco, o que é certo é que o ninho estava completamente intacto e elas estavam á mesma activas.
I love the smell of napalm in the morning!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Então e será que destruindo o ninho a 1ª vez elas voltam, a faze-lo novamente no mesmo sítio, eu digo isto porque vi restos do ninho queimados á entrada do buraco, o que é certo é que o ninho estava completamente intacto e elas estavam á mesma activas.

Tal como as vespas europeias, elas vão sempre tentar reconstruir o ninho se a rainha sobreviver e se enxame restante continuar numeroso.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Os ninhos têm que ser destruídos(incinerados) à noite pela proteção civil ou bombeiros e apicultores. Deve denunciar esse avistamento de ninho ou na proteção civil da câmara municipal ou no site. Já tive uma vespa velutina moribunda no meu terraço e pouco tempo depois descobri um grande ninho a uns 3kms de distância que denunciei. Já lá não está.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
As lagartas fazem os ninhos parecidos com uma teia gigante, geralmente na extremidade do pinheiro, só depois elas descem e são visiveis no chão, todos juntas, costumam chamar a isso procissão.
Pelo que sei os pinheiros bravos quando atacados são menos resistentes do que o pinheiro manso, isto tem a ver com o facto dos anéis de crescimento.
O 1º sintoma nos pinheiros é as extremidades dos ramos a começarem a ficar secos.
As lagartas á cerca de 3 semanas atrás eram bem visiveis em procissão, agora já não sem com a mesma frequência.
Aconteceu-me o mesmo a dois pinheiros bravos cá de casa começaram a secar de repente mas não sei que doença é,enfim se fosse alguma coisa boa não aparecia só aparecem coisas para estragar as nossas árvores.
Penso que este é o tópico indicado para esta conversa.
É estranho, pensava que estas lagartas só apareciam na primavera, mas o tipo de pinheiro que falo, não é nem o manso nem o bravo, quando passar por lá tiro foto. Há vários pinheiros aqui na terra com esse ninho mas por estranho que pareça aqueles pinheiros não têm nada disso, numa das entradas da vila também há outros pinheiros desse tipo que também estão a secar mas aparentemente também não têm ninhos. Uma coisa podemos ter a certeza, já são poucas as árvores que não têm doenças/pragas que as matem.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Penso que este é o tópico indicado para esta conversa.
É estranho, pensava que estas lagartas só apareciam na primavera, mas o tipo de pinheiro que falo, não é nem o manso nem o bravo, quando passar por lá tiro foto. Há vários pinheiros aqui na terra com esse ninho mas por estranho que pareça aqueles pinheiros não têm nada disso, numa das entradas da vila também há outros pinheiros desse tipo que também estão a secar mas aparentemente também não têm ninhos. Uma coisa podemos ter a certeza, já são poucas as árvores que não têm doenças/pragas que as matem.

Fizeste bem em mover para este tópico, que é o ideal para este tipo de discussões, para não estamos lá a fazer Off-topic.
É um pouco estranho o que relatas acerca do pinheiros, mas pode ser que apareça mais alguém que perceba melhor do assunto do que eu.
E sim é verdade, qualquer dia é mesmo uma raridade uma árvore aqui em Portugal que não seja atacada por uma praga.
Aqui pela minha terra o escaravelho está a "limpar o sarampo" ás ultimas palmeira, por isso acho que em breve irá passar fome.