Boa noite
Obrigado pelos vossos comentários.
O prato é um teste de solução contra o directo e intenso sol do verão.
Tenho a estação desde Outubro e o PS desde Novembro. Desde o inicio que tenho vindo a estudar a precisão da temperatura da WMR200 sem PS, com PS, ao sol e á sombra. Tenho mais um termómetro exterior e durante o ano passado durante 10 meses tive uma estação do Lidl. Durante este tempo realizei vários testes e em vários sítios e fiquei a conhecer “os cantos ao quintal”, o que me está a ser útil agora.
O prato está montado á 10 dias e comparativamente a valores registados anteriormente e por comparação a “estufa” não se está a criar. Não sei se repararam que tive o cuidado do bordo do prato ficar acima da ultima entrada de ar do PS e que o prato está todo perfurado. Concordo que não é bonito,mas para já vai servir para saber se poderá ou não dar resultado .Só tenho de esperar mais 2 ou 3 dias de sol.
De qualquer modo nestes últimos dias frios e sem vento que passaram descobri um problema na localização do sensor e hoje tive de o descer em cerca de 200mm. O ar que se criava por baixo das telhas aquecia a saia na única saída alta- o canto junto ao sensor. Tendo o sensor mais baixo isso já não acontece e como continua a ser bem ventilado... (o coberto não tem paredes)
Isto aqui é um recanto que está ao mesmo nível do rio Lena ,protegido contra o vento por uma elevação natural de cerca de 50 metros desde SE a NO. Por isso aqui o vento de Sul ,Oeste ou mesmo Norte tem uma diferença de cerca de 10 a 25 km quando comparado com o registado em estações próximas.
No pico do verão quando há nortada de 20 km aqui não há vento e os dias quentes são tórridos.
Receio que nesses dias o PS por si só , mesmo ventilado , não consiga dar conta do recado.
A altura do anemómetro ao solo é neste momento de 9.20 metros. Posso subir mais 1 metro mas por agora vou esperar por ventos de 30 a 40 km para ver o comportamento da engenharia.
Mesmo assim já está mais alto 1.2 metros que o vértice do telhado da casa de habitação, mas pelas razões já apresentadas não espero grandes ventanias por aqui.
O Anemómetro tb está ligado ao painel solar.
Tenho tb preparada a ligação de um Led de iluminação de 3v. Neste momento está constantemente ligado com 2 pilhas de 1.5v á 7 dias e ficou melhor do que eu esperava.
Dá jeito olhar pela janela e saber se o anemómetro ainda lá está!!
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]