Boa noite. Sempre tive a “pancada” por termómetros e temperaturas mas nunca tive oportunidade de montar uma estação. Vim morar á 10 anos para a Barosa- Leiria e desde cedo me apercebi que estava numa das zonas mais frias e mais quentes da cidade. Agora tive a oportunidade de comprar uma WMR200. Iniciei a montagem/testes a 2 meses mas ainda falta o pluviometro. Queria ver se estava tudo a funcionar em 1/1/11 A pagina web fica para mais tarde, no entanto já está a debitar para o Wunderground Deixo aqui algumas fotos. Jorge [/URL][/IMG] [/URL][/IMG]
Excelente instalação e envolvência. Só um aparte, não precisavas de ter colocado aquele prato sobre o radiation shield da Davis. Ele é mais do que suficiente só por si e isso vai aprisionar algumas camadas de ar junto do sensor e, consequentemente, atrasar ligeiramente a reacção do sensor relativamente às variações de temperatura e humidade. Agora só falta colocar os dados online. Qualquer dúvida, dispõe sempre.
Bela instalação e estação!!! E sou da mesma opinição do Daniel, assim só a protejes mais da chuva... Muitos parabens!
Oh meu caro amigo WHORTAS, você tire essa coisa branca e feia de cima do RS da Davis já! Alguma vez?! Ora nem pensar, tal como já aqui referiram você não precisa de nada disso, tivera eu um RS desses e adeus pratinhos brancos da Domplex (passo a pub)! Use e abuse da exposição aos elementos na sua zona apenas com o da Davis.
Mais uma WMR 200 a bombar Os meus parabéns pela dedicação e pela montagem da estação. No que diz respeito á parabólica colocada por cima do RS da Davis, creio que está tudo dito. Já agora, a quantos metros do solo está o anemometro ?
Bela montagem, especialmente o anemómetro! Quanto ao prato que todos os meus colegas comentaram... faz-lhe uns furos com o berbequim e ele deixa "aprisionar" o ar. E sempre protege o RS da chuva e do sol directo (UV) que a logo prazo deixam tudo ressequido... Eu implicaria mais com a proximidade dequele "coberto" ou "anexo" onde ele está instalado... se o pudesses afastar das construções...
Olá boa noite Os meus parabéns pela excelente montagem. Eu tb tenho uma WMR200, com a qual estou satisfeito, apesar de reconhecer que ñ é uma Davis. Só uma pergunta: o anemómetro tem apoio do painel solar ? Cumpts Zejorge www.meteoconstancia.info
Boa noite Obrigado pelos vossos comentários. O prato é um teste de solução contra o directo e intenso sol do verão. Tenho a estação desde Outubro e o PS desde Novembro. Desde o inicio que tenho vindo a estudar a precisão da temperatura da WMR200 sem PS, com PS, ao sol e á sombra. Tenho mais um termómetro exterior e durante o ano passado durante 10 meses tive uma estação do Lidl. Durante este tempo realizei vários testes e em vários sítios e fiquei a conhecer “os cantos ao quintal”, o que me está a ser útil agora. O prato está montado á 10 dias e comparativamente a valores registados anteriormente e por comparação a “estufa” não se está a criar. Não sei se repararam que tive o cuidado do bordo do prato ficar acima da ultima entrada de ar do PS e que o prato está todo perfurado. Concordo que não é bonito,mas para já vai servir para saber se poderá ou não dar resultado .Só tenho de esperar mais 2 ou 3 dias de sol. De qualquer modo nestes últimos dias frios e sem vento que passaram descobri um problema na localização do sensor e hoje tive de o descer em cerca de 200mm. O ar que se criava por baixo das telhas aquecia a saia na única saída alta- o canto junto ao sensor. Tendo o sensor mais baixo isso já não acontece e como continua a ser bem ventilado... (o coberto não tem paredes) Isto aqui é um recanto que está ao mesmo nível do rio Lena ,protegido contra o vento por uma elevação natural de cerca de 50 metros desde SE a NO. Por isso aqui o vento de Sul ,Oeste ou mesmo Norte tem uma diferença de cerca de 10 a 25 km quando comparado com o registado em estações próximas. No pico do verão quando há nortada de 20 km aqui não há vento e os dias quentes são tórridos. Receio que nesses dias o PS por si só , mesmo ventilado , não consiga dar conta do recado. A altura do anemómetro ao solo é neste momento de 9.20 metros. Posso subir mais 1 metro mas por agora vou esperar por ventos de 30 a 40 km para ver o comportamento da engenharia. Mesmo assim já está mais alto 1.2 metros que o vértice do telhado da casa de habitação, mas pelas razões já apresentadas não espero grandes ventanias por aqui. O Anemómetro tb está ligado ao painel solar. Tenho tb preparada a ligação de um Led de iluminação de 3v. Neste momento está constantemente ligado com 2 pilhas de 1.5v á 7 dias e ficou melhor do que eu esperava. Dá jeito olhar pela janela e saber se o anemómetro ainda lá está!! [/URL][/IMG] [/URL][/IMG] [/URL][/IMG]
Engraçada a engenhoca do LED O anemometro está segundo as regras, 10 metros sobre o nível do solo. O RS devia realmente estar um pouco afastado do anexo. Diz o WMO, que é quem define os standarts neste campo, a temperatura deve ser medida com um sensor dentro de um Radiation Shield, num local arejado de 1,5m a 1,75m do solo e estar sob incidência directa do sol. arejado - Mais longe do anexo incidência directa - Retirar o prato de cima. É mesmo para estar ao Sol. O RS da Davis tem protecção contra raios UV, só se vai deteriorar ao fim de muitos anos.
Talvez o WHORTAS ficasse com a ideia de que o material que constitui o RS da Davis não fosse suficientemente resistente por exemplo ao sol tórrido de Verão e segundo as fotos que aqui colocou, é fácil perceber que o local é um pouco abrigado dos ventos dominantes, talvez tirando partido daqueles que se deslocassem directamente de norte e além do mais todo o arvoredo circundante agudiza ainda mais o efeito guarda-vento; reforça-se mesmo assim a ideia de que quase de certeza não será necessário o famoso pratinho branco por cima. Desde já digo que o led é uma ideia muito engraçada, ora porque não?! Bom, já gastou alguns euros em materiais de suporte para os componentes, a minha pergunta em forma de sugestão é se será possível colocar o suporte do RS da Davis no mastro do anemómetro a pelo menos 1,50m por cima da cobertura visto que não é de descartar a hipótese de sobretudo no Verão, o calor acumulado por cima e até por baixo das telhas se deslocar em direcção ao RS e interferir na exactidão dos valores!
Boas, Parabéns pela estação, mais uma WMR200 Atenção à colocação do RS sobre o telhado... é que está ali uma chaminé de uma churrasqueira que deve trabalhar sobretudo no verão Vendo por aí tanto terreno, não existe um local pra colocar o RS num mastro a 1.5m de altura do chão???
Gostei do tuning na EM (led) A essa altura convem ter uns bons cabos a prender o anemometro...o resto já foi dito
Penso que será praticamente insignificante, não só a chaminé é baixa como também não parece estar assim tão próxima do RS se por acaso este fosse colocado no mastro a cerca de 1,50m acima do telhado.