Estação meteo Hortas /Barosa-Leiria

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Local
Várzea dos Cavaleiros (390 metros)
Boa noite.
Sempre tive a “pancada” por termómetros e temperaturas mas nunca tive oportunidade de montar uma estação.
Vim morar á 10 anos para a Barosa- Leiria e desde cedo me apercebi que estava numa das zonas mais frias e mais quentes da cidade.
Agora tive a oportunidade de comprar uma WMR200.

Iniciei a montagem/testes a 2 meses mas ainda falta o pluviometro. Queria ver se estava tudo a funcionar em 1/1/11
A pagina web fica para mais tarde, no entanto já está a debitar para o Wunderground

Deixo aqui algumas fotos.
Jorge

46780077.jpg
[/URL][/IMG]
97308617.jpg
[/URL][/IMG]

97878839.jpg
[/URL][/IMG]
70387435.jpg
[/URL][/IMG]
41954030.jpg
[/URL][/IMG]

Excelente instalação e envolvência. :thumbsup:

Só um aparte, não precisavas de ter colocado aquele prato sobre o radiation shield da Davis. Ele é mais do que suficiente só por si e isso vai aprisionar algumas camadas de ar junto do sensor e, consequentemente, atrasar ligeiramente a reacção do sensor relativamente às variações de temperatura e humidade.

Agora só falta colocar os dados online. Qualquer dúvida, dispõe sempre.

Oh meu caro amigo WHORTAS, você tire essa coisa branca e feia de cima do RS da Davis já! :D
Alguma vez?! :p
Ora nem pensar, tal como já aqui referiram você não precisa de nada disso, tivera eu um RS desses e adeus pratinhos brancos da Domplex (passo a pub)!
Use e abuse da exposição aos elementos na sua zona apenas com o da Davis.;)

Mais uma WMR 200 a bombar :thumbsup:

Os meus parabéns pela dedicação e pela montagem da estação.

No que diz respeito á parabólica colocada por cima do RS da Davis,:rolleyes::rolleyes: creio que está tudo dito.

Já agora, a quantos metros do solo está o anemometro ?

Bela montagem, especialmente o anemómetro!:thumbsup:

Quanto ao prato que todos os meus colegas comentaram... faz-lhe uns furos com o berbequim e ele deixa "aprisionar" o ar. E sempre protege o RS da chuva e do sol directo (UV) que a logo prazo deixam tudo ressequido...:mad:

Eu implicaria mais com a proximidade dequele "coberto" ou "anexo" onde ele está instalado... se o pudesses afastar das construções...:thumbsup:

Boa noite
Obrigado pelos vossos comentários.
O prato é um teste de solução contra o directo e intenso sol do verão.
Tenho a estação desde Outubro e o PS desde Novembro. Desde o inicio que tenho vindo a estudar a precisão da temperatura da WMR200 sem PS, com PS, ao sol e á sombra. Tenho mais um termómetro exterior e durante o ano passado durante 10 meses tive uma estação do Lidl. Durante este tempo realizei vários testes e em vários sítios e fiquei a conhecer “os cantos ao quintal”, o que me está a ser útil agora.
O prato está montado á 10 dias e comparativamente a valores registados anteriormente e por comparação a “estufa” não se está a criar. Não sei se repararam que tive o cuidado do bordo do prato ficar acima da ultima entrada de ar do PS e que o prato está todo perfurado. Concordo que não é bonito,mas para já vai servir para saber se poderá ou não dar resultado .Só tenho de esperar mais 2 ou 3 dias de sol.
De qualquer modo nestes últimos dias frios e sem vento que passaram descobri um problema na localização do sensor e hoje tive de o descer em cerca de 200mm. O ar que se criava por baixo das telhas aquecia a saia na única saída alta- o canto junto ao sensor. Tendo o sensor mais baixo isso já não acontece e como continua a ser bem ventilado... (o coberto não tem paredes)
Isto aqui é um recanto que está ao mesmo nível do rio Lena ,protegido contra o vento por uma elevação natural de cerca de 50 metros desde SE a NO. Por isso aqui o vento de Sul ,Oeste ou mesmo Norte tem uma diferença de cerca de 10 a 25 km quando comparado com o registado em estações próximas.
No pico do verão quando há nortada de 20 km aqui não há vento e os dias quentes são tórridos.
Receio que nesses dias o PS por si só , mesmo ventilado , não consiga dar conta do recado.

A altura do anemómetro ao solo é neste momento de 9.20 metros. Posso subir mais 1 metro mas por agora vou esperar por ventos de 30 a 40 km para ver o comportamento da engenharia.
Mesmo assim já está mais alto 1.2 metros que o vértice do telhado da casa de habitação, mas pelas razões já apresentadas não espero grandes ventanias por aqui.

O Anemómetro tb está ligado ao painel solar.
Tenho tb preparada a ligação de um Led de iluminação de 3v. Neste momento está constantemente ligado com 2 pilhas de 1.5v á 7 dias e ficou melhor do que eu esperava.
Dá jeito olhar pela janela e saber se o anemómetro ainda lá está!!

80114160.jpg
[/URL][/IMG]
34242378.jpg
[/URL][/IMG]
57612034.jpg
[/URL][/IMG]

Engraçada a engenhoca do LED :D

O anemometro está segundo as regras, 10 metros sobre o nível do solo.

O RS devia realmente estar um pouco afastado do anexo.

Diz o WMO, que é quem define os standarts neste campo, a temperatura deve ser medida com um sensor dentro de um Radiation Shield, num local arejado de 1,5m a 1,75m do solo e estar sob incidência directa do sol.

arejado - Mais longe do anexo
incidência directa - Retirar o prato de cima. É mesmo para estar ao Sol. O RS da Davis tem protecção contra raios UV, só se vai deteriorar ao fim de muitos anos.

Talvez o WHORTAS ficasse com a ideia de que o material que constitui o RS da Davis não fosse suficientemente resistente por exemplo ao sol tórrido de Verão e segundo as fotos que aqui colocou, é fácil perceber que o local é um pouco abrigado dos ventos dominantes, talvez tirando partido daqueles que se deslocassem directamente de norte e além do mais todo o arvoredo circundante agudiza ainda mais o efeito guarda-vento; reforça-se mesmo assim a ideia de que quase de certeza não será necessário o famoso pratinho branco por cima.

Desde já digo que o led é uma ideia muito engraçada, ora porque não?! :thumbsup:

Bom, já gastou alguns euros em materiais de suporte para os componentes, a minha pergunta em forma de sugestão é se será possível colocar o suporte do RS da Davis no mastro do anemómetro a pelo menos 1,50m por cima da cobertura visto que não é de descartar a hipótese de sobretudo no Verão, o calor acumulado por cima e até por baixo das telhas se deslocar em direcção ao RS e interferir na exactidão dos valores!

Boas,

Parabéns pela estação, mais uma WMR200 :D

Atenção à colocação do RS sobre o telhado... é que está ali uma chaminé de uma churrasqueira que deve trabalhar sobretudo no verão ;)

Vendo por aí tanto terreno, não existe um local pra colocar o RS num mastro a 1.5m de altura do chão???

Atenção à colocação do RS sobre o telhado... é que está ali uma chaminé de uma churrasqueira que deve trabalhar sobretudo no verão ;)

Penso que será praticamente insignificante, não só a chaminé é baixa como também não parece estar assim tão próxima do RS se por acaso este fosse colocado no mastro a cerca de 1,50m acima do telhado.