Estação MeteoOEIRAS.com - Davis Vantage Pro 2

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

ja agora, tem ventilaçao? :D
se nao, basicamente o problema das maximas deve tar explicado..
o do vento é obvio. localizaçao.. claro que pondo o sensor no telhado, corrigias problema do vento, e passavas a aldrabar a temperatura.. e a meu ver é mais interessante saber a distribuiçao da temperatura em varias estaçoes para ver os microclimas, que o vento..que é mais "geral".. alias.. aqui em Oeiras.. facil.. ventoso como sabemos! :D:lol:



Quanto à ventilaçao, é total, pois nao tem qualquer protecçao.
Nao sei pôr aqui a foto da Estaçao, mas para a ver, aconselho ir à "GALERIA",pois pus lá uma.
Quanto à distorsao da TEMP, ela nao acontece no Verao,pois o angulo de incidencia dos raios solares aproxima-se da prependicular, nao atingindo directamente o sensor devido aos aneis de protecçao. Esta é menor no Inverno, pois o Sol , estando mais "baixo",permite uma certa radiaçao directa do sensor.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Quanto à ventilaçao, é total, pois nao tem qualquer protecçao.
Nao sei pôr aqui a foto da Estaçao, mas para a ver, aconselho ir à "GALERIA",pois pus lá uma.
Quanto à distorsao da TEMP, ela nao acontece no Verao,pois o angulo de incidencia dos raios solares aproxima-se da prependicular, nao atingindo directamente o sensor devido aos aneis de protecçao. Esta é menor no Inverno, pois o Sol , estando mais "baixo",permite uma certa radiaçao directa do sensor.

ja vi a foto, nao se percebe é a envolvencia!
a que alturas tao o anemometro e os sensores de temperatura +-?
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

ja vi a foto, nao se percebe é a envolvencia!
a que alturas tao o anemometro e os sensores de temperatura +-?

O anemometro está a 3m do solo (relva). O termometro a 2,5m.
Notar que a Estaçao dista da rua 1,2m e esta está 1m acima da base da Estaçao.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

O termómetro deveria estar a 1,5 m. do solo e o anemómetro a 10 m. .

por o anemometro a 10m devera ser dificil na estaçao caseira nE? :D
agora baixar o termometro para pelo menos os 2m já era uma ligeira melhoria ;)
embora se a estaçao está num sitio um pouco "tapado", baixa-lo demais tb poderia fazer com que ficasse demasiado isolado das reais condiçoes fora do jardim onde está posto.. entre 1,5 e 2,5 nao ha de haver grande diferença.. eu ca optava pelo meio, lá é que está a virtude :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

já agora, relativamente a ter sido dito que no verao em dias de sol nao sobrestima, continuo a nao acreditar mt nisso, pelo menos a horas em que o sol nao ta mt alto, por exemplo como agora ainda de manha, pois nao acredito assim muito que aqui em oeiras, com este vento fresco, a temperatura ande 2 ou 3 graus acima de todas as estaçoes da regiao de lisboa.. :p mas posso tar enganado e termos 1 micro clima especial :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: As vossas estações meteorológicas

já agora, relativamente a ter sido dito que no verao em dias de sol nao sobrestima, continuo a nao acreditar mt nisso, pelo menos a horas em que o sol nao ta mt alto, por exemplo como agora ainda de manha, pois nao acredito assim muito que aqui em oeiras, com este vento fresco, a temperatura ande 2 ou 3 graus acima de todas as estaçoes da regiao de lisboa.. :p mas posso tar enganado e termos 1 micro clima especial :D

Se se tratar do período da manhã, é possível. Penso que Lisboa tem noites um pouco mais frescas que Oeiras, pelo simples facto de Oeiras estar sobre uma maior influência da brisa marítima, que ameniza as temperaturas, tanto a mínima como a máxima.
Claro que isto é apenas uma opinião. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Se se tratar do período da manhã, é possível. Penso que Lisboa tem noites um pouco mais frescas que Oeiras, pelo simples facto de Oeiras estar sobre uma maior influência da brisa marítima, que ameniza as temperaturas, tanto a mínima como a máxima.
Claro que isto é apenas uma opinião. :D

nao sei.. acho que depende mt das condiçoes..
No verao, em tempo quente, noites quentes, oeiras tem certamente minimas mais baixas pelo fresco do mar, que nao chega a lx, e fica na "ilha de calor" ainda para mais..
em noites de verao normais, ventosas, é ela por ela.. em noites calmas acho provavel e ate pelo que vejo da estaçao do nosso colega de forum, que oeiras talvez tb seja mais fresco..

em inverno, mais 1 vez em noites com vento é ela por ela! nas outras, de tempo frio e calmo, acho que varia mt simplesmente da direcçao do vento e de pequenas brisas locais.. a partida por tar junto ao mar seria de esperar sempre mais ameno, mas parece-me que ha bastantes dias com condiçoes particulares em que arrefece mais aqui, aquecendo logo mais durante o dia tambem. noto mt isso em dias que venho de lisboa ao inicio da noite no inverno, e qd aqui chego, ao contrario de lisboa onde ha sempre 1 brisa, aqui ta o ar parado e a arrefecer mais, pelo menos ao inicio da noite.. e depois lisboa tem mt mais influencia urbana, acho que os "tempos de resposta" tanto a aquecer como arrefecer tendem a ser mais lentos no inverno.. é mt vulgar em tempo frio com sol, em lisboa as 12h ainda estarem valores mt baixos e so aquecer mais para a tarde, enqto em zonas menos urbanas isto nao acontece mt assim.. acho eu! :D

mas tb la esta.. estamos a comparar estaçoes nao mt comparaveis.. e alem disso a localizaçao qd tamos a falar de extremos, nomeadamente minimos é fulcral.. eu aqui no inverno a noite numa noite calma, se andar 500m de minha casa para perto da estaçao, ate mais perto do mar, mas quase no vale da ribeira, a temperatura desce certamente uns 2/3º.. por isso é um pouco dificil analisar com mta correcçao!
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

já agora, relativamente a ter sido dito que no verao em dias de sol nao sobrestima, continuo a nao acreditar mt nisso, pelo menos a horas em que o sol nao ta mt alto, por exemplo como agora ainda de manha, pois nao acredito assim muito que aqui em oeiras, com este vento fresco, a temperatura ande 2 ou 3 graus acima de todas as estaçoes da regiao de lisboa.. :p mas posso tar enganado e termos 1 micro clima especial :D

Quanto à distorsao nao existir no Verao, é devido ao facto de a Estaçao estar à sombra, quer de manhã quer à tarde , devido à existencia de predios altos a nascente e a poente .
No Inverno como o Sol se "movimenta" em azimutes mais a Sul, o periodo diurno de exposiçao solar é maior.

Nota: estou fora de casa, pelo que nao acompanharei o Forum nas proximas horas
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

nao é que no meu caminho para casa olho para o lado e vejo 1 vivenda com a TAO FALADA ESTAÇAO DE OEIRAS?:D
pronto esta desvendado o misterio, agora vendo com os olhos (apesar de nao ser nenhum expert:rolleyes:) acho que ja posso opinar melhor sobre a relevancia dos dados que da;)

-quanto ao vento nao ha mesmo muito a dizer, so seriam dados razoaveis se tivesse num ponto bem mais alto. nao so esta mt baixo como tem quadrantes bem tapados..

-na temperatura, apesar de estar acima da altura padrao, eu nao desceria la mt.. pq infelizmente, apesar da zona ser relativamente "verde", aquele quarteirao é dos "menos verdes" e mais "apertados", e o jardim da casa nao parece mt grande! por isso, se o baixasse, iria po-lo quase numa "caixa" entre a casa e o portao de metal, o que acho que iria dar resultados piores. sera?
e sendo ali o quarteirao tao "abrigado" é natural que a zona aqueça um pouco demais (alem do ja explicado problema da incidencia da radiaçao solar) especialmente em dias de pouco vento.. qto as minimas ja nao sei, se calhar por estar tb abrigado pode sobrestimalas mt ligeiramente, mas ai ja estou a especular se calhar :D:D de qq forma, pelo que reparei, parece-me que a excepçao do anemometro, o dono da estaçao a pos realmente mesmo o melhor localizada possivel tendo em conta as condicionantes que tem..

-os dados que sempre vi de la da chuva parecem-me bastante razoaveis! talvez so dias de chuva com vento de E ou NE forte possam subestimar, por ter a casa ali mt perto e proteger da chuva.. nao sei :)

tenho dito.. na minha modesta opiniao de amador:cool:
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

nao é que no meu caminho para casa olho para o lado e vejo 1 vivenda com a TAO FALADA ESTAÇAO DE OEIRAS?:D
pronto esta desvendado o misterio, agora vendo com os olhos (apesar de nao ser nenhum expert:rolleyes:) acho que ja posso opinar melhor sobre a relevancia dos dados que da;)

-quanto ao vento nao ha mesmo muito a dizer, so seriam dados razoaveis se tivesse num ponto bem mais alto. nao so esta mt baixo como tem quadrantes bem tapados..

-na temperatura, apesar de estar acima da altura padrao, eu nao desceria la mt.. pq infelizmente, apesar da zona ser relativamente "verde", aquele quarteirao é dos "menos verdes" e mais "apertados", e o jardim da casa nao parece mt grande! por isso, se o baixasse, iria po-lo quase numa "caixa" entre a casa e o portao de metal, o que acho que iria dar resultados piores. sera?
e sendo ali o quarteirao tao "abrigado" é natural que a zona aqueça um pouco demais (alem do ja explicado problema da incidencia da radiaçao solar) especialmente em dias de pouco vento.. qto as minimas ja nao sei, se calhar por estar tb abrigado pode sobrestimalas mt ligeiramente, mas ai ja estou a especular se calhar :D:D de qq forma, pelo que reparei, parece-me que a excepçao do anemometro, o dono da estaçao a pos realmente mesmo o melhor localizada possivel tendo em conta as condicionantes que tem..

-os dados que sempre vi de la da chuva parecem-me bastante razoaveis! talvez so dias de chuva com vento de E ou NE forte possam subestimar, por ter a casa ali mt perto e proteger da chuva.. nao sei :)

tenho dito.. na minha modesta opiniao de amador:cool:

Registo com prazer os comentarios. É realmente como diz. E para subir o anemometro , teria de ser muito, pois para ficar totalmente correcto, teria de subir para alem do telhado da casa contigua,o que seria muito complicado.
Conheço os requesitos requeridos para montar uma Estaçao, há ,no entanto, os condicionalismos reais!... A opçao foi montar , com consciencia das limitaçoes.

Nota: A Estaçao foi-me oferecida como prenda de Natal...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Registo com prazer os comentarios. É realmente como diz. E para subir o anemometro , teria de ser muito, pois para ficar totalmente correcto, teria de subir para alem do telhado da casa contigua,o que seria muito complicado.
Conheço os requesitos requeridos para montar uma Estaçao, há ,no entanto, os condicionalismos reais!... A opçao foi montar , com consciencia das limitaçoes.

Nota: A Estaçao foi-me oferecida como prenda de Natal...


sim, como disse, tendo em conta as condicionantes reais, pouco se poderia melhorar ;)

tb quero 1 prenda de natal dessas! :angry:
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Moro em Oeiras há 45 anos!...
Tenho a Estaçao Particular da rede WUNDERGROUND com designaçao
IOEIRAS1, montada em Janeiro pp.
Por enquanto ainda nao tenho site proprio, embora pense nisso...
Sugestoes?




Passados cerca de 5 meses, é com grande prazer que estou a informar que já tenho o meu SITE, e que é [www.MeteoOeiras.com] .
Sem o intenso e entusiastico envolvimento do VINCE, este SITE nunca existiria, pois foi ele que desenvolveu a quase totalidade das tarefas inerentes.
Aproveito o ensejo para lhe manifestar aqui os meus agradecimentos.
E agora consultem o SITE, façam comentarios e sugestões
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Já tinha visitado o site e gostei.
Parece que já lá está há alguns dias. :)

Já agora, no site diz-se que a estação é uma Davis Vantage Pro e aqui no fórum diz-se que é uma Pro 2.
Qual dos modelos corresponde ao modelo da estação ?
Já agora, qual é o modelo da estação ? 6152 ?

Cumprimentos ! :)

Resposta:
É Pro 2. Modelo 6152 Wireless.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Caro Fsl,

Como anteriormente disse, onde moro não tenho possibilidade de ter uma estação, fiz da sua a minha estação, cujos dados consulto todos os dias e que me são muito úteis. Portanto você já me ajuda todos os dias e há bastante tempo.

Para o seu site, foi um prazer retribuir a sua ajuda, pois nesta comunidade há várias coisas que por vezes até me comovem um pouco. É lindo de se ver a juventude que há por aqui, a divertir-se mas também a discutir coisas sérias. Podiam estar em milhões de outros sitios a falar dos Morangos com Açucar e derivados, mas estão aqui a falar de meteorologia e ciência.

E é também lindo o empenho e a força com que você nos seus lindos 75 anos mantem uma estação online sem ter medo de enfrentar com enorme vontade todo o arsenal tecnológico que tudo isto envolve. Pois eu todos os dias lido com pessoas com metade da sua idade e que desistem só de ver um rato de computador.

É por isso um dia interessante nesta comunidade, em que temos um membro a fazer 14 anos anos (parábens Gilmet) e temos outro membro com 75 anos a divulgar publicamente o seu novo site. São pequenos pormenores de que todos nós aqui nos devemos orgulhar :thumbsup: