Estação Meteorológica Amadora de Elvas

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Aproveito a celebração do dia que à pouco acabou: Dia Mundial da Meteorologia 2011, para vos dar a conhecer o projecto "Meteoelvas". :cool:

Como todos vós, já há muito que era meu sonho levar à pratica a criação de uma Estação Meteorológica Amadora na minha cidade e sob a minha alçada.

Houve dois contratempos importantes que me fizeram adiar esta minha vontade por algum tempo. Primeiramente o espaço para efectivar este projecto e claro os €€€.
Se do primeiro já não me posso queixar, o segundo continua a ser algo que me limitou de alguma forma. Ao ponto de ainda não ser a desejada Davis a debitar dados no telhado da minha casa.
Optei então por fazer um investimento mais modesto e para já iniciar-me com a humilde PCE-FWS 20 (pois é mais um pró clube :D ). Podia ter optado por uma estação um pouco mais cara, mas prefiro aguardar e fazendo um esforço extra dar o salto para a Davis a médio prazo (1 a 2 anos).


Começo pois por vos "mostrar a minha menina" no dia em foi desembalada :D:

dsc06427small.jpg


dsc06428small.jpg


dsc06429small.jpg



O Anemómetro (que mede a velocidade do vento):

dsc06431smally.jpg



O Catavento (que indica a direcção do vento)

dsc06432small.jpg



O Termo-higrómetro (que mede a temperatura do ar e a sua humidade relativa) e o abrigo que a estação trás (bastante pobre e completamente desaconselhado).

dsc06434small.jpg



O Pluviómetro (que mede a precipitação acumulada)

dsc06436small.jpg



A Consola da estação meteorológica (que recolhe os dados obtidos em cada um dos diferentes sensores que a compõem)

dsc06440small.jpg



Por fim, restantes peças que fazem parte da estação e que servem para a sua correcta fixação e funcionamento:

dsc06441small.jpg
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Desde a compra da estação, sua montagem em vários locais (ora mais à esquerda, ora mais à direita, um pouco mais acima ou um metro mas abaixo) e várias afinações já lá vai 1 ano de testes. :hehe:

O que mais tempo levei a construir foi um Radiation Shield em condições. Pelas dimensões do termo-higrómero (16cm) e pelo preço (quase o mesmo que o que me custou a estação meteorológica) um RS Davis estaria posto de parte, por isso resolvi partir para um caseiro. É mais económico e dá-nos o prazer de ser algo construído com as nossas mãos. ;)

Passo então a descrever-vos a construção do mesmo:

Bem e após quase um ano (sim quase um ano :o) lá acabei o meu RS e já o tenho a funcionar à cerca de 1 mês! Podendo agora afirmar que está operacional!

Após muito ler aqui no fórum e por essa net fora, lá me decidi a meter as mãos à obra.
Primeiro problema, Elvas fica no "fim da linha" e encontrar os melhores pratos não foi tarefa fácil! Ora não havia em numero suficiente, ora não tinham a dimensão que eu pretendia ou então eram demasiado transparentes (aliás esta segunda característica nem foi de todo cumprida, uma vez que não encontrei a quantidade de pratos de cor necessária. Os brancos são sempre os mais transparentes e por isso tiveram mais camadas de tinta).


Material usado:

- 18 pratos de 22cm;
- Varão roscado de 6mm;
- 16 Porcas de Aço 6mm e respectivas anilhas;
- 8 Porcas de Orelhas 6mm;
- Tubo VD 16 (cortados em pedaço de 1cm para colocar entre os pratos);
- Massa Vedante MS Polimero;
- Tinta Acrílica Branca;
- Uma boa dose de paciência :D


Comecemos pelos pratos. Como não consegui arranjar os 18 pratos que pretendia com a mesma cor, tive de utilizar alguns brancos. Que como já referi são de um plástico mais fino e consequentemente mais translúcido, por isso tiveram de levar mais camadas de tinta:

dsc06483small.jpg


dsc06492small.jpg



Optei por utilizar quatro pedaços de varão roscado. Como tal fiz as marcações necessárias e procedi à furação. Furação essa que foi feita com os 18 pratos empilhados, utilizando assim a marcação feita apenas num prato:

dsc06486small.jpg


dsc06493small.jpg



Dos 18 pratos, retirei 4 (mais à frente vão entender o porquê) e com os restantes 14 ainda empilhados procedi à furação do espaço interior, onde irá ficar o Termo-higrómetro:

dsc06487small.jpg



Após estas operações, cortei o tubo vd 16 em pedaços de 1cm (para serem colocados a separar as diversas camadas de pratos), numerei os pratos e testei toda a estrutura:

dsc06585small.jpg


dsc06588small.jpg


dsc06489small.jpg



Depois de verificar que todas as furações estavam correctamente efectuadas comecei a lixar os pratos para por fim aplicar as várias demãos de tinta. Este processo é importante para uma melhor aderência da tinta e consequente durabilidade.

dsc06494small.jpg



À direita um prato sem lixar e à esquerda outro mais opaco já com a lixagem efectuada:

dsc06496small.jpg



Como apenas encontrei pratos com aba, tinha duas alternativas ou fazia pequenas perfurações nesta ou enchia-a com alguma massa. Optei por esta última alternativa e escolhi uma massa vedante própria para exteriores e para aguentar temperaturas elevadas em contacto directo com a luz solar:

dscf1292small.jpg


dscf1291small.jpg



Como antes indiquei, guardei 4 pratos para fazer com estes um desencontro dos varões roscados. Ou seja, para minimizar o possível calor que poderia ser transmitido ao longo do varão e consequentemente haver alguma influencia na medição das temperaturas o que fiz foi terminar o varão em pratos que por sua vez teriam ainda um outro prato (este sim o último) e estariam ligados entre si por pequenos pedaços de varão roscado desencontrados da restante estrutura. Acho que mais simples é visualizarem a fotografia e assim entenderão.

dscf1318smallc.jpg



Haverá portanto 2 pratos (um em cada extremidade) com 8 furos, de 4 deles sairão os varões para o conjunto dos pratos e dos outros 4 saem novos varões para fixarem um último prato (o prato do topo ou final).

dscf1313small.jpg



Fiz uma última comprovação da montagem do RS:

dscf1299small.jpg



E procedi à pintura:

dscf1308small.jpg


dscf1310small.jpg



E assim após várias camadas de tinta (que no caso dos pratos brancos foram 4), comecei a ensamblar o abrigo:

dscf1320small.jpg



Optei por deixar o termo-higrómetro solto lá dentro, pois não vi necessidade de criar alguma estrutura que para o fixar. Não me parece que por estar mais vertical ou a mais milímetros das paredes da cavidade interior haja diferenças de medição.

dscf1322small.jpg



Por fim restou apenas colocar o dito Radiation Shield no varão e desfrutar dos dados obtidos!

dscf1324small.jpg


dscf1326small.jpg


dscf1327small.jpg



Podem seguir o seu funcionamento aqui:

EMA Amadora de Elvas
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Estupendo actioman! Uma dedicação louvável!

Aproveito para uma pequena nota que julgo importante. Ontem (23) foi dia meteorológico mundial. No mesmo dia saltou cá para fora o projecto meteoglobal, sem dúvida louvável. Ora se por um lado temos óbvio regozijo por tal facto, não é menos certo que as nossas responsabilidades aumentam em nome da credibilidade das informações que disponibilizamos!
Isto é válido para observação visual de fenómenos como nos dados que adquirimos. Esta estação meteorológica de Elvas é um exemplo de como se pode agarrar numa estação "relativamente low cost" e dela fazer um projecto sério e credível!

Dá trabalho... dá certamente! Mas vale a pena.

Os meus sinceros parabéns actioman! Isto é amor, dedicação e verdadeiramente serviço em prol não só da comunidade, mas de toda a população! :)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Actioman, os meus parabéns….

Pela descrição da estação,

Pela descrição da feitura do RS,

E acima de tudo pela dedicação….

Gostei imenso do site www.meteoelvas.com
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)

Opá isso ainda era "top secret"! :hehe:

Bem já o raiano o referiu, estava a ver se afinava alguns pormenores para a dar a conhecer ;).

Por isso não sejam mauzinhos, ainda não está finalizada!
Tem sido feita com a ajuda de muita gente, dos quais destacava os administradores desta nossa casa, muito em especial o Vince que perdeu muitas horas a ajudar-me nos primeiros passos (desde o registo do domino até à gestão do alojamento propriamente dito), tem sido incansável até mais não! E isto também é um sinal claro da massa humana que está por detrás do MeteoPT. É este aliás o grande factor de sucesso do nosso querido fórum, desde a administração até à moderação, são do mais prestáveis que há e isso transparece aos nosso olhos! A todos eles um sincero bem haja! :thumbsup:

Depois há igualmente os outros "ajudantes" que tive, desde os EUA, passando pelo Canadá e não esquecendo, ingleses e Holandeses.

Sei que não os conhecem, mas são igualmente pessoas muito prestáveis, em alguns casos gente reformada muito dinâmica, que apesar da idade continuam a dar cartas no mundo da meteorologia amadora e o seu contributo é bem visível em softwares e templates vocacionados exclusivamente para a meteorologia. Dos quais destacaria o Ken True (criador de grande parte do template que estou a usar no meteoelvas), o Ray Beriau que me tem ajudado a personalizar alguns parâmetros do site e criou a página onde tenho os Registos da Estação (no fundo os extremos mensais, anuais, etc) e o Steve que é o criador do Cumulus (o software que estou a utilizar para subir dos dados da estação para a net).

O template em si, tem algo que me encantou desde o inicio e é a facilidade de cada visitante poder escolher o seu aspecto e também a língua (no meu caso concreto utilizo o nosso português, o espanhol e o inglês).

Como poderão verificar o contador de visitas indica já 2000, que no fundo são as vezes que entre a minha pessoa e todos os que acabei de nomear (e mais alguns que de uma forma ou outra acabaram por descobrir a página) temos andado a afinar o site de forma a torná-lo mais do meu agrado.

Embarquei nesta aventura com um parco "inglês de praia" e conhecimento zero em html e php. Mas a vontade quando existe, dizem mover montanhas e umas vezes aos tombos outras amparado por todas estas pessoas fantásticas, cheguei aqui e hoje espero que visitem o MeteoElvas e sejam os melhores críticos que tenha, pois agora só com muitas opiniões (especialmente as vossas, meus companheiros do fórum) poderei ir afinando e melhorando aos poucos este projecto.

No fundo o que é exclusivamente meu é o logotipo! :D


Abraço à comunidade!
 
Última edição: