Estação Meteorológica Amadora de Elvas

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Elvas (~300m)
Aproveito a celebração do dia que à pouco acabou: Dia Mundial da Meteorologia 2011, para vos dar a conhecer o projecto "Meteoelvas". :cool:

Como todos vós, já há muito que era meu sonho levar à pratica a criação de uma Estação Meteorológica Amadora na minha cidade e sob a minha alçada.

Houve dois contratempos importantes que me fizeram adiar esta minha vontade por algum tempo. Primeiramente o espaço para efectivar este projecto e claro os €€€.
Se do primeiro já não me posso queixar, o segundo continua a ser algo que me limitou de alguma forma. Ao ponto de ainda não ser a desejada Davis a debitar dados no telhado da minha casa.
Optei então por fazer um investimento mais modesto e para já iniciar-me com a humilde PCE-FWS 20 (pois é mais um pró clube :D ). Podia ter optado por uma estação um pouco mais cara, mas prefiro aguardar e fazendo um esforço extra dar o salto para a Davis a médio prazo (1 a 2 anos).

Começo pois por vos "mostrar a minha menina" no dia em foi desembalada :D:

dsc06427small.jpg

dsc06428small.jpg

dsc06429small.jpg

O Anemómetro (que mede a velocidade do vento):

dsc06431smally.jpg

O Catavento (que indica a direcção do vento)

dsc06432small.jpg

O Termo-higrómetro (que mede a temperatura do ar e a sua humidade relativa) e o abrigo que a estação trás (bastante pobre e completamente desaconselhado).

dsc06434small.jpg

O Pluviómetro (que mede a precipitação acumulada)

dsc06436small.jpg

A Consola da estação meteorológica (que recolhe os dados obtidos em cada um dos diferentes sensores que a compõem)

dsc06440small.jpg

Por fim, restantes peças que fazem parte da estação e que servem para a sua correcta fixação e funcionamento:

dsc06441small.jpg

Desde a compra da estação, sua montagem em vários locais (ora mais à esquerda, ora mais à direita, um pouco mais acima ou um metro mas abaixo) e várias afinações já lá vai 1 ano de testes. :hehe:

O que mais tempo levei a construir foi um Radiation Shield em condições. Pelas dimensões do termo-higrómero (16cm) e pelo preço (quase o mesmo que o que me custou a estação meteorológica) um RS Davis estaria posto de parte, por isso resolvi partir para um caseiro. É mais económico e dá-nos o prazer de ser algo construído com as nossas mãos. ;)

Passo então a descrever-vos a construção do mesmo:

Bem e após quase um ano (sim quase um ano :o) lá acabei o meu RS e já o tenho a funcionar à cerca de 1 mês! Podendo agora afirmar que está operacional!

Após muito ler aqui no fórum e por essa net fora, lá me decidi a meter as mãos à obra.
Primeiro problema, Elvas fica no "fim da linha" e encontrar os melhores pratos não foi tarefa fácil! Ora não havia em numero suficiente, ora não tinham a dimensão que eu pretendia ou então eram demasiado transparentes (aliás esta segunda característica nem foi de todo cumprida, uma vez que não encontrei a quantidade de pratos de cor necessária. Os brancos são sempre os mais transparentes e por isso tiveram mais camadas de tinta).

Material usado:

- 18 pratos de 22cm;
- Varão roscado de 6mm;
- 16 Porcas de Aço 6mm e respectivas anilhas;
- 8 Porcas de Orelhas 6mm;
- Tubo VD 16 (cortados em pedaço de 1cm para colocar entre os pratos);
- Massa Vedante MS Polimero;
- Tinta Acrílica Branca;
- Uma boa dose de paciência :D

Comecemos pelos pratos. Como não consegui arranjar os 18 pratos que pretendia com a mesma cor, tive de utilizar alguns brancos. Que como já referi são de um plástico mais fino e consequentemente mais translúcido, por isso tiveram de levar mais camadas de tinta:

dsc06483small.jpg

dsc06492small.jpg

Optei por utilizar quatro pedaços de varão roscado. Como tal fiz as marcações necessárias e procedi à furação. Furação essa que foi feita com os 18 pratos empilhados, utilizando assim a marcação feita apenas num prato:

dsc06486small.jpg

dsc06493small.jpg

Dos 18 pratos, retirei 4 (mais à frente vão entender o porquê) e com os restantes 14 ainda empilhados procedi à furação do espaço interior, onde irá ficar o Termo-higrómetro:

dsc06487small.jpg

Após estas operações, cortei o tubo vd 16 em pedaços de 1cm (para serem colocados a separar as diversas camadas de pratos), numerei os pratos e testei toda a estrutura:

dsc06585small.jpg

dsc06588small.jpg

dsc06489small.jpg

Depois de verificar que todas as furações estavam correctamente efectuadas comecei a lixar os pratos para por fim aplicar as várias demãos de tinta. Este processo é importante para uma melhor aderência da tinta e consequente durabilidade.

dsc06494small.jpg

À direita um prato sem lixar e à esquerda outro mais opaco já com a lixagem efectuada:

dsc06496small.jpg

Como apenas encontrei pratos com aba, tinha duas alternativas ou fazia pequenas perfurações nesta ou enchia-a com alguma massa. Optei por esta última alternativa e escolhi uma massa vedante própria para exteriores e para aguentar temperaturas elevadas em contacto directo com a luz solar:

dscf1292small.jpg

dscf1291small.jpg

Como antes indiquei, guardei 4 pratos para fazer com estes um desencontro dos varões roscados. Ou seja, para minimizar o possível calor que poderia ser transmitido ao longo do varão e consequentemente haver alguma influencia na medição das temperaturas o que fiz foi terminar o varão em pratos que por sua vez teriam ainda um outro prato (este sim o último) e estariam ligados entre si por pequenos pedaços de varão roscado desencontrados da restante estrutura. Acho que mais simples é visualizarem a fotografia e assim entenderão.

dscf1318smallc.jpg

Haverá portanto 2 pratos (um em cada extremidade) com 8 furos, de 4 deles sairão os varões para o conjunto dos pratos e dos outros 4 saem novos varões para fixarem um último prato (o prato do topo ou final).

dscf1313small.jpg

Fiz uma última comprovação da montagem do RS:

dscf1299small.jpg

E procedi à pintura:

dscf1308small.jpg

dscf1310small.jpg

E assim após várias camadas de tinta (que no caso dos pratos brancos foram 4), comecei a ensamblar o abrigo:

dscf1320small.jpg

Optei por deixar o termo-higrómetro solto lá dentro, pois não vi necessidade de criar alguma estrutura que para o fixar. Não me parece que por estar mais vertical ou a mais milímetros das paredes da cavidade interior haja diferenças de medição.

dscf1322small.jpg

Por fim restou apenas colocar o dito Radiation Shield no varão e desfrutar dos dados obtidos!

dscf1324small.jpg

dscf1326small.jpg

dscf1327small.jpg

Podem seguir o seu funcionamento aqui:

EMA Amadora de Elvas

• Gosto
Reactions: MeteoAlentejo
Estupendo actioman! Uma dedicação louvável!

Aproveito para uma pequena nota que julgo importante. Ontem (23) foi dia meteorológico mundial. No mesmo dia saltou cá para fora o projecto meteoglobal, sem dúvida louvável. Ora se por um lado temos óbvio regozijo por tal facto, não é menos certo que as nossas responsabilidades aumentam em nome da credibilidade das informações que disponibilizamos!
Isto é válido para observação visual de fenómenos como nos dados que adquirimos. Esta estação meteorológica de Elvas é um exemplo de como se pode agarrar numa estação "relativamente low cost" e dela fazer um projecto sério e credível!

Dá trabalho... dá certamente! Mas vale a pena.

Os meus sinceros parabéns actioman! Isto é amor, dedicação e verdadeiramente serviço em prol não só da comunidade, mas de toda a população! :)

Actioman, os meus parabéns….

Pela descrição da estação,

Pela descrição da feitura do RS,

E acima de tudo pela dedicação….

Gostei imenso do site www.meteoelvas.com

Opá isso ainda era "top secret"! :hehe:

Bem já o raiano o referiu, estava a ver se afinava alguns pormenores para a dar a conhecer ;).

Por isso não sejam mauzinhos, ainda não está finalizada!
Tem sido feita com a ajuda de muita gente, dos quais destacava os administradores desta nossa casa, muito em especial o Vince que perdeu muitas horas a ajudar-me nos primeiros passos (desde o registo do domino até à gestão do alojamento propriamente dito), tem sido incansável até mais não! E isto também é um sinal claro da massa humana que está por detrás do MeteoPT. É este aliás o grande factor de sucesso do nosso querido fórum, desde a administração até à moderação, são do mais prestáveis que há e isso transparece aos nosso olhos! A todos eles um sincero bem haja! :thumbsup:

Depois há igualmente os outros "ajudantes" que tive, desde os EUA, passando pelo Canadá e não esquecendo, ingleses e Holandeses.

Sei que não os conhecem, mas são igualmente pessoas muito prestáveis, em alguns casos gente reformada muito dinâmica, que apesar da idade continuam a dar cartas no mundo da meteorologia amadora e o seu contributo é bem visível em softwares e templates vocacionados exclusivamente para a meteorologia. Dos quais destacaria o Ken True (criador de grande parte do template que estou a usar no meteoelvas), o Ray Beriau que me tem ajudado a personalizar alguns parâmetros do site e criou a página onde tenho os Registos da Estação (no fundo os extremos mensais, anuais, etc) e o Steve que é o criador do Cumulus (o software que estou a utilizar para subir dos dados da estação para a net).

O template em si, tem algo que me encantou desde o inicio e é a facilidade de cada visitante poder escolher o seu aspecto e também a língua (no meu caso concreto utilizo o nosso português, o espanhol e o inglês).

Como poderão verificar o contador de visitas indica já 2000, que no fundo são as vezes que entre a minha pessoa e todos os que acabei de nomear (e mais alguns que de uma forma ou outra acabaram por descobrir a página) temos andado a afinar o site de forma a torná-lo mais do meu agrado.

Embarquei nesta aventura com um parco "inglês de praia" e conhecimento zero em html e php. Mas a vontade quando existe, dizem mover montanhas e umas vezes aos tombos outras amparado por todas estas pessoas fantásticas, cheguei aqui e hoje espero que visitem o MeteoElvas e sejam os melhores críticos que tenha, pois agora só com muitas opiniões (especialmente as vossas, meus companheiros do fórum) poderei ir afinando e melhorando aos poucos este projecto.

No fundo o que é exclusivamente meu é o logotipo! :D

Abraço à comunidade!

Última edição: