Estação Meteorológica: Calibrar a pressão

fcunha

Cirrus
Registo
8 Mar 2012
Mensagens
2
Local
Lisboa
calibrar barómetro

Olá a todos
A minha Mãe ofereceu-me um barómetro para a minha nova casa. Acontece que não sei como se afina. Já li as instruções mas é pouco claro. refere um parafuso na traseira que tenho que rodar para a direita, mas não sei até onde...Sei que estou em Lisboa a 147 metros de altitude. O que farei mais? Caso seja complicado para um amador como eu, pergunto se existe algum local especializado onde me poderei dirigir.
Obrigado pelo vosso tempo
fcunha:)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: calibrar barómetro

Olá a todos
A minha Mãe ofereceu-me um barómetro para a minha nova casa. Acontece que não sei como se afina. Já li as instruções mas é pouco claro. refere um parafuso na traseira que tenho que rodar para a direita, mas não sei até onde...Sei que estou em Lisboa a 147 metros de altitude. O que farei mais? Caso seja complicado para um amador como eu, pergunto se existe algum local especializado onde me poderei dirigir.
Obrigado pelo vosso tempo
fcunha:)


Se estás em Lisboa, podes calibrar por esta estação que é de confiança, lado direito onde diz PRESSÃO ATM (a laranja):
http://meteoportela.com/
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Olá:)
Tenho verificado que ultimamente a minha wmr88 tem dado valores de humidade e pressão atmosférica muito abaixo do normal.
Por exemplo ás 19h a ema de Monte Real dava 70% de humidade relativa e as ema's de Coimbra e Peniche davam 1015 hpa de pressão atmosférica.
Já a consola da minha estação á mesma hora dava 36% de humidade relativa e 1000 hpa. Não é normal:angry:
Visto que não há maneira de calibrar a pressão atmosférica na própria consola dá para calibrá-la através do weather OS ou mesmo wunderground, e a humidade relativa?
Já agora como transfiro dados do weather OS para o wunderground?

Obrigado,
E desculpem a minha ignorância:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isso está explicado neste tópico em anteriores páginas, tens que ajustar a altitude até que a pressão da estação coincida com a pressão observada numa estação oficial do IM mais próxima de ti, de preferência deves fazer isso num dia estável que que a pressão não varie rapidamente visto que o IM não disponibiliza os dados em tempo real mas sim com algum atraso. Podes também recorrer aos meteogramas e cruzar dados para ajuda nessa tarefa.
Mesmo que a altitude final acabe por não ser a que achas que o teu local tem, ignora, o que interessa é a pressão coincidir. Quanto à humidade, tende a variar bastante por vezes, mesmo em zonas próximas. E a Oregon não costuma ter fama de ser muito precisa na HR.

To set the altitude level compensation for the
Barometer readings:
1. Press SELECT to navigate to the UVI / Barometer /
Rainfall Area. will show next to the Area.
2. Press MODE repeatedly to select Barometric
display.
3. Press and hold MODE to enter the altitude setting.
4. Press UP / DOWN to increase / decrease the setting
value.
5. Press MODE to confirm the setting

Página 8
http://uk.oregonscientific.com/ulimages/manuals2/WMR88.pdf
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
(...), de preferência deves fazer isso num dia estável que que a pressão não varie rapidamente (...)

Hoje não me parece que seja um desses dias pois não??? Pelo que parece há a possibilidade de formação de células, isso quer dizer que a pressão pode baixar de um momento para o outro, não?:p
Acho que devo esperar por um dia mais :cold: e com céu limpo de preferência.

Quanto á humidade não há mesmo nada a fazer, pois não? Os valores estão muito baixos para o meu gosto! Durante o dia tem estado nos 30/35%, já á noite não passa dos 60%!!:angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quanto á humidade não há mesmo nada a fazer, pois não? Os valores estão muito baixos para o meu gosto! Durante o dia tem estado nos 30/35%, já á noite não passa dos 60%!!:angry:

Então provavelmente o sensor tá passado, como acontece em muitas estações.
 
Registo
8 Fev 2014
Mensagens
62
Local
Agra, Vieira do Minho, Braga (750m)
Boa tarde, tenho uma estação meteorológica Ea2 | LABS.
LABS_AL808-800x600.jpg
Alguém me pode ajudar como posso calibrar a pressão atmosférica? Onde é que posso encontrar as estações mais próximas para seguir de referência. Outra coisa se alguém me puder esclarecer, na pressão atmosférica tem lá unidades (MB/HPA), NHG, MMHG.
E além disto tem ao lado ainda ABS ou REL. Alguém me pode esclarecer a diferença e a mais usual? É que não tenho o livro de instruções. :/

Cumps.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Neste site poderá consultar os dados das estações meteorológicas mais próximas e acertar o valor da pressão atmosférica.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRAGAPA2

(É uma estação meteorológica amadora, de marca Davis mas no mapa do lado direito, pode procurar por outras estações mais próximas)

Quanto as unidades de pressão atmosférica, costuma-se usar o mb (milibar) ou o hPa (hectopascal) cujos valores coincidem um com o outro.

A "ABS" é o valor de pressão atmosférica absoluto, e a "REL" é o valor de pressão atmosférica relativa, tendo em conta o nível do mar. Por norma usa-se a REL.
 
  • Gosto
Reactions: filipeoliveira
Registo
8 Fev 2014
Mensagens
62
Local
Agra, Vieira do Minho, Braga (750m)
Neste site poderá consultar os dados das estações meteorológicas mais próximas e acertar o valor da pressão atmosférica.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRAGAPA2

(É uma estação meteorológica amadora, de marca Davis mas no mapa do lado direito, pode procurar por outras estações mais próximas)

Quanto as unidades de pressão atmosférica, costuma-se usar o mb (milibar) ou o hPa (hectopascal) cujos valores coincidem um com o outro.

A "ABS" é o valor de pressão atmosférica absoluto, e a "REL" é o valor de pressão atmosférica relativa, tendo em conta o nível do mar. Por norma usa-se a REL.

Obrigado pela ajuda. ;)
 
Registo
8 Fev 2014
Mensagens
62
Local
Agra, Vieira do Minho, Braga (750m)
Neste site poderá consultar os dados das estações meteorológicas mais próximas e acertar o valor da pressão atmosférica.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRAGAPA2

(É uma estação meteorológica amadora, de marca Davis mas no mapa do lado direito, pode procurar por outras estações mais próximas)

Quanto as unidades de pressão atmosférica, costuma-se usar o mb (milibar) ou o hPa (hectopascal) cujos valores coincidem um com o outro.

A "ABS" é o valor de pressão atmosférica absoluto, e a "REL" é o valor de pressão atmosférica relativa, tendo em conta o nível do mar. Por norma usa-se a REL.

No entanto encontrei este site. Será fiável para calibrar? http://freemeteo.com/default.asp?pid=15&la=18&gid=2743361
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Esse site, bem com a maíoria dos sites que nos informa sobre as condições meteorológicas actuais, numa certa localidade, baseiam-se nos outputs dos modelos numéricos, neste caso creio que seja no GFS. Ou seja, basicamente esses valores representam uma estimativa, tendo em conta aquilo que se prevê. No site que lhe indiquei em cima, apresenta mesmo uma data de estações meteorológicas que estão a registar valores em tempo real. No entanto, podem ter os valores desactualizados, barómetros descalibrados.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

nguerraneves

Cirrus
Registo
15 Fev 2014
Mensagens
1
Local
lisboa
Boa noite,

Sou novo no fórum. Ofereceram-me um barómetro antigo que acabei de colocar na parede. Vivo no centro de Lisboa e disseram-me que tenho de calibrar um parafuso com uma chave de fendas de acordo com a altura a que estou. Alguém me pode informar se é mesmo assim?