Estação Meteorológica: Calibrar a pressão

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa noite,

Sou novo no fórum. Ofereceram-me um barómetro antigo que acabei de colocar na parede. Vivo no centro de Lisboa e disseram-me que tenho de calibrar um parafuso com uma chave de fendas de acordo com a altura a que estou. Alguém me pode informar se é mesmo assim?


Boa noite e bem vindo

Sim, na parte de trás do barómetro deve estar um parafuso pequenino, de ajuste ou calibração, em relação aos outros maiores de fixação.
Uma vez que vives no centro de Lisboa, o valor mais certo de pressão que tens é do aeroporto, o QNH, que podes ver através da consulta da METAR em

http://aviationweather.gov/adds/met...ndard&chk_metars=on&hoursStr=most recent only

O valor é o que está precedido de um Q (e.g. Q1018), normalmente o último parâmetro da METAR em PT em condições meteo "normais".
Também podes ver a hora do registo, tratando-se do 2º parâmetro da METAR (e.g. 160030Z - significa METAR do dia 16 às 00:30 UTC).

Em princípio será desapertar um pouco para subir e apertar para descer, pelo menos no Barigo que ajudei a calibrar há pouco tempo foi assim. Não esquecer de dar uns toquezinhos para a agulha se ajustar.

Se souber inglês (pode usar um tradutor online, mas perdem-se coisas no processo) tem este site que achei muito esclarecedor no funcionamento de barómetros aneróides ;)

->http://www.bom.gov.au/info/aneroid/aneroid.shtml