Estação Meteorológica: Calibrar a pressão

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
HELP! Tenho uma Weather Station 433 Mhz, comprada há uns dois anos no DE BORLA, nunca calibrei a pressão, como devo fazê-lo ? :huh:

Agora já tenho a estação de Gualtar, mesmo em frente a minha casa, posso confirmar lá os valores em real time, mas deverá haver algum botão na minha máquina, para calibrar esses dados !? :(
 


CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
HELP! Tenho uma Weather Station 433 Mhz, comprada há uns dois anos no DE BORLA, nunca calibrei a pressão, como devo fazê-lo ? :huh:

Agora já tenho a estação de Gualtar, mesmo em frente a minha casa, posso confirmar lá os valores em real time, mas deverá haver algum botão na minha máquina, para calibrar esses dados !? :(

Só uma nota. A estação de Gualtar está a indicar a pressão absoluta e não a relativa ao nível do mar.
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
HELP! Tenho uma Weather Station 433 Mhz, comprada há uns dois anos no DE BORLA, nunca calibrei a pressão, como devo fazê-lo ? :huh:

Agora já tenho a estação de Gualtar, mesmo em frente a minha casa, posso confirmar lá os valores em real time, mas deverá haver algum botão na minha máquina, para calibrar esses dados !? :(
Não há nada mais relativo ao modelo?
Só Weather Station 433 Mhz?
 

alamcar

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
19
Local
41 23 39 N 8 45 55W
Boa noite

Tenho uma estação WMR200 e penso que existe alguns disparates com a indicação da pressão, aparentemente dá valores comparados com a estação do aeroporto de P. Rubras sempre mais quatros dígitos.
Vou tentar levar a estação base até junto do aeroporto para tirar duvidas.
Como li que alguns equipamentos desta marca tem-se acesso por soft. onde poderei fazer alguma consulta?
Gostava de ter a certeza antes de ir reclamar
A minha cota em altitude anda pelos vinte metros

Saudações
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa noite

Tenho uma estação WMR200 e penso que existe alguns disparates com a indicação da pressão, aparentemente dá valores comparados com a estação do aeroporto de P. Rubras sempre mais quatros dígitos.
Vou tentar levar a estação base até junto do aeroporto para tirar duvidas.
Como li que alguns equipamentos desta marca tem-se acesso por soft. onde poderei fazer alguma consulta?
Gostava de ter a certeza antes de ir reclamar
A minha cota em altitude anda pelos vinte metros

Saudações

Não há nenhum problema com a estação, ela tem mesmo de ser calibrada manualmente para a pressão indicada pela estação do Porto/Pedras Rubras.

Tenta telefonar ao IM e pedir a pressão atmosférica na hora, para que a calibres com mais rigor.


;)
 

alamcar

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
19
Local
41 23 39 N 8 45 55W
Certo
Só gostava de saber como ajustar, para os valores correctos sem mexer sem mexer na calibração da altitude?
No manual que acompanha o equipamento, parece escasso.
Tenho um roter linkys WG200g o que necessito para colocar esta estação a disponibiliza os dados online.

Os meus agradecimentos
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Certo
Só gostava de saber como ajustar, para os valores correctos sem mexer sem mexer na calibração da altitude?
No manual que acompanha o equipamento, parece escasso.
Tenho um roter linkys WG200g o que necessito para colocar esta estação a disponibiliza os dados online.

Os meus agradecimentos

Quanto à calibração da pressão nessa estação, não te sei ajudar, pois não estou habituado a trabalhar com esse modelo, mas deve ser um procedimento fácil; alguém que tenha uma estação igual poderá ajudar-te nessa especificidade.

Quanto à transmissão dos dados da estação para a Internet, é necessário que a conectes via USB ao computador e este permaneça ligado para que a transmissão de dados seja feita.
Basta instalar o software adequado à estação no PC e fazer a configuração desse dispositivo.
Depois, é só deixar o computador a fazer a transmissão.

Caso não pretendas ter o computador permanentemente ligado, há uma alternativa evidente; o Linksys NSLU2 com a posterior instalação do software Meteohub nesse mesmo mini-servidor.

O hardware em si (Linksys NSLU2) custa cerca de 85 a 90 €.
O software que foi desenvolvido especialmente para esse mini-servidor e que irá ser instalado posteriormente (Meteohub) custa actualmente 59 €.

O investimento total neste acessório (hardware + software) irá rondar os 145 a 150 €, mas é bastante compensatório, pois permite uma poupança evidente de energia e não precisas de ter a preocupação de desligar nenhum PC, pois esse aparelho funciona de forma contínua sem quaisquer problemas e o próprio software permite, para além da transferência de dados para a Internet, um gerenciamento cuidado dos dados, podendo gerar-se os mais variados tipos de gráficos, consoante o objectivo do utilizador.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Aproveitei a estabilidade barométrica para calibrar a pressão do MeteoMoita e MeteoCaisdoSodre.

Umas comparações com as estações oficiais do IM, depois da calibração.

pressao.png


Portanto quem quiser aproveitar esta acalmia para calibrar a pressão pode visitar um dos 2 sites para em tempo-real ver o valor da pressão e acertar nas vossas estações. Claro que só é valido para a grande Lisboa.
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Boas Pessoal, sou novo ca no sitio, ja algum tempo q sou aficionado por estas coisas da meteorologia.
Como principiante comprei a estação q esteve a venda no lidll na semana passada, identica a uma que ja esteve no ano passado.
A minha duvida e a seguinte, para que as previçoes feitas pela estação sejam correctas esta tem de estar calibrada certo? para calibrar infelizmente n tenho nenhuma estação meteorologica perto... mas tenho um GPS da Garmin com altimetro barometrico, onde consigo ver dois dados, um diz "Pressao Ambiente" o outro valor chama.se "Barometro" Qual destes valores devo usar para a calibrar? Obrigado pela disponibilidade! E vou deixando dados!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas Pessoal, sou novo ca no sitio, ja algum tempo q sou aficionado por estas coisas da meteorologia.
Como principiante comprei a estação q esteve a venda no lidll na semana passada, identica a uma que ja esteve no ano passado.
A minha duvida e a seguinte, para que as previçoes feitas pela estação sejam correctas esta tem de estar calibrada certo? para calibrar infelizmente n tenho nenhuma estação meteorologica perto... mas tenho um GPS da Garmin com altimetro barometrico, onde consigo ver dois dados, um diz "Pressao Ambiente" o outro valor chama.se "Barometro" Qual destes valores devo usar para a calibrar? Obrigado pela disponibilidade! E vou deixando dados!

Não há nada melhor que calibrar com as estações à volta. Mal por mal calibra-a em tempo real com a estação de Pedras Rubras do IM, telefonando para lá e pedindo a pressão no momento.

Fá-lo quando a situação barométrica estiver mais estável para que a calibração seja mais eficiente, ou seja, apenas quando a pressão estiver elevada deverás fazer a regulação.
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Bom dia!

Finalmente recebi a minha WS3500!

Chegou a hora de calibrar a pressão...

Vivo em Cascais e gostaria de saber por que estação me devo orientar.

A estação oficial mais perto é a do cabo raso, mas não dá valores de pressão atmosférica... :unsure:

Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Chegou a hora de calibrar a pressão...

Vivo em Cascais e gostaria de saber por que estação me devo orientar.

A estação oficial mais perto é a do cabo raso, mas não dá valores de pressão atmosférica... :unsure:

Telefona para o IM e pede-lhes a pressão em tempo real para essa estação.

Se não houver essa informação, regula-te pela estação amadora de Oeiras, no Wunderground, que costuma ter valores bastante acertados.

É uma boa ocasião para calibrar a pressão, agora que as isóbaras estão mais afastadas e há uma relativa estabilidade atmosférica.
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Olá Iceberg:
Entrei há pouco tempo e só agora reparei na pertinência desta já ansiã questão: Não é fundamental aferir o valor lido no barómetro se só se pretende perceber as variações da pressão atmosférica. De facto, nas "estações meteorológicas decorativas" há sensores de pressão que assinalam as descidas e as subidas rápidas, associando umas e outras a agravamento e a melhoria do estado do tempo. O programa é análogo ao da mudança de côr do 'galo previsor' e à saida ou recolhimento numa casinha de um bonequinho mas aqui, o que se evidencia é a alteração da humidade relativa do ar, apontando céu limpo ou no segundo caso, nebulosidade e ocorrência de chuva. A necessidade de trabalhar o valor lido no barómetro (que indica cruamente o peso de uma coluna de ar sobre o sensor) será só para dizer com rigor a PA actual no local. Esse valor nem servirá para comparações com outros locais, a não ser que se consulte uma tabela onde se cruza a altitude do local (distância até ao NMM) com a temperatura do ar àquela hora. Então, sim, ficamos com o valor da PA como se a nossa casa estivesse ao nível do mar e poderemos inscrevê-lo num mapa juntamente com os valores de outras localidades e traçar as linhas de 995, 1000, 1005, 1010hPa, etc. Outro caso onde é imprescindível fazer essa adaptação é na aeronáutica, onde os altímetros dos aviões (o mais frequente é terem dois) são regulados ou com a PA na pista ou com a PA que se sentiria na pista se esta estivesse ao nível do mar. O IM disponibiliza essas tabelas na biblioteca mas não as consulte sem saber a que altitude está o seu sensor de PA. As tabelas, depois, referem-se à temperatura do ar do ambiente do barómetro, pois a pressão do ar é função da temperatura...
Zerrui
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas…..

Como sabem adquiri recentemente um Oregon WMR 200, e ando com o problema de calibrar a pressão.:huh:

Através do Google Earth, verifiquei que estou a uma altitude de 120 metros, tendo sido este o valor que inseri na estação, tendo ficado com uma pressão de 978 hPa. :eek:


Para ter uma pressão correcta, que neste momento será de 1005 hPa, tenho que colocar a altitude em aproximadamente 200 metros.:huh:

O que para acertar a pressão tenho que martelar a altitude.

O procedimento que estou a fazer está correcto ?

Obrigado.
:thumbsup: