Ola a todos. Vou então iniciar aqui as minhas aventuras para colocação de uma estação meteorológica na Charneca da Caparica. Com ajuda do grande lsalvador, já tenho o site quase pronto, esta em testes finais. Dentro de em breve podem verificar aqui: http://www.meteocharnecacaparica.com/ Inicialmente a estação será uma FWS20, o novo modelo já com painel solar. Sei que a estação não é a ideal, mas nesta fase de arranque vai ser este modelo,até ter hipótese de melhorar, espero que seja lá para o fim do ano com um grande upgrade para uma Davis. Estou a fazer um Rs novo para uma melhor precisão dos dados. Em breve coloco as fotos e mais novidades. Mais uma vez, obrigado lsalvador pela grande ajuda. Todos os comentários e ajudas são bem vindas. mraposo
Parabéns pelo projecto e espero que dê grandes resultados. Vamos aumentar a nossa rede de estações meteorológicas.
Viva. Devido a uns problemas de entrega ainda estou a espera da estação !! Enfim, vamos ver se durante a próxima semana já tenho tudo pronto. Entretanto já fui preparando a minha Construção Caseira de uma "Radiation Shield" !! Avancei até,..., ao ponto em que necessito da estação para continuar Primeiro comprei já algum material. Porcas e anilhas de aço inoxidável, para aguentar a chuva, tal como 2 varões de 1m em aço inoxidável, diâmetro 6mm Gastei cerca de 15 euros, nas porcas, anilhas, varão e suportes para segurar depois tudo ao varão principal, um tubo também em aço inoxidável com cerca de 4 metros. Depois de muito procurar, lá encontrei os pratos a 500 metros de casa, numa loja de plantas ( quem diria ) 12 pratos 20cm diâmetro em branco 25 cêntimos cada, total 3 euros gastos. Depois usei uma maquina tipo "dermel", mas com capacidades para carga mais "pesada". Cortei os dois varões ao meio, e fiquei com 4 varões de 50cm. Marquei o local para colocar os 3 furos, tive que ter bastante atenção já que ia furar os 12 pratos em simultâneo, o furo tinha que ser o mais direito possível para bater tudo certo até ao ultimo furo. Depois de alguns testes, parece que ficou tudo correcto. Aqui preparei o ultimo prato, o que ainda não tenho que retirar o interior, como estas porcas são as ultimas e não vão sair, e para não saírem mesmo dei um pingo de super cola na rosca, assim as porcas não saem, para o bem e para o mal. Para escoar a agua da chuva, dei já neste primeiro prato silicone transparente, desta forma elimino a borda do prato "invertido" e acumulação de agua. Na foto não se nota bem, mas a silicone faz uma rampa. Em ultimo caso, se o resto correr mal, já tenho um belo candeeiro, Vamos ver como corre o resto, assim que tiver mais "material" coloco fotos e o historial da coisa. Até já.
Parabéns pelo engenho. Muito trabalho que tens tido. Irei apenas perguntar-te o que achas da opacidade desses pratos.
Viva, pela tua "questão" fiquei agora assustado, não pensei nisso e não sei se é bom ou mau, mas estes pratos parece-me bastante opacos, contra luz do sol vejo que fica mais claro, mas mesmo assim parece-me que é bastante opaco. Isto é bom ou mau? Até já.
Os gurus do costume, pois claro! Venham mais... mraposo, não é caso para se ficar assustado, mas há algo que pode ser desde já feito para minimizar o mais possível o impacto da radiação que quase de certeza passa em cada prato. Como exemplo, a 8ª foto denuncia a espessura muito fina da curvatura na extremidade circular do mesmo. Parecem-me pratos para vasos iguais aos que vi há dias e que tive a oportunidade de ver qual a sua opacidade no exterior observando o sol através deles. O que vi não me agradou, são muito finos e deixam passar a luz do sol, teria que fazer qualquer coisa a mais caso os comprasse. Este foi o método que utilizei no meu RS o que nestas circunstâncias aconselho visto que não estamos diante de material apropriado especificamente para o efeito mas sim uma adaptação o mais fiel possível e estes pratos (Domplex) até têm uma maior espessura face aos que referi. Para que se perceba melhor: http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/construcao-radiation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729-3.html Na minha opinião, este deve ser o efeito que deve existir no interior do RS: escuridão!
Viva, Finalmente chegou a estação, ontem estive a montar para começar os testes. Tal como manda a "lei" ficou em cima do telhado , desta forma já posso testar tudo e concluir a construção do Rs. Ficam as fotos. Vou tentar concluir o projecto durante o fim de semana, e colocar a estação no local ideal da casa.
Olá vizinho, parabéns pela estação. Finalmente alguém que mora perto de mim com uma estação de jeito. Já lá vai o tempo em que tentava a todo o custo instalar uma estação meteorológica na "varanda do meu prédio", mas em vão. Já vou ter por onde me guiar e fiar . Abraço.
Olá vizinho também digo eu ehehe. É excelente haver dados também numa das freguesias mais densamente povoadas de Almada, com características muito próprias como a Charneca da Caparica. Parabéns pelo projecto e cá fico à espera dos dados na internet. Almada fica mais rica com esta nova estação amadora.
Parabéns pelo engenho. Espero que o termo-higrómetro venha a ter o RS artesanal, porque o abrigo de origem não é suficiente. Abraço.
Viva, Finalmente terminei o "RS artesanal" e já esta tudo montado. O site já esta online http://www.meteocharnecacaparica.com, mas ainda com muito para melhorar. A estação já esta num local correcto, mas ainda não no definitivo, tenho que arranjar maneira de ir mesmo para cima do telhado colocar. Assim que possível coloco fotos, o RS deu trabalho, mas ficou como queria. Uma sugestão / Ajuda, eu coloquei o rs de origem dentro do rs que fiz, é correcto esta situação? julgo que assim a precisão fica melhor, mas digam da vossa opinião. Até já. Miguel Raposo
Boa tarde MRaposo Os meus parabéns, e votos para que na Charneca da Caparica os dados meteorológicos sejam uma realidade. O que vale é que o nosso Salvador é aquela máquina. Cumprimentos