Estação Meteorológica da Lama Grande [IPB], Parque de Montesinho.

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Após a Caminhada na Sanabria, eu, o Gilmet e o João Soares, resolvemos ficar mais uns dias na cidade de Bragança.

Numa das tardes da nossa estadia, tivemos a oportunidade de conhecer uma das estações meteorológicas do IPB - a estação meteorológica da Lama Grande, situada a 1380m de altitude, em pleno parque de Montesinho.
Uma estação já várias vezes referida aqui no fórum, por ser uma das mais altas do país.

Quando saímos da cidade estava uma temperatura muito amena e agradável, mas quando chegámos à Lama Grande souberam bem os casacos.
Temperatura a rondar os 8ºC e vento forte.


Ficam então algumas fotografias da estação, assim como dos recantos do parque a que o Z13 nos levou. :)


Chegada à Lama Grande, aos 1380m de altitude:

LamaGrande_Andr19.png



LamaGrande_Andr24.png



Abrigo de Stevenson, já bastante desgastado pelas rígidas condições meteorológicas do lugar. Haviam algumas tiras do abrigo no chão. No entanto, e com muita dedicação, conseguimos repor as tiras, deixando o abrigo melhor do que o encontrámos. :D:D

LamaGrande_Andr2.png



Mas ainda com os dois termómetros: de máxima de mínima, lá dentro.

LamaGrande_Andr9.png


Pluviometro, com o recipiente cheio de água:

Semttulo2.png



Panorama da estação Automática:

LamaGrande_Andr3.png


Semttulo1-2.png


LamaGrande_Andr16.png




Casa do Parque de Montesinho, junto à estação: (E que tal umas férias nesta casa?)

LamaGrande_Andr41.png


LamaGrande_Andr57.png




Entretanto voltámos-nos a pôr ao caminho, por trilhos que o Z13 tão bem conhece.

Mais algumas imagens do parque:

Semttulo4.png


Semttulo5.png


LamaGrande_Andr69.png



E mais uma casa do parque. Lugares convidativos ao descanso, e ao convívio com a natureza.

Semttulo11.png



Desde já um muito obrigado ao Z13 por nos ter proporcionado uma excelente tarde. :)
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Esta rede de estações do IPB é utilizada em que contexto?
Há alguma lista das estações que têm?
Imagino que não haja dados disponíveis?
:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esta rede de estações do IPB é utilizada em que contexto?
Há alguma lista das estações que têm?
Imagino que não haja dados disponíveis?
:)

Pelo que nos foi explicado, os dados das estações meteorológicas são enviadas para o IPB, que gere a informação dos mesmos. Infelizmente os dados não são divulgados ao público.

Se calhar não o são, porque talvez ninguém tenha mostrado interesse neles. Ou porque se torna dispendioso a sua divulgação, não sei.

Quanto a mim, que nem sou de Bragança, acho que faria todo o sentido termos acesso as dados. Já não digo algo horário como o IM disponibiliza, mas dados diários que poderiam ser divulgados na página do IPB. :thumbsup:

Em relação ao número de estações, não sei quantas serão. Mas penso que pelo menos uma meia dúzia. Que devem estar espalhadas em redor da cidade de Bragança.

Já agora, e por curiosidade:
"A 12 de Fevereiro de 1983 foi registada por uma estação meteorológica do IPB a temperatura de -17,5ºC, a mais baixa registada em Portugal sob condições padrão."
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Neste parque natural, vale a pena visitar a aldeia de Montesinho, com muitas casas já recuperadas e respeitando a traça original:thumbsup:.

No meio desta aldeia rural, e discretamente localizada, surge uma pérola que me atrevo a afirmar que não destoaria num ambiente cosmopolita, a Lagosta Perdida (ver em http://www.lagostaperdida.com/).:)

Entre outros contrastes, escutar música clássica em aparelhagem topo de gama num recanto perdido do nosso Portugal, eleva-nos os sentidos...:D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Já agora, e por curiosidade:
"A 12 de Fevereiro de 1983 foi registada por uma estação meteorológica do IPB a temperatura de -17,5ºC, a mais baixa registada em Portugal sob condições padrão."

Eu tenho uma foto dessa estação, está colada ao IP4 num lameiro no limite da cidade de Bragança:

IMG_8640.jpg


Para além destas duas, só conheço a que está no campus do IPB. Mas antigamente havia mais, por exemplo em Gimonde e outras aldeias.
 
Última edição:

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Eu tenho uma foto dessa estação, está colada ao IP4 num lameiro no limite da cidade de Bragança:

IMG_8640.jpg


Para além destas duas, só conheço a que está no campus do IPB. Mas antigamente havia mais, por exemplo em Gimonde e outras aldeias.
Essa estação da Veiga de Gostei é conhecida no IPB como a estação da Quinta do Poulão, bem próxima de Bragança.


A estação de Gimonde ainda está em funcionamento.