Há mais de 7 meses que passava ao lado desta estação quando circulava pela estrada nacional que atravessa a Barrosinha, nas minhas viagens habituais ao Alentejo. Mas ontem foi a altura de finalmente a visitar e, se eu já tinha conhecido algumas das estações mais completas da rede do IM, desta vez conheci talvez uma das mais simples; possui apenas um Termo-Higrómetro protegido por um Radiation Shield, um Pluviómetro, um Sensor de Detecção de Precipitação, um Piranómetro e um Anemómetro a 10 metros de altura, todo o material da Vaisala, de acordo com toda a rede do IM. A estação fica localizada no topo de uma encosta, já por si um pouco elevada. E parece que alguém se esqueceu de uma espécie de anéis isolantes ainda dentro de um saco hermeticamente fechado, na zona onde está localizada a estação.
Ora e cá segue mais uma estação para a foto-biblioteca MeteoPT de estações do IM! Mais uma vez obrigado pela dedicação!
Não sei ao certo, mas penso que é feita através de cabos subterrâneos até à estação central mais próxima (neste caso Setúbal ou Évora) e daí transmitidos os dados via satélite ou outro método wireless para os servidores do IM. Pode ainda haver a hipótese de cada departamento da sede do IM estar encarregue de consultar as estações de cada região ou NUT de Portugal e colocar os dados no site manualmente, ao contactar os observadores das estações centrais, que monitorizam os dados por elas recolhidos, mas digo-o sem certezas.
Mais uma boa reportagem para o catálogo Quanto à comunicação, à partida as EMA's estão todas integradas numa rede de telemetria com os dados a serem enviados por modem através de rádio, rede telefónica ou GSM, dependendo provavelmente das condições disponíveis em cada local.
obrigado a todos..ja tou mais esclarecido gosto sempre de saber estas coisas...sei algumas coisas de telecomunicações como por exemplo transmissões tv via satélite dsng´s e flyaways.. ha..também gosto de acompanhar imagens de satélite tipo Sat24
Algumas imagens de satélite para que se compreenda melhor a localização da estação. http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.36362,-8.481563&spn=0.001964,0.004828&t=h&z=18
Por acaso já há muitos meses que passava por esta estação, especialmente no Verão passado, em que chegava a passar por ela 3 vezes por semana, mas como tínhamos pressa nunca pedi ao meus pais para pararmos e visitar a estação. Mas ao fim de tanto tempo de ter descoberto a estação e de conseguir que os meus pais nos levassem até ao Torrão e a Évora, lá se proporcionou pararmos ao lado da estação. Afinal até há males que vêm por bem e assim, mesmo tendo adiado a reportagem desta estação, foi uma oportunidade de vocês a terem ido visitar também, por isso acho que foi vantajoso. E, mais uma vez, o dia valeu e bem pelo convívio !
Obrigado Daniel, mais uma! Para uma estação localizada no Alentejo no alto de uma encosta, apresenta mínimas muito baixas em noites de inversão térmica. Média das mínimas de -0,5ºC em Janeiro de 2005, menos que em Mirandela.
Naquela zona, onde se situa a Barrosinha, a altura acima do nível do mar deverá rondar os 20 ou 30 metros