IMAGEM 1: A caixa IMAGEM 2: Conteúdo da caixa IMAGEM 3: Peças do anemómetro IMAGEM 4: Sensor Termo - Higro IMAGEM 5: Anemómetro montado IMAGEM 6: Base IMAGEM 7: Devido à má qualidade da transmissão wireless, preferimos ligar o sensor à base através do cabo RJ11 fornecido. IMAGEM 8: Uns dias mais tarde procedeu-se a melhoramentos no anemómetro: Subiu-se o varão e rectificou-se a orientação do aparelho IMAGEM 9: Instalação do pluviómetro na tarde de 24 de Dezembro IMAGEM 10: Pormenor da instalação do pluviómetro IMAGEM 11: Pormenores Espero que gostem.
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo Boa montagem da tua estação meteorológica Parabéns!
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo Parabéns pela estação. O sensor de temperatura e humidade está aparentemente mal colocado devido à altura em relação ao solo, proximidade de paredes e etc, mas como está montado numa vertente umbria - sempre à sombra - não há problema, pois as próprias paredes acabam por abrigá-lo da radiação difusa. Queria apenas deixar a nota de que devias subir o anemómetro, de modo a que ficasse acima do nível do telhado, se for possível, pois actualmente não há condições para que possas fazer medições de vento de todos os quadrantes e muito menos de fazeres tais medições sem uma clara influência das paredes do prédio, que protegem o anemómetro da circulação do ar. Mas não é nada de grave, com o tempo vais melhorando um ou outro aspecto, de certeza. Parabéns pela estação, cujos dados - já disse anteriormente - me parecem bastante fiáveis, pelo que tenho visto, e esperamos melhorias ao nível do anemómetro e do pluviómetro, que sugiro que coloques no telhado, pois na sua instalação actual poderá ter falhas na contabilização da precipitação, julgo eu, devido à sua insuficiente exposição.
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo Boas, O anemómetro, se não der para subir até ao telhado, podias tentar assim: afastar o máximo possível o anemómetro das paredes Devias também construír um RS e colocar igualmente no mastro o Termo/Higro, o mais afastado possível também das paredes. O mesmo se aplica ao Pluviómetro. Ficarias com uns valores mais reais, apesar das limitações
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo Parabéns pela estação, PedroAfonso. Tenho umas dicas para te dar: quanto ao pluviómetro, podias arranjar um pau de esfregona, daqueles compridos, e prender esse pau no ferro da varanda, de maneira a que o mesmo fique saído para fora. Depois arranjavas um cesto daqueles onde se colocam os vasos, para a parte exterior da varanda, aberto em baixo (de maneira a que a água que escorre do pluviómetro escorresse directamente para o chão) e prendias o pluviómetro aí com duas braçadeiras, para o vento não prejudicar os dados. O cabo da vassoura teria que ficar igualmente muito bem preso ao ferro da varanda. Eis o exemplo do meu pluviómetro (é isto que recomendo que faças ao teu ): Dadas as tuas limitações, sempre ajuda bastante. Cumps Lightning
parabenssó sugiro uma coisa, penso que não devias ter um anemometro pois o predio cria vortices ( por vezes grandes) quando o ar lhe embate só o topo do predio é que seria um local bom para o anemometro boas
Mudança de localização EMAlmada Pois bem devido a obras no meu prédio tive que tirar a estação meteorológica. A boa notícia é que ela vai ser instalada num local considerado ideal para ter uma estação, a má notícia é que ela vai ficar numa altitude inferior, na Cova da Piedade. Para já vamos montá-la, mas dentro de pouco tempo espero ter também um computador com ligação à internet na nova localização para divulgar dados durante todo o dia. Fiquem atentos para novidades
Re: Mudança de localização EMAlmada Não é uma má notícia, a altitude do local não constitui um aspecto positivo ou negativo, o importante é a qualidade da instalação. Parabéns pelas melhorias, no fundo é uma notícia de progresso.
Re: Mudança de localização EMAlmada Se precisares de dicas para a montagem é só avisar, afinal a minha estação foi montada à base de constantes improvisos.
Programa da Montagem Muito bem. Está já definido um plano para a montagem da estação meteorológica na sua nova localização. Esperamos ter tudo concluído no Sábado, dia 15. Esta semana vamos trabalhar no Radiation Shield. Já temos o material necessário: 8 pratos, 4 varões M4, anilhas e porcas, tinta branca; Espero ter uma reportagem fotográfica com o processo de montagem; Para já é tudo, fiquem atentos para mais novidades.
Re: Programa da Montagem Boas,compalheiro Pedro Afonso,8 pratos,acho que são insuficientes,pelos menos uma dúzia,para o abitáculo ser maior no interior,maior circulação de ar.
Olá, no local onde comprei foi mesmo à conta, se fizer mesmo bastante diferença então vou ver se encontro pelo menos mais 4. Obrigado pela dica
Rescaldo da semana Em 3 imagens, os avanços: Amanhã os pratos vão levar a 3a demão. E o primeiro levará mais uns furos para o fixador; Infelizmente não arranjei mais que 8. Espero que não hajam problemas com tal. Domingo será o dia D Depois preciso de me debruçar melhor sobre a questão da disponibilização online de dados, mas isso será na próxima semana. Continuem desse lado para mais novidades
Parabéns pela evolução do trabalho. Estou confiante de que 8 pratos serão suficientes, pois são suficientemente opacos e ainda para mais foram pintados de branco. O radiation shield portátil que utilizo nas viagens tem 9 pratos e funciona na perfeição contra a intrusão de radiação.