Estação Meteorológica de Évora - Aeródromo [IM] (01/05/2009)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ontem, dia 1 de Maio, ao passar mais uma vez pela estrada de Viana do Alentejo, em direcção a Évora e a 4 km da cidade, resolvi parar para tirar algumas fotografias à estação meteorológica do IM.
A estação meteorológica é composta por um termo-higrómetro colocado no interior de um radiation shield, a 1,50 m de altura, um detector de precipitação, um udómetro e dois anemómetros a 10 metros de altura, sendo que um deles pertence à estação automática e outro à instrumentação da clássica, partilhando toda a instrumentação o mesmo espaço, com a existência de um abrigo de Stevenson, para dar continuidade às medições efectuadas desde a instalação da primeira estação naquele local e para fazer as habituais comparações em relação à estação meteorológica automática, nomeadamente em relação às mínimas, máximas e registos das 9h, 12h, 15h e 18h, que entram normalmente para a elaboração das normais climatológicas.
A estação meteorológica é também composta pelos habituais termómetros de profundidade e pelo termómetro de obtenção das mínimas na relva, já que se trata de uma estação com um observador permanente.









 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mais um excelente registo Daniel! :w00t::thumbsup:

A ver se algum dia te perdes por estas bandas e me descobres onde fica a bendita EMA aqui da terrinha! :unsure:;)

Obrigado pelo teu incansável e bastante útil trabalho. :palmas:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ver se algum dia te perdes por estas bandas e me descobres onde fica a bendita EMA aqui da terrinha! :unsure:;)

As duas estações (EMA e EMC) de Elvas estão na «Estação Nacional Melhoramento de Plantas» aos 208 metros, Estrada Gil Vaz, Elvas.
Agora ficamos à espera dum station report teu :)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
As duas estações (EMA e EMC) de Elvas estão na «Estação Nacional Melhoramento de Plantas» aos 208 metros, Estrada Gil Vaz, Elvas.
Agora ficamos à espera dum station report teu :)

Ainda hoje estive nessa área! Tinha um tempito livre e durante 1h andei por essa zona que era a que me parecia mais plausível, eu bem olhei para a entrada da ENMP e fiquei com um feeling. No entanto há um senão, pois como bem dizes fica na Estação Nacional Melhoramento de Plantas e aquilo é área restrita. A ver o que consigo fazer ;).

Em todo caso muito obrigado por me esclareceres enfim sobre a localização da bendita estação! :w00t::thumbsup:

Para já aqui deixo a localização da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, que fica na zona Este da cidade a caminho de Badajoz:

enmpelvas1medium.jpg


enmpelvasmedium.jpg